E possível fazer rasgos em blocos de concreto?

Olá! Meu apartamento foi construído com blocos de concretos e preciso mudar a posição da minha cozinha, porém tenho que fazer rasgos na parede e puxar o encanamento de outra parede. Há possibilidade de fazer isso nos blocos de concreto? Se for possivel, irei fazer o RRT para ter certeza da estrutura do prédio.

E possível fazer rasgos em blocos de concreto?

Olá! Meu apartamento foi construído com blocos de concretos e preciso mudar a posição da minha cozinha, porém tenho que fazer rasgos na parede e puxar o encanamento de outra parede. Há possibilidade de fazer isso nos blocos de concreto? Se for possivel, irei fazer o RRT para ter certeza da estrutura do prédio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá Talita,

Se o seu apartamento for realmente em alvenaria estrutural, não poderá fazer cortes ou aberturas nas paredes, mas existem outras maneiras de você mudar esse encanamento, como passar pelo contrapiso, rodapé, etc. Mas tudo depende de uma avaliação no local com as plantas, cada caso é um caso, contrate um engenheiro e ele dará a solução mais viável e segura, caso tenha interesse, eu faço esse tipo de serviço, fico a disposição para qualquer outra dúvida.

Atenciosamente,

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

BRN Engenharia Civil

Responder
Dennis Vianna
DEALVIA Engenharia e Contruções (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) DEALVIA Engenharia e Contruções - há 6 anos

para construções em bloco estrutural nunca se deve cortar paredes 0u suprimi-las.Aconselho consultar a construtora do imóvel ou um engenheiro, não esqueça de pedir ART do profissional como forma de garantia dos serviços. Em algumas construções algumas paredes podem ser de vedação , mas depende de analise de um profissional ou da construtora.

Responder
Clovis Salomon
Salomon Haus Engenharia E Gerenciamento (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Salomon Haus Engenharia E Gerenciamento - há 6 anos

Olá Talita,

Antes de seguir adiante com seu projeto, consulte o síndico e tente obter o projeto de estruturas. Caso seu edifício tenha sido construído com alvenaria estrutural alguns cuidados precisam ser tomados em caso de perfurações ou deslocamento de paredes. Estou à disposição.