Alex Pê
Bomba de Vácuo

Por que muitos profissionais não estão mais usando a bomba de vácuo?

Bomba de Vácuo

Por que muitos profissionais não estão mais usando a bomba de vácuo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 17
Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 9 anos

Ola alex pê.

Nos dias de hoje é muito comum encontrar-mos mão de obra sem capacitação adequada para trabalhos e prestação de serviços. Infelizmente com a demanda crescente no ramo da refrigeração muitos veem querendo tirar proveito em virtude da carência de profissionais qualificados.

O procedimento de vácuo nada mais é do que realizar o vácuo, ou seja fazer com que o oxigênio deixe de existir, dentro do sistema a ser feito o procedimento de vácuo. Caso esse procedimento não seja realizado e o oxigênio permaneça dentro do sistema frigorígeno (ar-condicionado), o gás "freon" e o óleo lubrificante do motor (compressor) entram em reação química fazendo com que o óleo lubrificante mude sua estrutura química deixando de lubrificar o motor (compressor) e prejudicando o seu funcionamento.

Existem procedimentos não recomendados que muitas pessoas que se dizem ser profissionais ou até mesmo pessoas que já estão no ramo a muitos anos utilizam, que chamamos de "expurgar". Esse procedimento consiste em fazer com que o "oxigênio" seja expulso com ajuda do próprio gás freon.

Esse procedimento é totalmente reprovável tendo em vista que o gás freon tem em sua estrutura química átomos de cloro as quais agridem a camada de ozônio de maneira que cada átomo de cloro de cfc pode destruir 100 mil moléculas de oxigênio. E é por esse e outros muitos motivos que o vácuo é realmente necessário e importante tanto para o perfeito funcionamento do aparelho e para a nossa camada de ozônio.

Espero ter ajudado.

Nós da master frio adotamos e não deixamos de realizar o procedimento do vácuo.

Responder
Leonardo Augusto
Costa-Air (Praia Grande, São Paulo) Costa-Air - há 9 anos

Muitos profissionais não utilizam. A bomba de vácuo afim de reduzir custo efetuando orçamentos mais baratos que a concorrência

Pôr se tratar de que para efetuar um vácuo eficiente se leva algum tempo podendo passar de até 24 horas de vácuo dependendo do tipo do equipamento e distância da linha, qualquer profissional que tenha feito ao menos um curso básico no Senai sabe exatamente ta importância do vácuo no sistema

Lembrando que o vácuo no sistema é exclusivamente para retirar a húmidade do sistema e não para fazer limpeza, par fazer limpeza no sistema e necessário a utilização de fluido 141 b e nitrogênio

Responder
Roberto Cardoso
Particular - há 9 anos

Alguns "profissionais" não tem informação técnica suficiente, eu tenho visto que pedreiros estão fazendo instalação, ai eu pergunto a todos, como um Profissional de outra área sem ter o mínimo de ferramenta adequada sem nenhuma instrução técnica pode achar que é instalador de ar condicionado? pois bem! culpa de toda essa bagunça também e de reponsabilidade dos próprio clientes que "para economizar algumas quirelas da espaço para esse tipo de aventureiros" pessoas que só visam cifras R$ e não qualidade.

O uso da bomba de vácuo e primordial para o bom desempenho da maquina, o vácuo tem que estar abaixo de 500 mícrons, atém da bomba de vácuo é muito importante o uso vacuômetro .

Rogério Trigo Valentim

Os que não realizam o procedimento de vácuo no sistema, não são profissionais e sim curiosos e visão apenas o recebimento do valor da execução do serviço "de má qualidade ou nenhuma". A importância da utilização deste procedimento é solicitado, pelos fabricantes no manual de instalação, que acompanha o equipamento. Basta entrar no SITE de qualquer fabricante de Condicionador de Ar, para verificar a importância.

