Por que o disjuntor desarma quando ligo o chuveiro?

Contratei um eletricista pra trocar toda a fiação do apartamento e o meu chuveiro começou a desligar o disjuntor sozinho, quando eu utilizo a água quente. Eu coloquei um chuveiro da lorenzetti de 5.500w, 127v. O eletricista que fez o serviço colocou o fio de 4mm e disjuntor de 40 no chuveiro. Contratei outro eletricista e ele me disse que o problema foi a fiação e o disjuntor do chuveiro, que o correto seria um fio 10mm e a resistencia de 50. Só que quando questionei o eletricista anterior que fez o serviço, ele me disse que não poderia colocar pois o disjuntor geral que vinha de fora era de 40 e a fiação de fora era de 6mm, além disso, disse que a Coelba não permitia um disjuntor acima de 40, eu retruquei bastante e ele trocou o disjuntor do chuveiro pra o de 50, dizendo que provavelmente resolveria, mas, caso houvesse uma sobrecarga iria cair não só o disjuntor do banheiro, mas do apartamento todo. Aí eu pergunto quem esta certo?

Por que o disjuntor desarma quando ligo o chuveiro?

Contratei um eletricista pra trocar toda a fiação do apartamento e o meu chuveiro começou a desligar o disjuntor sozinho, quando eu utilizo a água quente. Eu coloquei um chuveiro da lorenzetti de 5.500w, 127v. O eletricista que fez o serviço colocou o fio de 4mm e disjuntor de 40 no chuveiro. Contratei outro eletricista e ele me disse que o problema foi a fiação e o disjuntor do chuveiro, que o correto seria um fio 10mm e a resistencia de 50. Só que quando questionei o eletricista anterior que fez o serviço, ele me disse que não poderia colocar pois o disjuntor geral que vinha de fora era de 40 e a fiação de fora era de 6mm, além disso, disse que a Coelba não permitia um disjuntor acima de 40, eu retruquei bastante e ele trocou o disjuntor do chuveiro pra o de 50, dizendo que provavelmente resolveria, mas, caso houvesse uma sobrecarga iria cair não só o disjuntor do banheiro, mas do apartamento todo. Aí eu pergunto quem esta certo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 5
marcio Rossi
M. Rossi Prestação De Serviços (Itatiba, São Paulo) M. Rossi Prestação De Serviços - há 4 anos

127v, 5500w cabo 6mm, disjuntor de 35 a 40A, mas a norma NBR5410 DIZ QUE TEM QUE TER UM CIRCUITO SÓ PARA O CHUVEIRO, CREIO QUE ESTÁ CAINDO O DISJUNTOR PQ TEM MAIS COISAS LIGADA AO CIRCUITO( CIRCUITO: FIO QUE SAI DO DISJUNTOR DIRETO PARA O CHUVEIRO) e pelo que vi está dimensionado errado seus circuitos vendo os disjuntores no QDC(QUADRO DISTRIBUIÇÃO) OK

Responder
Denílson Da Luz Silva silva

Bem tds companheiro dentro da razoabilidade teem seus conceitos contudo vejo que em questão das narrativas devemos lembrar que p disjuntor de 40A do medidor pode ser trocado mediante o cálculo de demanda de carga sem que isso interfira no dimensionamento interno da uma vez que os eletroeletrônicos atuais e tbm chuveiros são de demandas maiores façamos o levantamento de carga demandada troque o disjuntor do medidor dimensione o qdc interno daí calcule a distância do chuveiro ao qdc interno e verá qual a bitola a ser usada em serviço tratando de ser 220v bitola menor se 127v aí sim dependendo da distância em 6mm a 10 mm mas tem que calcular.

Responder
Paulo Da Silva Sousa

tem q verificar si essa fiaçao q alimenta o chuveiro no esta alimentando outro circuito.o certo e colocar dijunto bipolar,chuveiro 220.obs:verificar a demanda de agua si a pressao e boa ,si fou fraca pode corre o risco de quando vc coloca no quente reaquesi o fio e despara o dijuntor.

Responder
João Roberto Ferreira

Cabo de 10mm e só para alimentação do relógio até o quadro interno da casa e conectado em um disjuntor de 50 amperes bipolar a partir daí colocamos o disjuntor para o chuveiro individual bipolar fazendo dimensanado com potência e voltagem separado iluminação e tomadas em outros disjuntores

Responder
Particular - há 4 anos

R: Fazendo um circuito individual com disjuntor de 40A e fiação de 10mm não era para ter problemas; sempre use um DR

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ivo Ferreira Peixinho
Peixinho (Guarulhos, São Paulo) Peixinho - há 4 anos

O primeiro está correto mais primeiro teria que fazer uma avaliação que está no apartamento ver fluxo de agua do chuveiro e bom teria que trocar o chuveiro

Responder
Paulo santos calado

Oi Sra tem que trocar a Resitência do chuveiro, ele está com a Resitência para 220v por ISSO que o Disjuntor cai, ponha uma Resitência para 127 v que resolve.

Responder
Hermes Estevão de Andrade
Conecta-Soluções (Serrana, São Paulo) Conecta-Soluções - há 4 anos

tudo tem que avaliar, mas o que não pode é instalar um disjuntor de corrente maior no quadro de distribuição do que no medidor. fiação para 5.500 w em 127 o 6.0 mm daria. Mesmo com 127 e seu disjuntor no medidor é de 40 eu aconselho instalar mais um disjuntor de 50 e fazer um jamper na fase de entrada e levar um cabo de 6 mm direto do disjuntor de 50 ao quadro de distribuição, então entraria com essa alimentação direto no disjuntor de 40 do chuveiro, então vc ficaria com duas redes de alimentação uma do chuveiro e outra para o restante da casa.

Responder
Rubens Yamamura
Elektro Sun Power (Guarulhos, São Paulo) Elektro Sun Power - há 4 anos

Oi Denise, sou técnico eletrotécnico, o que o primeiro falou está correto, você não pode colocar um disjuntor e fio maior que o da entrada, pode derreter o cabo de entrada, se o disjuntor de entrada não desarmar primeiro, seria melhor olhar a planta elétrica do seu apartamento e verificar a potência solicitada, porque um fio de 6 mm de entrada é estranho, quanto ao chuveiro 5.500 W/127 V, era melhor trocar por 220 V, assim voce pode usar cabo de 6 mm com disjuntor de 35A.

Responder
Ulisses
Particular - há 4 anos

Pela norma NBR 5410, está correto o dimensionamento, chuveiro de 5500 w e djuntor de 40 ampéres, o fio não precisa ser de 10 mm, 6 mm resolveria o problema

Ulisses
Particular - há 4 anos

Fiz confusão e peço desculpas, não tinha prestado atenção que o chuveiro é 127 v , então desconsidere minha resposta

Sergio
Antenista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Antenista - há 4 anos

Verefique secas saidas do cabo de energia do chuveiro estão queimados, se estiver retire até as partes boas

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região