O que pode causar barulhos na laje?

Boa noite. Recentemente fizemos reforma (quebramos paredes, só parede mesmo) no 1 andar, só que ultimamente me dei conta de uns barulhos na laje, não sei se está a muito tempo ou até mesmo antes. Realmente não sei precisar quando deve ter começado. Ouço os barulhos na laje que fica em cima do 2 andar. Parece que alguma coisa está caindo no chão, porém não ocorre sempre, costuma ser no horário da noite, porém também já escutei cedo. A casa tem mais de 9 anos, ela foi feita em partes então é bastante reforçada com colunas e vigas. Não temos cobertura na laje e alguns pisos estão rachados. Quando chove muito infiltra. Não sei se fazemos a troca ou colocamos uma cobertura, mas agora estou com medo. Existe algum teste que eu faça pra saber se é devido dilatação térmica ou alguma falha estrutural? Se for estrutural tem como fazer algum reforço?

O que pode causar barulhos na laje?

Boa noite. Recentemente fizemos reforma (quebramos paredes, só parede mesmo) no 1 andar, só que ultimamente me dei conta de uns barulhos na laje, não sei se está a muito tempo ou até mesmo antes. Realmente não sei precisar quando deve ter começado. Ouço os barulhos na laje que fica em cima do 2 andar. Parece que alguma coisa está caindo no chão, porém não ocorre sempre, costuma ser no horário da noite, porém também já escutei cedo. A casa tem mais de 9 anos, ela foi feita em partes então é bastante reforçada com colunas e vigas. Não temos cobertura na laje e alguns pisos estão rachados. Quando chove muito infiltra. Não sei se fazemos a troca ou colocamos uma cobertura, mas agora estou com medo. Existe algum teste que eu faça pra saber se é devido dilatação térmica ou alguma falha estrutural? Se for estrutural tem como fazer algum reforço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Izabelle
Particular - há 5 anos

Obrigada pela ajuda. Só escuto o barulho a noite ou pela manhã mesmo. As paredes que quebramos foram pequenas não chega nem ser inteiras, pois eram divisórias separando o cômodo que agora está todo aberto. Mais no primeiro andar não escuto nada, que foi onde fizemos a reforma. Só escuto na laje quando estamos lá em cima no quarto e apenas no período da noite umas 22h e pela manhã. Se fosse estrutural daria alguma reação do 2 pro 1 ou isso não tem nada ver? Na laje da pra ver a parte de trás da casa, um pedaço, não se vê rachaduras nas colunas não e nem no tijolo. Única coisa que tem são fissuras na parede que pega o sol diretamente, porém aparenta ser do embouço. Mais estou tão preocupada. Supondo que não seja nada estrutural, sei que devo chamar um profissional para avaliar, mais se for apenas a questão dos pisos e a infiltração, trocando o piso e instalando o telhado seria a solução?

Searom Engenharia e Construção

Só uma visita técnica poderá resolver seus problemas:

1- Barulho - O profissional que realizar a visita no local irá constatar a causa;

2- Infiltração - É preciso tratar pois esta não só prejudica a estrutura como também o acabamento interno da residência.

Veja com um profissional de sua região e resolva o quanto antes o problema para lhe trazer paz e tranquilidade.

Responder
Ernando de Lima
Particular - há 5 anos

Boa noite Izabelle,

provavelmente é a dilatação térmica da estrutura, porém também poder ser por causa da umidade e desplacamento do piso cerâmico, uma vez fui na casa de um cliente onde eles também ouviam esses barulhos e o problema era a encanação que estava passando em cima da laje expostamente, e com a pressão da água a encanação estava recebendo o famoso golpe de ARÍETE, com esse golpe a tubulação dava um pequeno golpe na laje. Também há a possibilidade ser excesso de rigidez na estrutura. O correto seria chamar um engenheiro civil para sanar suas duvidas. Infelizmente não temos como lhe dizer de fato o que realmente pode ser, pois existem vários fatores, pois sem a verificação no local não podemos te dar a resposta correta do seu caso.

Temos dois engenheiros especialistas nesses tipos de caso, se por acaso precise de um apoio pode me contactar.

Att. Eng. Ernando

Particular - há 5 anos

R: Pelo descrito é vibração... deve-se reforçar...

A disposição;

Ezequias Marcos Nascimento de Souza

Nesse caso. Pode Ter Acontecido De Você Ter Removido Alguma Parede Que Tinha A Função Estrutural. O Que Pode Estar Interferindo Na Estrutura do Empreendimento...

Mais Também Pode Ser Apenas Uma Reação Do Piso Cerâmico Devido A Movimentação Da Lave. Para Um Diagnóstico Completo E Correto,

Contate Um Engenheiro, De Preferência Especialistas Em Estruturas De Concreto Armado...

Responder
Fernando De Paula Santos
FPS Engenharia (Sorocaba, São Paulo) FPS Engenharia - há 5 anos

Se o barulho ocorre no final da tarde ou de manhã é efeito da temperatura mesmo. O fato de ter infiltrações reforça essa possibilidade, pois está havendo movimentação devido a dilatação que acaba trincando. Sua laje precisa de cobertura, se possível com telhas de barro,Bagé possuem maior conforto térmico ou com a utilização de manta térmica sob as telhas.Não dispensa a consulta a um profissional para melhor orientação.

Responder
Marciano Ruviaro Tomazi
Projettus Soluções em Engenharia (Barra do Garças, Mato Grosso) Projettus Soluções em Engenharia - há 5 anos

Aconselho você solicitar a visita de um Eng. Civil imediatamente, para fazer uma análise da situação. De preferência, alguém com experiência em estruturas. Esses barulhos podem ser algo mais simples como o piso se destacando da laje devido a dilatação e umidade. Pode ser um problema estrutural, você pode ter removido alguma parede que tinha função estrutural, em virtude da maneira que a casa tenha sido construída ou ampliada. De qualquer forma (substituindo, reforçando ou chegando-se a conclusão que não há problemas estruturais na laje) você precisa providenciar uma proteção (cobertura ou uma impermeabilização adequada) a essa laje, pois a impermeabilização atual não está funcionando e, com certeza, com o passar tempo, problemas maiores irão surgir.

Responder
Alexandre
Projetos De Motéis E Pousadas (Guarulhos, São Paulo) Projetos De Motéis E Pousadas - há 5 anos

Pode ser dilatação dos materiais. Ou rachadura no concreto. Nesse caso é melhor reforçar a laje.

Responder
Gleubstone Barros

Olá Izabelle

A dilatação da estrutura por uma questão térmica pode ser a causa sim, porém também poder se por dilatação Higroscopica, visto que informou que a infiltração.

Pode ser acesso de rigidez na estrutura. Teríamos que verificar o local onde está o imóvel.

Infelizmente não temos como dizer de fato o que pode ser sem a verificação no local.

Eu sou especialista em patologia da construção, caso precise de um apoio pode me contactar.

Boa sorte

Abç