-Bomba de Vácuo - O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho. O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, que acabará por danificar o compressor, ou formará blocos de gelo na evaporadora. Esta área está cheia de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade prejudicando, principalmente, o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.

Estamos a sua disposição,

Rogério - Puri Café e Ar Condicionado.

Responder
Eng. Luan Carlos
Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais - há 8 anos

Olá alex, a umidade é inimiga número 01 do sistema de gás do ar condicionado split, e se essa umidade não for retirada, o sistema será contaminado. Sendo assim, o Split poderá não funcionar corretamente, além de ter seu tempo de vida útil diminuído consideravelmente. Portanto se um prestador de serviço lhe informar que não é necessário utilizar a bomba de vácuo, ele não sabe o que esta fazendo e comprometerá vosso equipamento.

Omega Solution.

Responder
Pedro Mattos
Pm Climatização (São Bernardo do Campo, São Paulo) Pm Climatização - há 8 anos

Boa tarde.

A bomba de vácuo é extremamente essencial para o desempenho e vida útil do equipamento.

Ao executar o vácuo é retirado todo o ar e umidade do sistema, isso evita também a oxidação de algumas peças do equipamento.

Em caso de manutenção também é necessário a utilização do gás hcfc 141b para soltar possíveis resíduos e foligens devido as soldas, em seguida o correto é efetuar uma verificação com pressão de nitrogênio para garantir a estanqueidade de todo o sistema, para então fazer o vácuo.

Esses detalhes fazem toda a diferença e é o que define o valor final e qualidade dos serviços.

Responder
Evaldo  Matias Gomes
Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado (Osasco, São Paulo) Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado - há 9 anos

Olá Alex. Saiba que a maioria dos colegas que explanaram aqui estão com toda a razão em relação utilização de bomba de vácuo na instalação de ar condicionado, no entanto, deixo claro que o vácuo serve para retirar o ar que contém umidade na interligação da evaporadora com a condensadora e não para a limpeza do sistema como alguns comentaram. Para realizar a limpeza da linha é um outro procedimento.

Responder
Felipe Germano
Tradição Ar Condicionados (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Tradição Ar Condicionados - há 9 anos

O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho.

O setor está cheio de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade prejudicando, principalmente, o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.

Responder
Jefferson Paulino de Souza
Gela Rápido Ar Condicionado (Ribeirão Preto, São Paulo) Gela Rápido Ar Condicionado - há 9 anos

A pessoas que não utiliza o bomba de vácuo, não são profissionais de qualidade e normalmente fazem um pessimo trabalho.

Vácuo significa ausência relativa de matéria, ou seja, é impossível obter vácuo absoluto. No sistema de refrigeração “vácuo” é um procedimento adotado para impedir vários problemas.

Desidratação do sistema significa a retirada da umidade (estado de vapor) e gases incondensáveis do interior da tubulação e da unidade interna.

O vácuo pode ajudar o ar condicionado e evitar:

 Temperatura de descarga elevada

 Corrente elétrica (A) elevada

 Baixa performance do sistema

 Pressão de condensação elevada

 Ruídos e vibrações elevadas

 Congelamento parcial do evaporador

Responder
Paulo Alves
Protecnica Instalação E Manutenção (Sorocaba, São Paulo) Protecnica Instalação E Manutenção - há 9 anos

Simplesmente porque não são profissionais. E se ignoram o vácuo,provavelmente ignoram também a distancia mínima e as checagens de pressão e temperatura, o isolamento térmico nem se fale e com certeza manipulam a tubulação original do equipamento para facilitar e obter mais lucro da instalação.

Responder
Ricardo
Mantec Serviços E Instalações (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Mantec Serviços E Instalações - há 9 anos

A bomba de vácuo é uma ferramenta importantíssima na refrigeração. O vácuo serve para tirar o ar do sistema (elimina a pressão e a humidade que contêm no ar), ou seja, sem o vácuo no sistema o equipamento não terá o rendimento máximo, lembrando que pode danificar o equipamento com pouco tempo-será uso. O vácuo tem que ser feito em todos os equipamentos quando for instalar e quando for aberto o sistema.

