Quando compensa usar o bloco de fundação ou a sapata armada?

Quando compensa usar o bloco de fundação ou a sapata armada? Quais são os benefícios? Quais são os custos?

Quando compensa usar o bloco de fundação ou a sapata armada?

Quando compensa usar o bloco de fundação ou a sapata armada? Quais são os benefícios? Quais são os custos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Maxwel Maria de Melo
Max-tec (Luziânia, Goiás) Max-tec - há 3 anos

A questão dessa situação é que a sapata tende a usada a ser com maior segurança em obras leves e em terrenos mais firmes por ser uma uma fundação de estrutura quase superficial.Eu especificamente ainda coloco na medida do possível uma broca.Já o bloco deriva inicialmente de uma sapata.Tendo em vista que pra se formar os blocos tem-se que passar prelo mesmo processo de fabricação.Porem bem mais robusto para que seja usado em obras que exigam sua utilização,o que na maioria das vezes é em terrenos sedimentares e obras de grande calado.Sendo que o bloco tem por obrigatoriedade estar fundado em um tubulão e tudo muito calculado, prescrito e dimensionado por um engenheiro.Sabendo que as fundações é uma das coisas que mais causam insegurança em uma obra.Seja ela qual for a dimensão.

Jose Vladir Vieira de Mattos

Alessandra, as respostas acima já satisfazem sua questão. Porém cabe mencionar que ao se usar sapatas não é só a camada superficial que deve ser analisada mas também as que são atingidas pelo seu bulbo de tensões. Isso evita a ocorrência de recalques das camadas inferiores quando a sapata for apoiada na camada superior resistente.

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: São dois fatores a analisar.... O peso da estrutura e a sondagem que levará em conta a carga adimissivel para a fundação;

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

PHC Construções e Reformas  Engº Pedro Henrique Chinellato

Isso dependo do perfil do seu terreno, você saberá somente após a execução da sondagem, caso tenha um terreno com solo firme poderá fazer com sapatas ou até em radie, já se o seu terreno apresentar solo menos rígido na sondagem você ira precisar fazer uma fundação mais profunda, sendo brocas, ou estacas e todos levam os blocos sobre estacas.

Cássio Fonseca Horbilon
Engenheiro Civil Cássio Horbilon (Rio Verde, Goiás) Engenheiro Civil Cássio Horbilon - há 3 anos

A escolha do tipo de fundação ira depender basicamente de três fatores: carga da edificação, locação dos pilares e do solo. Portanto para afirmarmos qual tipo de fundação é melhor, temos que estudar e analisar todo o seu projeto.

Luiz Fernando Passerotti
Impactus Consultoria, Construção E Engenharia De Projetos (Petrolina de Goiás, Goiás) Impactus Consultoria, Construção E Engenharia De Projetos - há 3 anos

Isso ira depender do projeto realizado pelo Engenheiro Calculista, que irá depender do tipo de solo e da construção.

Eng. Daniel  de Godoy Costa
SEDE ENGENHARIA (Goiânia, Goiás) SEDE ENGENHARIA - há 3 anos

A sapata isolada é recomendada para solos com boa capacidade de suporte em suas primeiras camadas. É uma fundação bastante econômica desde que seja apoiada até 2m de profundidade, visto que grande parte do custo deste tipo de fundação está na escavação e reaterro.

Não é recomendada quando se tem elevadas cargas horizontais e momentos fletores.

O bloco sobre estacas é uma fundação recomendada quando se tem solo resistente em camadas mais profundas. É uma ótima fundação para se resistir elevados momentos fletores.

A escolha do melhor tipo de fundação a ser utilizada em sua obra deve ser feita pelo engenheiro de acordo com as cargas do projeto estrutural e os valores obtidos no laudo de sondagem SPT.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção civil na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.