Caixa de entrada de energia, qual disjuntor usar?

No quadro de entrada de energia da residência de meus pais, ainda é usado fusível de cartucho. Vou substituir por disjuntor bipolar já que chega 2 fases de 127 cada e 1 neutro. A bitola do fio que vem do relógio é de 4mm ou 6mm, não tenho certeza. Uso disjuntor de 50a ??? O neutro faço barramento já que o mesmo está passando pelo fusivel ok ?? abraços

Caixa de entrada de energia, qual disjuntor usar?

No quadro de entrada de energia da residência de meus pais, ainda é usado fusível de cartucho. Vou substituir por disjuntor bipolar já que chega 2 fases de 127 cada e 1 neutro. A bitola do fio que vem do relógio é de 4mm ou 6mm, não tenho certeza. Uso disjuntor de 50a ??? O neutro faço barramento já que o mesmo está passando pelo fusivel ok ?? abraços

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Odair
Particular - há 3 anos

Vejo sim que vc esta necessitando fazer este reparo.digo nova instalacao.esta muito a auem das necessidades.deu sorte ainda nao ter.tido.problema.se a casa for.pq os custos tbm serao.mas e necessaria a troca do conjunto velho por um novo.cirquitado.como queir cirquitos separados

Amarildo Genheveski de Souza
Ags Instalação E Manutenção (Curitiba, Paraná) Ags Instalação E Manutenção - há 3 anos

Boa noite Vinicius. O senhor terá que fazer uma entrada de serviço nova seguindo às normas da consessioária que atende a sua região. Provávelmete sua entrada será bifásica 50A com fiação mínima de 10mm2. Contrate um eletricista capacitado para esse serviço.

Responder
Magnus
Magnus (Porto Velho, Rondônia) Magnus - há 3 anos

O disjuntor deve ser compatível com os cabos. Qual a bitola dos cabos? Se utilizar disjuntor de 50A em cabos de 6mm ou inferior, em caso de surto ou curto circuito os cabos irão aquecer, derreter e poderá causar um incêndio. Verifique qual a capacidade dos fusíveis(amperes) está escrito no corpo deles. Para a correta proteção, em cabos 4mm utilize disjuntor de 30A. Para o neutro, colocar o barramento está correto, lembrando que todos os condutores devem ser da mesma bitola. Faça também o aterramento.

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 3 anos

Essas coisas antigas são incríveis. Minha casa ainda tem alguns cabos de pano. Amo demais. Não sei o motivo pra vc querer trocar aí, mas se não tiver, não mexa em nada. Os materiais de hoje são muito aquém dos de antigamente.

Bem, se vc for trocar mesmo, terá que fazer um cálculo de demanda e adequar a um novo sistema. Não se trata de só colocar um disjuntor.

Desejo que vc encontre um bom profissional pra isso.

Vinicius Rocha
Particular - há 3 anos

Então Ana, vou substituir pela segurança dos meus pais. Estou fazendo os cálculos mas adianto que eh uma casa simples com poucos cômodos. Esse eh o quadro junto do medidor, dentro tem as chaves-faca pra trocar também.

Particular - há 3 anos

R: Cabo de entrada de 4 ou 6mm é muito pouco, o ideal é solicitar a consessionaria a alteração da rede de alimentação para cabo de 10 ou 16mm, dai o DG com 50A seria sificiente...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 3 anos

Boa tarde amigo,o ideal e vc contratar um profissiona de sua confiança,para fazer um perfeito levantamento da parte eletrica,estamos a sua disposiçao

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região