Aline
Como saber se a estrutura da minha construção é confiável?

Na lateral da garagem foi feito um beiral de 30cm de laje treliça h8 cerâmico com reforços de ferro 3/8 em cima de cada treliça apoiada sobre as vigas. Para ter um beiral único (formando um L), na frente da garagem fez uma malha só com ferro 3/8 espaçados a cada 10 ou 20cm (não tenho certeza) e amarrou essa ferragem por baixo das treliças da laje passando 60cm de ferro para dentro da laje. Porém a parte do canto foi amarrada nas treliças que estão em balanço reforçadas como falei acima. Essa estrutura é confiável? Quando foi feito as vigas já estavam concretadas então não pôde engastar o beiral nelas.

A estrutura está firme? Sou estudante de engenharia civil e isso foi feito em minha casa. Tem 2 meses

Como saber se a estrutura da minha construção é confiável?

Na lateral da garagem foi feito um beiral de 30cm de laje treliça h8 cerâmico com reforços de ferro 3/8 em cima de cada treliça apoiada sobre as vigas. Para ter um beiral único (formando um L), na frente da garagem fez uma malha só com ferro 3/8 espaçados a cada 10 ou 20cm (não tenho certeza) e amarrou essa ferragem por baixo das treliças da laje passando 60cm de ferro para dentro da laje. Porém a parte do canto foi amarrada nas treliças que estão em balanço reforçadas como falei acima. Essa estrutura é confiável? Quando foi feito as vigas já estavam concretadas então não pôde engastar o beiral nelas.

A estrutura está firme? Sou estudante de engenharia civil e isso foi feito em minha casa. Tem 2 meses

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 8
Sollar Serviços Eletricista Residencial e Predial em Pirassununga,sp

Bom dia marca uma visita com um engenheiro civil ou arquiteto para dar o parecer esses profissionais são os mais recomendado

Responder
Eficaz construções ltda
Eficaz Empreiteira De Obras Ltda (Ribeirão Preto, São Paulo) Eficaz Empreiteira De Obras Ltda - há 1 año

Para um parecer correto é preciso fazer uma avaliação com sondagens em loco, e também avaliar fundação vigas e pilares, para saber se estão compatíveis com peso da estrutura, é sempre recomendável fazer um cálculo estrutural antes de qualquer Edificação.

Leandro Gomes Rufino
Particular - há 1 año

Ola Géssica, pelo que li você passou um beiral de 30 cm para fora da "borda" com 60cm para dentro em formato de balanço, se entendi bem, foi isso. Bom se você tem ai 10cm de laje maciça e se foi concretado tudo de uma só vez, escorado e aguardado no mínimo 17 dias antes de tirar as escoras, e os ferros amarrados com espaçamento de 10 cm (mais comum) nesse caso você não vai ter nenhum problema. Me chamo Leandro e sou engenheiro civil.

Ailton Vieira dos Santos
Santos Reformas E Construção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Santos Reformas E Construção - há 1 año

Bom dia pelo desenho mostrando sim mais. A senhora precisa consultar um calculista pra saber se vai suporta o que vai ser construído

Responder
Aline
Particular - há 1 año

Somente será feita uma platibanda em volta da casa, mas não será em cima desses beirais não. Ela será colocada rente às paredes mesmo. O beiral não vai ter nenhuma carga sobre ele não

Vecam Engenharia Civil
Particular - há 1 año

Sou Engenheiro civil e Construtor, com base nas suas informações está bem reforçada sim, porém o mais certo seria fazer uma análise mais bem detalhada e uma visita técnica no local. O correto seria contatar um profissional para averiguar e te der certeza!! Abraços.

Aline
Particular - há 1 año

Muito obrigada pela atenção. Fiz o desenho para você ver como a estrutura foi feita. Os maciços dos beirais todos ferros 3/8 e a ferragem de reforço no comprimento das treliças também.

3 fotos
ORIENTECON  CONSTRUTORA  LTDA-ME   LACERDA

Bom dia! De acordo seu relato é confiável sim, uma vez que foi reforçado as treliças com ferro 3/8 e o balanço é pequeno.

Responder
Aline
Particular - há 1 año

Muito obrigada pela atenção. Fiz o desenho para você ver como a estrutura foi feita. Os maciços dos beirais todos ferros 3/8 e a ferragem de reforço no comprimento das treliças também.

3 fotos
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Vc teria como anexar aqui algumas fotos e o projeto da laje? só assim poderíamos emitir alguma sugestão... e o mais indicado é vc chamar na sua casa. é importante tambem informar se terá alvenaria neste beiral em balanço, a altura da alvenaria, etc... o fato de ter ferro em uma estrutura não quer dizer que ela está forte... o ferro precisa estar dimensionado e ter sido executado no local certo ( por exemplo: beiral de laje em balanço a ferragem de reforço (negativo) precisa ficar em cima e não em baixo - ele fica quase faceando com o acabamento do concreto da laje.... acima da malha)... Então precisa de pelo uma foto da montagem desta laje... comece a registrar em fotos todos os detalhes da laje.... Não adianta ter um monte de ferro e ele estar posicionado no local errado... Pesquise na internet sobre negativo da laje, laje em balanço, etc... o que reforça balanço são os negativos ... a treliça, a malha não ajudam em nada quando é balanço ... elas servem pra serem biapoiadas...

Responder
Aline
Particular - há 1 año

Muito obrigada pela atenção. Fiz o desenho para você ver como a estrutura foi feita. Os maciços dos beirais todos ferros 3/8 e a ferragem de reforço no comprimento das treliças também. Ela está armada dessa maneira.

3 fotos
Claudemir
Ca Construções Atibaia (Atibaia, São Paulo) Ca Construções Atibaia - há 1 año

Bom dia.

Sim pelo que vc está relatando essa laje ficou bem reforçada.

Pode ficar tranquila.

Responder
Aline
Particular - há 1 año

Muito obrigada pela atenção. Fiz o desenho para você ver como a estrutura foi feita. Os maciços dos beirais todos ferros 3/8 e a ferragem de reforço no comprimento das treliças também.

3 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região