Responder
Denilzo Pinheiro Pinto
Particular - há 7 anos

Existem instaladores de ar condicionado, e atiradores de ar na parede, existem instaladores que fazem o serviço somente pelo dinheiro, e os que fazem pelo dinheiro e tem amor no que faz e respeito pelo cliente.

Vitório Santos
V S Serviços Técnicos (Cubatão, São Paulo) V S Serviços Técnicos - há 8 anos

importante esta resposta, porém lembrando que o vácuo é especificamente para eliminar umidade no sistema e não limpeza, a limpeza é feita com o nitrogênio e para testar vazamento no sistema também,o vácuo apesar de ser necessário, de qualquer forma, o tempo de vida útil não depende somente do dele, mas principalmente da forma que o próprio usuário utiliza o equipamento.

melhor que um profissional que instala o equipamento corretamente, é aquele que orienta seus clientes quanto ao uso correto do mesmo...

Responder
Júlio Gomes
Maxi Clima Serviços e Comércio Ltda (Salvador, Bahia) Maxi Clima Serviços e Comércio Ltda - há 8 anos

Prezados clientes, a utilização da bomba de vácuo é fundamental para um excelente funcionamento do seu aparelho. Feito o procedimento de vácuo antes de liberar o gás refrigerante no sistema, o seu equipamento terá um ótimo rendimento e uma vida útil significativa com um menor consumo de energia. Como alguns colegas profissionais à cima informaram, hoje no mercado, infelizmente tem muitos profissionais só interessados em ganhar o dinheiro do cliente sem se preocupar com a prestação do serviço de instalação, manutenção, bem como a venda de produtos e serviços de qualquer natureza, sem a mínima noção de que são os clientes o principal motivo da sua existência no mercado e consequentemente a quem se deve o melhor relacionamento de excelência com maior vínculo de fidelidade possível, onde a arte de vender possa reverter-se na arte de encantar o cliente.

Responder
Leandro Góes
Particular - há 8 anos

Olá Alex, acredito que seja por preguiça, pois uma bomba de vácuo nem é tão cara assim, ainda mais com tantas facilidades de pagamento. O cara que não utiliza bomba de vácuo estará danificando seu equipamento, então cuidado com esses instaladores.

Abraços

Marcelo  Zagonel Levek
Climátis Climatização E Energia Solar (Curitiba, Paraná) Climátis Climatização E Energia Solar - há 8 anos

Se não estão usando a bomba de vácuo para desidratar o sistema corretamente, então não podem ser chamados de profissionais. A bomba de vácuo é essencial para uma instalação correta do ar condicionado.

Responder
Airton  Lins
Airluz Ar Condicionado (Guarapari, Espírito Santo) Airluz Ar Condicionado - há 8 anos

É muito simples: não podem ser chamados de profissionais. Mas o cliente tambem tem responsabilidade na proliferação dos "estaladores de sprint", pois na busca incessante por redução de custos, procuram sempre o "mais baratinho", isto as vezes até funciona, pois os equipamentos são bons e admitem que se faça quase tudo com eles, inclusive péssimas instalações.

Responder
Edvar Soares
Padrão Segurança Eletrônica E Serviços (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Padrão Segurança Eletrônica E Serviços - há 9 anos

Não utilizam bomba de vácuo por ser uma ferramenta muito cara.

Não devem ser feitas instalações sem bomba de vácuo que além de retirar o ar do sistema, também possibilita encontrar possíveis vazamentos,

Responder
Wilton Bruno Barros
Particular - há 9 anos

caro amigo Agnaldo sou estudante de refrigeração ainda não fiz nenhuma instalação e nem poderia no momento, minha pergunta é o seguinte para atingir os 500 microns usando uma bomba de vácuo comum e um vacuometro, quanto tempo +- em minutos levaria para atingir o nível acima citado. E com relação a serpentina da condensadora Split de 12000 btus com 3 metros de comprimento ,o calor nela gerado em tempo quente como 39 graus deveria esta igual em toda a sua extensão ou seja tem mais calor em cima e quase nada em baixo ou o calor tem que ser igual em toda a condensadora , deu para entender ,, obrigado.

