Qual é a bitola de fios mais correta para cozinha?

Boa tarde amigos tenho 15 tomadas na minha cozinha ,um forninho um microondas um freezer uma geladeira duplex uma chapa para pães e um purificador! Poderiam me passar alguma sugestão de circuitos e qual bitola de fios correta para o uso dos mesmos?

obrigado a tds.

Qual é a bitola de fios mais correta para cozinha?

Boa tarde amigos tenho 15 tomadas na minha cozinha ,um forninho um microondas um freezer uma geladeira duplex uma chapa para pães e um purificador! Poderiam me passar alguma sugestão de circuitos e qual bitola de fios correta para o uso dos mesmos?

obrigado a tds.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 3
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 5 anos

A bitola dos fios dependem do consumo, não da quantidade de tomadas existentes, para isso é só somar todas as potências dos equipamentos e dividir pela tensão da rede, e aí poderá ter a bitola exata a usar, tipo se a soma der 2200whats, 2200/110=20 pode usar um de 2,5, 4mm suporta até 28A, 6 36A e 10 50A, não esqueça que o disjuntor tem que acompanhar o consumo tb

Responder
Salomão Oliveira
Voltcom (Belo Horizonte, Minas Gerais) Voltcom - há 5 anos

Hoje as tomadas sao padronizadas em 10A e 20A, sendo que para 10A cabo 1,5mm2 atende perfeitamente e para 20A o correto é o cabo 2,5 mm2. Se usar cabo de maior bitola fica ate ruim a conexão devido ao tamanho dos terminais. Isso vale para circuitos individuais.

Caso a rede seja comum deverão ser feitas as emendas dos cabos com conectores apropriados e a bitola da rede deverá ser calculada de acordo com a quantidade de circuitos.

Espero ter ajudado!

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Verifique a Potência dos seus equipamentos:

Potência Divida pela tensão = você terá a corrente de consumo, segue a tabela para dimensionar os condutores e disjuntores. utilize a tabela em milimetro quadrado. Abraços.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Ola Gledson

Para tomadas de uso especifico requer circuito independentes como microondas forno elétrico e outros de alta potencia os equipamentos em sua especificação de instalação vem informando a bitola e o disjuntor necessário,

para tomada comum use 4mm² não esqueça o IDR e na duva consulte a NBR 5410

Responder
Particular - há 5 anos

R: Use 4 mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região