Como adaptar um banheiro para idosos?

Minha esposa e eu ficamos idosos.

Gostaríamos de reformar o banheiro com adaptações para nossas necessidades.

Tem alguma dica? Obrigado

Como adaptar um banheiro para idosos?

Minha esposa e eu ficamos idosos.

Gostaríamos de reformar o banheiro com adaptações para nossas necessidades.

Tem alguma dica? Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Edvalson Carvalho de Queiroz

Bom dia, Sr. Ariovaldo

Entre em contato conosco e faremos um orçamento detalhado

de reforma para o seu banheiro dentro da norma da ABNT NBR9050 norma de acessibilidade que estipula tudo sobre banheiros adaptados. Se possível nos envie uma foto de seu banheiro.

Responder
José Carlos Barboza
Particular - há 7 anos

Seguir as Normas técnicas bem como : Barras de segurança,Vasos Sanitarios propio para a pessoa, Bancos adaptados para a nescessidade da pessoa, Rampa de Acésso e portas Bivontante para Caderiras de rodas Entre outras adaptações conforme a nescessidadee da Pessoa

Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Boa tarde Sr. Ariovaldo. Concordo com vários colegas acima. Temos que seguir a NR 9050, porém existe algumas particularidades em relação aos usuários. Para poder lhe ajudar seria melhor uma visita no imóvel para realmente saber qual a necessidade. Coloco-me a disposição Visita sem compromisso.

José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 7 anos

ola senhor ariovaldo como estas aque tem alguns ezemplos de banheiro

pessa um bom arquiteto para fazer um bom projeto e depois o senhor escolha um bom profisional para executar quando se trata dos nosso futuro tem que faser coiza de boa qualidade porque graças a eles estamos aqui

5 fotos
Responder
Elaine  Nascimento
Elaine Mororo Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Elaine Mororo Arquitetura - há 7 anos

Olá Sr. Ariovaldo, para garantir a segurança de vocês é importante observar a Norma 9050 sobre a acessibilidades. A utilização de barras de apoio é indispensável, pensando em um futuro independente de ter idosos no local ou não a necessidade do uso da cadeira de rodas deve também conter espaço para manobra de cadeira e abertura para fora e largura da porta de no mínimo 1,20, já o vão de circunferência para manobra da cadeira é de 1,50m. É importante também a utilização de piso anti derrapante nas áreas molhadas, tudo deve ser adaptado, largura de box, altura de cuba, para maires informações estou a disposição.

Gostou da dica, então entre na nossa página e veja mais dicas e novidades para vc curta e compartilhe!!

Responder
Claudia Shimasaki
Claudia Shima - Arquitetura E Interiores (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Claudia Shima - Arquitetura E Interiores - há 7 anos

Boa tarde Sr Ariovaldo!!

Seu banheiro deve ser adequado de acordo com a ABNT - NBR: 9050, que descreve sobre acessibilidade e adaptação de ambientes, e para isso há necessidade de algumas adequações:

- Instalação de barras de segurança, ao lado do vaso sanitário, em frente da pia e dentro do box.;

-Instalação de banco dentro do box que permite o banho sentado;

- Adequação da altura do vaso sanitário.

Entre outras.

Sou arquiteta, trabalho com projetos e interiores, tenho experiência em adaptação de banheiros. Entre em contato e solicite um orçamento!

Será um prazer em atende-lo!!

Responder
Alcides Pereira de Sousa Filho
Alcides Hidráulica Elétrica E Pinturas, Reformas Em Geral (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Alcides Hidráulica Elétrica E Pinturas, Reformas Em Geral - há 7 anos

Olá Senhor Ariovaldo, temos a solução para banheiros e outros afins para idosos com adaptações que podem melhorar muito a segurança e mobilidade de idosos, se for possível seria bom dar uma olhada no espaço físico do banheiro e da casa como um todo para poder fazer pequenas adaptações que farão grande diferença no seu dia dia

Responder
Impacto Arquitetura
Impacto Arquitetura (Caraguatatuba, São Paulo) Impacto Arquitetura - há 7 anos

Boa tarde

Caso deseja efetuar uma reforma, pode-se pensar desde os materiais antiderrapante, porta de acesso mais larga,altura dos equipamentos, inclusive próprios. Agora caso seja apenas uma adaptação,barras de apoio são a primeira etapa. Importante considerar que mesmo já idosos não condiciona o uso da cadeira de rodas, portanto não haveria necessidade de vaso, e altura para cadeirante. Cada projeto é personalizado conforme a necessidade e anseio do cliente.

Contate-nos e faremos o projeto personalizado ara seus anseios e necessidades.

Arq. Clarissa Madruga Custódio

Responder
Adriano Cardoso
Optchá Design De Interiores E Fotografia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Optchá Design De Interiores E Fotografia - há 7 anos

Boa tarde sr. Ariovaldo, conforme a ABNT NBR 9050, sou Designer de Interiores e costumo fazer projetos para adaptação de banheiros,, aliás aqui no escritório tenho barras de apoio e banco para banho, tudo conforme NBR 9050. Aguardo seu contato

Responder
Alex Sandro Neves
Particular - há 7 anos

Bom dia Sr. Ariovaldo

Entre em contato com nosso escritório que faremos um orçamento

de reforma para o seu banheiro dentro da norma da ABNT NBR9050 norma de acessibilidade que estipula tudo sobre banheiros adaptados.

Grato.

Rose Bernardes
Prestação De Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Prestação De Serviços - há 7 anos

Bom dia

Sr Ariovaldo

Posso auxiliar.

Para isso existem as barras de segurança, que devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário e dentro do box..

Barras de segurança se tornam ainda mais fundamentais se o idoso se locomove em cadeira de rodas.

O box não apenas permite a instalação de barras de apoio como também de banquinhos especiais que permitem o banho sentado.

segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Acessibilidade.

Fabricamos Tudo em Aço Inox

Espero por ter ajudado.

Obrigada

Rose Bernardes

Responder
Richard Anderson Alves dos Santos

Seguir as dimensões conforme as normas da ABNT. Vaso apropriado. Lavatório com uma altura diferenciada, pois é um banheiro para pessoas especiais. Um apoio proximo ao vaso sanitario. E por ultimo, ter uma rampa na entrada da porta, caso a pessoa seja cadeirante.