Wilton Bruno Barros
Particular - há 9 anos

Caro colega Aguinaldo , no caso da bomba de vácuo de boa qualidade e usando um vacuômetro tbm de boa qualidade , inicida a operação de vácuo , vc tem como ter uma relação de tempo (minutos) até obter os 500 microns. obrigado , sou estudante de refrigeração..nesse caso podemos usar o manifold em serie com o sistema de vácuo, quem marcará primeiro a pressão negativa o manifold ou o vacuômetro.

André Luis Wursthorn Jakubowski
Master Portoēs Pinhais (Pinhais, Paraná) Master Portoēs Pinhais - há 9 anos

ola boa noite,A bomba de vácuo é uma ferramenta importantíssima na refrigeração. O vácuo serve para tirar o ar do sistema (elimina a pressão e a humidade que contêm no ar), ou seja, sem o vácuo no sistema o equipamento não terá o rendimento máximo, lembrando que pode danificar o equipamento com pouco tempo-será uso. O vácuo tem que ser feito em todos os equipamentos quando for instalar e quando for aberto o sistema.

A pessoas que não utiliza o bomba de vácuo, não são profissionais de qualidade e normalmente fazem um pessimo trabalho.

Vácuo significa ausência relativa de matéria, ou seja, é impossível obter vácuo absoluto. No sistema de refrigeração “vácuo” é um procedimento adotado para impedir vários problemas.

Desidratação do sistema significa a retirada da umidade (estado de vapor) e gases incondensáveis do interior da tubulação e da unidade interna.

O vácuo pode ajudar o ar condicionado e evitar:

 Temperatura de descarga elevada

 Corrente elétrica (A) elevada

 Baixa performance do sistema

 Pressão de condensação elevada

 Ruídos e vibrações elevadas

 Congelamento parcial do evaporador

ok

espero ter respondido.

Responder
Thiago Silveira
D'manda Manutenção E Instalação (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) D'manda Manutenção E Instalação - há 9 anos

Não ficarei enrolando na resposta sei que no mercado tem muitos proficionais técnicos, mecânicos mais infelizmente também tem os famosos mexanicos que pensam que sabem porém não fazem a menor idéia do que estão fazendo, aplicar vácuo no sistema de ar condicionado é retirar toda umidade do sistema como já foi dito pelos companheiros, limpar jamais porque o que faz limpeza de sistema é o gás 141b.

Responder
Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 9 anos

O Procedimento correto é usar a bomba de vácuo no sistema frigorígeno, por se tratar de uma sistema fechado.

A bomba de vácuo tem a função de evacua todas as substâncias interna do sistema para não contaminar o gás a ser liberado posteriormente no sistema.

O Instalador de Ar Condicionado tem que conhecer todos os procedimento do sistema frigorígeno

Responder
Climazen Ar condicionado
Climazen Refrigeração E Ar Condicionado Ltda - Me (Osasco, São Paulo) Climazen Refrigeração E Ar Condicionado Ltda - Me - há 9 anos

Todo instalador deveria conhecer os procedimentos como Vácuo para desidratação da linha, pressurização com Nitrogênio para teste de estanqüeidade , uso de 141b para limpeza , verificar o comprimento da linha, o desnível, Cálculo de Superaquecimento e Subresfriamento, usar Bomba de recolhimento para não liberar CFC no ambiente que aliás é crime ambiental.

Infelizmente muitos passam por cima de tudo isso para fechar o serviço, iludindo o cliente, dizendo que não precisa e prejudicando o bom profissional.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região