Caixa dagua de 5000L: essa lage suporta o peso?

Estou fazendo uma lage de 2x2 com treliça unidirecional de 16 para colocar uma caixa de água de 5000 litros. a lage vai ficar em cima de duas vigas paralelas nas laterais da mesma deixando um vão livre de aproximadamente de 1,60. essa lage suporta o peso?

Caixa dagua de 5000L: essa lage suporta o peso?

Estou fazendo uma lage de 2x2 com treliça unidirecional de 16 para colocar uma caixa de água de 5000 litros. a lage vai ficar em cima de duas vigas paralelas nas laterais da mesma deixando um vão livre de aproximadamente de 1,60. essa lage suporta o peso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Eng Marcello de Souza Pantoja
Marcello De Souza Pantoja (Anápolis, Goiás) Marcello De Souza Pantoja - há 5 meses

Boa tarde amigo ! Seguindo a instrução do fabricante da caixa dágua , uma caixa possui 1,85 de diametro de fundo, a area da base então é de 2,69 m² se considerar 5000 litros mais o peso da caixa temos 5080 quilos , diante disso temos uma carga permanente de 1891,28 kgf/m² ( permanente ) e 100 ( acidental) calculando a laje com um vão de 1,6 e considerando um semi engaste na laje, é necessario uma TR 16 + adicional de ( 1 ferro 4.2 ) . Vale ressaltar que fiz o dimensionamento da laje e não da estrutura

Responder
Eng Marcello de Souza Pantoja
Marcello De Souza Pantoja (Anápolis, Goiás) Marcello De Souza Pantoja - há 5 meses

Boa tarde amigo ! Seguindo a instrução do fabricante da caixa dágua , uma caixa possui 1,85 de diametro de fundo, a area da base então é de 2,69 m² se considerar 5000 litros mais o peso da caixa temos 5080 quilos , diante disso temos uma carga permanente de 1891,28 kgf/m² ( permanente ) e 100 ( acidental) calculando a laje com um vão de 1,6 e considerando um semi engaste na laje, é necessario uma TR 16 + adicional de ( 1 ferro 4.2 ) . Vale ressaltar que fiz o dimensionamento da laje e não da estrutura

Responder
Eng Marcello de Souza Pantoja
Marcello De Souza Pantoja (Anápolis, Goiás) Marcello De Souza Pantoja - há 5 meses

Boa tarde amigo ! Seguindo a instrução do fabricante da caixa dágua , uma caixa possui 1,85 de diametro de fundo, a area da base então é de 2,69 m² se considerar 5000 litros mais o peso da caixa temos 5080 quilos , diante disso temos uma carga permanente de 1891,28 kgf/m² ( permanente ) e 100 ( acidental) calculando a laje com um vão de 1,6 e considerando um semi engaste na laje, é necessario uma TR 16 + adicional de ( 1 ferro 4.2 ) . Vale ressaltar que fiz o dimensionamento da laje e não da estrutura

Responder
Juscélio Tenorio Marinho

Para saber se é possível colocar a caixa com uma carga de 5000l se faz necessário uma avaliação estrutural por profissional habilitado ,para conhecer quais são as cargas permanentes que estão atuando sobre a laje, alem do peso da caixa a também o peso próprio do concreto, dependendo do H da laje esse peso varia ,também a cargas permanentes que são: revestimento,alvenaria além de cargas variáveis que atuam conforme a NBR 6120 ,portanto reconhecer essas cargas e de suma importância para dimensionamento de pilares e vigas e fundação que receberam essas cargas.

Responder
Searom Engenharia e Construção

Se faz necessária uma visita técnica para analisar a estrutura atual para depois verificar.

Outra coisa que pode ser vista é a real necessidade de uma caixa d'agua com toda esta capacidade. Uma proposta interessante também é a construção de uma sisterna caso o problema seja falta d'agua na região.

Responder
Hernando
Trieng. (São Bernardo do Campo, São Paulo) Trieng. - há 5 anos

Sera necessário calcular, e verificar os pilares e fundação para que possamos verificar, pois depois de cheia essa caixa d'água tera uma carga de 50kN, fora o peso próprio da laje, caso deseje mais informações entre em contato conosco, podemos calcular para o Srº.

Responder
Jose Paulo da Silva
Particular - há 5 anos

Sem analise da estrutura fica impossível saber se suporta, no entanto quando uma residência ou conjunto de residência requer uma demanda grande de agua pode-se utilizar um reservatório superior com cerca de 30% da capacidade total, os outros 70% ficam em um reservatório inferior que consta de uma bomba para elevação da agua. Em outros casos pode-se dividir o volume de agua em vários reservatórios alocados em pontos estratégicos. No entanto apesar de tudo se faz necessário uma analise estrutural para adotar a técnica mais adequada.

Ana Carolina Horta
Edifique Engenharia E Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Edifique Engenharia E Projetos - há 5 anos

Boa noite Franco!

A carga dessa caixa d'água é elevada e exige cálculos mais detalhados, executados por um engenheiro civil. Deve-se verificar, além da laje de apoio da caixa d'água a resistência das vigas as quais ela está apoiada, bem como os pilares e a fundação.

Entre em contato com a Edifique, estamos sempre à disposição!