Como dimensionar a viga de madeira para um mesanino?

Boa tarde. Farei um mezanino (Dimensões de 5 x 2,60 m ) em minha casa, como continuação de parte de uma sala. Gostaria de saber o dimensionamento da viga de madeira de vão livre de 5 metros, bi apoiada e dos caibros com espaçamento de 50 cm entre eles, com comprimento de 2 m 60 cm, que estarão apoiados nesta viga e chumbados na parede. Usarei a madeira maçaranduba na viga e caibros. O assoalho será de pinus tratado com 2 cm de espessura. Obrigado pela ajuda que possam me dar.

Como dimensionar a viga de madeira para um mesanino?

Boa tarde. Farei um mezanino (Dimensões de 5 x 2,60 m ) em minha casa, como continuação de parte de uma sala. Gostaria de saber o dimensionamento da viga de madeira de vão livre de 5 metros, bi apoiada e dos caibros com espaçamento de 50 cm entre eles, com comprimento de 2 m 60 cm, que estarão apoiados nesta viga e chumbados na parede. Usarei a madeira maçaranduba na viga e caibros. O assoalho será de pinus tratado com 2 cm de espessura. Obrigado pela ajuda que possam me dar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 7
Claudinei Silva
Web4Engenharia E Construção (Bom Jesus dos Perdões, São Paulo) Web4Engenharia E Construção - há 2 anos

Boa noite, de uma olhada no livro do autor Hibbeler, este é o recomendado.

Responder
Construção Brasil
Construção Brasil (Santo André, São Paulo) Construção Brasil - há 2 anos

Boa noite, tudo bem? Nesse caso há um calculo para fazer e cada caso uma situação. Temos que levar em consideração o que vai em cima, levamos em consideração a espessura da madeira, por exemplo sobre um vão de 2,5 m, são suportados 325 kg por metro linear. Nesse caso recomenda-se chamar um profissional para fazer um estudo e avaliar da maneira correta, chamar um profissional qu mexa com telhado ou engenheiro para análise da estrutura.

Responder
Marcio Oliveira
Marcio (Praia Grande, São Paulo) Marcio - há 2 anos

SE UMA PRANCHA DE 0.50 ML X 0.300 ML .

NO LUGAR DOS CAIBROS USE VIGAS DE 0.50ML X 0.120 ML

Responder
Marcio Oliveira
Marcio (Praia Grande, São Paulo) Marcio - há 2 anos

ÂO ALGUNS DETALHES

4 fotos
Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Boa Tarde Gustavo .

Recomendo para este fim uma Viga I De Aço para dar suporte do vão livre de 5m desta forma a segurança vem em primeiro lugar ok

Grato: José Carlos

ConstruPev.

Responder
Eng Paulo Lemos

Gustavo boa tarde. Os 2 colegas que sugeriram as vigas estão correto. Eu não recomento usar no piso o Pinus (mesmo tratado) como você mencionou devido ser uma madeira muito fraca que se desgastará rápida com o peso das pessoas.

Responder
Edivaldo Francisco Da Silva
Jfconstrucoes (Jundiaí, São Paulo) Jfconstrucoes - há 2 anos

A dimensão é grande por isso precisa de um bom reforço

Responder
Elenilson Souza de Matos

Bom dia , poderá estar usando uma viga de 7x20 no vão de 5 m e no espaço inferior poderá usar uma de 5x10, que lhe atenderá tranquilamente e não terá problemas

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: dependerá muito do tipo de madeira e as veias da viga... indicaria fazer metálico.... pelas garantias

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Adail Cunha e/ou Daio Cunha
Ponkan Construção (Jaci, São Paulo) Ponkan Construção - há 2 anos

posso calcular pra vc, qual a sobre carga?

Responder
Gustavo Lopes
Particular - há 2 anos

Boa noite Adail. Essa área do mezanino será para descanso, com duas redes para descanso e um colchão de espuma com almofadas para deitar. Eu não sei dizer qual seria a sobre carga neste caso. Obrigado pela ajuda.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região