Qual o cabo a ser utilizado para ligar duas casas?

A rede elétrica(poste) em frente a minha casa(duas casas) fica com queda de energia, vai e volta muito forte.

Gostaria de saber qual fio devo usar para puxar da rede(poste) da rua de esquina, tendo em vista que a distância é +/- 50M.

Devo usar um cabo de 10 mm ou maior, lembrando que na verdade são pra duas casas que vai usar essa fase e o neutro vou usar separadamente da rede mais próxima a casa mesmo.

Qual o cabo a ser utilizado para ligar duas casas?

A rede elétrica(poste) em frente a minha casa(duas casas) fica com queda de energia, vai e volta muito forte.

Gostaria de saber qual fio devo usar para puxar da rede(poste) da rua de esquina, tendo em vista que a distância é +/- 50M.

Devo usar um cabo de 10 mm ou maior, lembrando que na verdade são pra duas casas que vai usar essa fase e o neutro vou usar separadamente da rede mais próxima a casa mesmo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 4
John Leno
Dmsolution (Campinas, São Paulo) Dmsolution - há 6 anos

Bom dia Tiago, olha seu caso me parece ser um daqueles em que a casa fica no final da linha de transmissão, entretanto esse tipo de problema seria da sua concessionária, é dever dela estabilizar a rede para que o cliente final não tenha problemas desse tipo. Agora, se você deseja fazer esse serviço não utilize cabo inferior a 16mm, mas devo ressaltar que só um agente autorizado pode fazer ligações na rede da fornecedora, e eles não permitiriam uma ligação desse tipo, meu conselho pra você é: procure a concessionária e peça pra ela corrigir seu problema e continue utilizando a rede do poste de frente a sua casa, pois a rede é projetada pra isso.

Tenha um excelente dia e não deixe de aproveitar um tempo com sua família.

Responder
REBOTEC-PG Imperemeabilizações Hidro-fugante Nanotécinco

Depende da carga total. Considerando que cada tomada comum em média é 100W, cada ponto de luz 100W e cada chuveiro no mínimo 5,500W . Então cada casa consideramos em média 10 tomadas são 1000W + 10 pontos de luz são 1000W + 1 chuveiro 5500W.

Somando tudo: 1000 +1000 + 5500 = 7500W cada casa.

Soma das duas casas total: 7500W + 7500W = 15000W/15kw de carga total.

Portanto, para o ramal de entrada da concessionária, use no mínimo 16mm. E os dispositivos de proteção (disjuntores bipolares de 50A) par cada uma das casas. E as prumadas, ou seja, use os fios (10mm) em redes separada p/ alimentação de cada uma das casas, até o QDC (Quadro Distribuição Circuitos) interno em cada casa. Use disjuntores bipolar de 30A em cada QDC. Na distribuição da rede de circuitos, ou seja, use Disjuntores unipolar de (20A) p/ tomadas, (15A) p/lâmpadas e disjuntores bipolar de (25A) p/ o chuveiro.

Use cabos 25mm p/ tomadas e lâmpadas e para chuveiro use no mínimo de 4 a 6mm. Obs. Não se esqueça do sistema de aterramento de neutro, OK

Um abraço e boa sorte.

Osvanild Andrade

Consultor técnico/Rebotec-SP

2 fotos
Jose Bispo dos Santos BISPO

Bom dia

Neste tipo de instalações e necessário uma visita técnica no local para fazer um levantamento de carga das duas casas apos este levantamento realizar o dimensionamento dos cabos de entrada,

obs :O levantamento de carga e uma exigência da concessionário,

Responder
Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

Bom dia.

O problema que você esta tendo é de responsabilidade da companhia de energia de sua região, inclusive o custo de todo o material para troca do ramal de entrada, se este for o caso.

Quanto ao cabo que você deveria usar em uma instalação com aprox. 50 metros de comprimento depende de dois fatores: A carga instalada e a modalidade ( monofásico ou bifásico). Isto porque um chuveiro de 5400 W vai puxar uma corrente de 24,5 A se for 220 Vac e 42,5 A se for 127 Vac. Além disso vai ser necessário fazer a compensação de queda de tensão devido à distância. Outra coisa importante: Você esta dizendo que quer usar a fase da rede distante e o neutro da que esta perto. Se a rede que esta distante não apresenta problemas de quedas significa que ela esta em outro transformador. Neste caso você precisa usar o neutro do mesmo transformador ou poderá ter grandes problemas de flutuação de tensão a até mesmo queda de tensão. Ressaltando que isto só pode ser feita pela empresa de energia ou profissional credenciado pela mesma.

Edilson Rodrigues
Elétrica Rodrigues (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Elétrica Rodrigues - há 6 anos

Consulta primeiro a sua concessionária de energia, mas vc só poderá mexer trocar os cabos , só do medidor pra dentro..

Pra 2 casas seria legal individualizar e por um medidor para cada casa, seria cabo de 16mm de entrada, e poderia passar 10mm para cada casa, lembrando qui dependendo da concessionária de energia apartir de 25mm só trifásico. Espero ter ajudado...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região