Netto
Como saber se uma estrutura de laje é segura?

Na área externa da minha casa foi feita uma laje treliçada apoiada sobre as vigas que já estavam concretadas e dessa laje deu seguimento de 30cm de beiral todo em balanço sem nenhuma viga em balanço por baixo dele (como na imagem). A área tem comprimento de uns 12 metros x 2,5m.

Nesse beiral em balanço foi feito um reforço em cada treliça com ferro 3/8 passando 60cm para dentro da laje para servir de armadura negativa. Faz uns 4 meses que foi concretado.

Gostaria de saber se esse beiral em balanço está seguro com esse reforço já que não tem vigas em balanço por baixo dele?

Como saber se uma estrutura de laje é segura?

Na área externa da minha casa foi feita uma laje treliçada apoiada sobre as vigas que já estavam concretadas e dessa laje deu seguimento de 30cm de beiral todo em balanço sem nenhuma viga em balanço por baixo dele (como na imagem). A área tem comprimento de uns 12 metros x 2,5m.

Nesse beiral em balanço foi feito um reforço em cada treliça com ferro 3/8 passando 60cm para dentro da laje para servir de armadura negativa. Faz uns 4 meses que foi concretado.

Gostaria de saber se esse beiral em balanço está seguro com esse reforço já que não tem vigas em balanço por baixo dele?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

o correto seria vc chamar um engenheiro na sua casa pra ele analisar in loco. não dá pra analisar assim a distância... precisaria ver a altura que o negativo foi colocado e o tamanho da ancoragem do negativo. precisa analisar a espessura do concreto e qual peso vai nesse beiral. as coisas não são tão simples assim.

Um engenheiro vai te cobrar uns R$300 a R$400 em uma consultoria e vc vai conseguir tirar suas dúvidas...

Aparenta que vc concreto a laje sem engastar ela na viga. Se for isso, a flecha na laje é ainda maior. o ideal é fundir a laje junto com a viga pra aumentar a ancoragem...

Chame um Engenheiro ... esse é o caminho seguro da construção. Ele é o médico da construção...

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Bom dia. Em trechos de balanço a armação negativa é fundamental pois os esforços estão no banzo superior da laje. Um balanço de 30cm provoca um momento pequeno (esforços).

O correto é fazer o calculo estrutural para verificar.

Responder
Jacson Lopes Da Silva

Sim está em balanço,pois tem 5 pilares ancorando esse beiral

Responder
José Carlos de Sousa Bandeira

Bom dia acredito q sim está bem calçada por uma estrutura formada por pilares, muito bem localizado por sinal só precisa de pontos de fixação da Lage com a estrutura abaixo pra isso vc pode fixar os cantos e o meio através das ferragens q encontra-se nas estruturas abaixo é na própria Lage

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região