Como saber se a laje aguentaria o peso de uma banheira?

Estou construindo uma casa duplex, e pretendo colocar uma banheira na minha suíte no andar de cima, Mas estou com duvida se posso,pois a laje é de isopor com treliça..

Como saber se a laje aguentaria o peso de uma banheira?

Estou construindo uma casa duplex, e pretendo colocar uma banheira na minha suíte no andar de cima, Mas estou com duvida se posso,pois a laje é de isopor com treliça..

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Fernando Henrique Alves de Oliveira

Boa tarde Vania.

Sua pergunta é muito comum. Porém delicada de responder quando não recebemos muitas informações.

A possibilidade de colocar ou não a carga de uma banheira no banheiro da suíte vai depender de todo um conjunto de elementos, como pilares, vigas e não somente a laje. Independente do tipo de enchimento da laje (no seu caso é isopor ou EPS), desde que dimensionada para determinado tipo de carregamento poderia colocar a banheira sem problemas.

Neste caso aconselho você procurar consultoria para analisar toda a estrutura pertinente para passar uma solução adequada.

Esta não era bem a resposta que você possivelmente procurava, mas é o mais correto a se fazer.

Att.

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Você esta construindo né?

Pelo jeito sem acompanhamento de profissional e muito menos com projeto.

Boa sorte.

Responder
Engenharia
Particular - há 7 anos

Boa noite Vânia

Para poder responder a sua pergunta seriam necessárias as seguintes informações:

* O tamanho da banheira;

* As dimensões da área que está localiza o banheiro da suite;

* Espessura das placas de poliestireno e suas respectivas dimensões;

* Espessura da laje;

* Armaduras utilizadas e seus respectivos espaçamentos;

* Resistência do concreto e barras de aço utilizadas;

* Espessura da laje.

Recomendo a consulta de profissional técnico habilitado.

Atenciosamente,

EC ENGENHARIA