Minha casa é feita com Lage e faz muito estalo, Em algumas partes da casa tem umas trincas e acima de uma janela, o que pode ser?

Boa noite! Minha casa é feita com Lage, embaixo é isopor, a telha é direta no isopor... Faz muito estalo, estou muito preocupada, em algumas partes da casa tem umas trincas e acima de uma janela, o que pode ser?

Percebo ainda que a noite o barulho é mais forte. Me ajudem!

Minha casa é feita com Lage e faz muito estalo, Em algumas partes da casa tem umas trincas e acima de uma janela, o que pode ser?

Boa noite! Minha casa é feita com Lage, embaixo é isopor, a telha é direta no isopor... Faz muito estalo, estou muito preocupada, em algumas partes da casa tem umas trincas e acima de uma janela, o que pode ser?

Percebo ainda que a noite o barulho é mais forte. Me ajudem!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Sérgio Augusto Guerreiro Martins

Oi, Adriana.

Aparecimento frequente de trincas e ocorrência de estalos podem não ser bons sinais. Perceberás melhor os estalos à noite por ser um horário mais silencioso. Observe se alguma porta ou janela que costumava abrir e fechar normalmente passou a emperrar. Procure por vidros de janelas que trincaram ou quebraram sem motivo. Outro sinal ruim é ruptura de tubos com frequência, ou seja, aparecimento de vazamentos. Observe também se as trincas continuam abrindo. Se estes sinais estiverem presentes, chame um engenheiro civil imediatamente. Como estás preocupada, recomendo que consultes um profissional de qualquer forma, porém, os referidos sinais são indicativos de urgência.

Um abraço e boa sorte.

Responder
Freire Maurício
Freire Internacional ( Fi) (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Freire Internacional ( Fi) - há 5 anos

Concordo com os colegas que deram seus comentários: podem ser muitas causas e realmente se faz necessária um visita técnica por profissional qualificado. Contudo, reforço que, se está trincado e estalando, faça isso o mais breve pois não são bons sinais e pode significar risco a estabilidade da sua estrutura e a sua própria segurança habitando no local. Mas, procure um engenheiro com experiência em estruturas de concreto armado.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Para uma analise adequada, o ideal é uma visita técnica que possui um custo de 700 reais + mobilização, mas as principais causas são recalque de fundação ou falha na amarração das armaduras... para isso seria necessario um reforço estrutural, que em estruturas metálicas sairiam mais rapido e barato do que em concreto armado;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

alisson oliveira
AHO Engconstru (Barueri, São Paulo) AHO Engconstru - há 5 anos

Boa tarde Adriana, tudo bem?

Pode ser diversos motivos, tal como, ausência de verga e contra-verga nas janelas, mal assentamento da esquadria, ausência de grapa para fixação do contra-marco, enfim diversos problemas podem ser diagnosticado porém o ideal é realizar uma visita no local.

Sobre a laje, pode haver ausência de armadura, o concreto pode está com baixa resistência ou se a laje foi construída com lajota cerâmica, o índice de ruídos é maior do que a laje construída com lajota de EPS.

Espero ter ajudado;

Obrigado.

Responder
Augusto Nascimento
Janf Empreiteira & Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Janf Empreiteira & Engenharia - há 5 anos

Diante de todas as informações acima citadas que estão corretamente e dentro das possíveis causas do imóvel. O interessante é verificar in loco, onde poderá ser feito um diagnostico com maior precisão. JANF ENGENHARIA, sempre a sua inteira disposição. Obrigado a todos !!

Responder
Harrison Silva de Freitas

Bom dia, pode ser várias coisas, como o colega acima mencionou.. Movimentação devido a dilatação térmica, que é normal, porém deve-se verificar. Pode ser Sobrecarga em excesso, de repente o vão é grande p/ esse tipo de carga. Pode ser também falta de ferragem nas vergas e contravergas, falta de pilares e vigas. Chame um especialista, melhor prevenir do que remediar.

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 5 anos

Para podermos diagnosticar, é necessário uma analise no local, podem ser varios fatores: 1) Se a laje é exposta (sem telhado) é possivel a movimentação causada pela variação termica; 2) Fundações sub-dimenssionadas, que causem movimentações diferenciais, etc. tudo deve ser analisado em função das trincas/fissuras que se encontram na casa, bem como no monitoramento das mesmas.