Como fazer o vácuo da instalação do ar condicionado?

Olá Amigos por favor tenho um sítio no interior aqui da Paraíba e comprei um ar condicionado confee de 9000. Como se torna caro um técnico ir la ai no lugar de fazer o VÁCUO posso liberar o gaz e pela tubulação na parte fina deixar 5 seg e depois arrochar para expulsar o ar atmosferico. Muito obrigado pela atenção

Como fazer o vácuo da instalação do ar condicionado?

Olá Amigos por favor tenho um sítio no interior aqui da Paraíba e comprei um ar condicionado confee de 9000. Como se torna caro um técnico ir la ai no lugar de fazer o VÁCUO posso liberar o gaz e pela tubulação na parte fina deixar 5 seg e depois arrochar para expulsar o ar atmosferico. Muito obrigado pela atenção

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

André Luis Rodrigues
Manufactory Refrigeração (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manufactory Refrigeração - há 7 anos

Ola amigo! o q vc pensou em fazer é totalmente desaconselhavel, não faz parte do que chamamos de BOAS MANEIRAS NA REFRIGERAÇÃO. Vc deve levar em consideração q o objetivo do vacuo ñ é só retirar ar do sistema.o ideal seria vc contratarum profissional, para q vc não comprometa seu equipamento, e tenha garantia de um serviço bem realizado.

Responder
Elaine Iarmul iarmul
Multiar Condicionado (Ponta Grossa, Paraná) Multiar Condicionado - há 7 anos

O vacuo é necessario para retirada de gases não condesaveis do sistema

sendo um sitema bem pequeno com um grau de probabilidade minima

se a tubulação estiver bem definida a quantidade de gas (vai funcionar)

porem tem risco de micro particulas descer pela sucção da maquina e ir direto pro compressor causando danos ...incerto no grau de 50% de chanche d edar certo ou errado

vai arriscar?

Responder
Wosney Ramos

Qual seria a função do vácuo para maior entendimento...

O vácuo é a pressão negativa exercida na tubulação interna,

A função dessa pressão negativa seria para succionar toda umidade e sujeira interna.

Quando você deixa de efetuar esse procedimento pode ser que o tubo de cobre que você comprou não teve o armazenamento adequado, por isso que você corre um risco quando faz o flush ( deixa o gás escapar para expulsar a sujeira).

O correto é fazer o vácuo conforme o fabricante recomenda, podendo inclusive perder a garantia do seu aparelho por uma quebra.

Espero ter ajudado.

Saudações.

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

Não é o ideal nem o correto, essa mesma lergunta foi feita em um grupo no facebook, contrate um profissional ou compre uma bomba de vácuo, o que vai dar quase na mesma, o valor que um tecnico vai te cobrar pela ida ao sitio será quase ou igual o valor de uma bomba. Fora o ferramental nescessario, um manifold, um vacuômetro, termometro, chaves ajustaveis, alicate amperímetro e conhecimento

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

Não é o ideal nem o correto, essa mesma lergunta foi feita em um grupo no facebook, contrate um profissional ou compre uma bomba de vácuo, o que vai dar quase na mesma, o valor que um tecnico vai te cobrar pela ida ao sitio será quase ou igual o valor de uma bomba. Fora o ferramental nescessario, um manifold, um vacuômetro, termometro, chaves ajustaveis, alicate amperímetro e conhecimento

Responder
JMA Segurança Eletrônica & Automação Comercial

Respondo igualmente ao profissional acima, não é o ideal pode dar certo, porém poderá existir ainda ar dentro das instalações, que quando liberado o gás junto com o funcionamento do compressor pode resultar em congelamento e até a queima do mesmo. Use a bomba a vácuo com um vácuometro e faça o superaquecimento do sistema, vs terá máquina para vários anos.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 7 anos

não e o ideal, pode da certo.

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

Não é o ideal nem o correto, essa mesma lergunta foi feita em um grupo no facebook, contrate um profissional ou compre uma bomba de vácuo, o que vai dar quase na mesma, o valor que um tecnico vai te cobrar pela ida ao sitio será quase ou igual o valor de uma bomba. Fora o ferramental nescessario, um manifold, um vacuômetro, termometro, chaves ajustaveis, alicate amperímetro e conhecimento

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região