Qual o tamanho da caixa que devo considerar no projeto para a instalação de um elevador?

Estou desenvolvendo um projeto para construção de uma residência unifamiliar e preciso saber qual o tamanho da caixa que devo considerar no projeto para a instalação de um elevador. As premissas são: atender a três pavimentos e a cabine do elevador precisa caber um cadeirante e mais um acompanhante.

Grato!

Abraços,

Valdemir Azevedo

Qual o tamanho da caixa que devo considerar no projeto para a instalação de um elevador?

Estou desenvolvendo um projeto para construção de uma residência unifamiliar e preciso saber qual o tamanho da caixa que devo considerar no projeto para a instalação de um elevador. As premissas são: atender a três pavimentos e a cabine do elevador precisa caber um cadeirante e mais um acompanhante.

Grato!

Abraços,

Valdemir Azevedo

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Rodrigo Chicareli
Elevadores Litoral Comércio E Serviços Técnicos (São Sebastião, São Paulo) Elevadores Litoral Comércio E Serviços Técnicos - há 6 anos

Caro Sr. Valdemir, bom dia. No Caso de sua escolha for de um Elevador Eletromecânico (Moto Freio com Enrolador de Cabo de Aço), a medida interna acabada à ser considerada seria de 1,50 x 1,50 metros com um rebaixo de 300 mm em relação ao Piso Térreo.

Responder
Florisvaldo Cavalcanti
Grande ABC Elevadores (Santo André, São Paulo) Grande ABC Elevadores - há 6 anos

Valdemir bom dia, um elevador unifamiliar para locais privados você pode fazer fora das medidas padrão que de acordo com as Normas ABNT são de 1,100 x 1400mm já considerando o uso para cadeirantes, não aconselho fazer fora destas medidas pois não sabemos o dia de amanhã, neste equipamento para 4 paradas é aconselhável o uso de porta automática na cabina e nos pavimentos, agora de acordo com a Norma ABNT 12892 você tem a opção de usar portas tipo eixo vertical nos pavimentos o que ajuda a baratear o produto, agora atenção na hora de construir o poço que deve ser no mínimo de 1500mm de frente e 1700 de comprimento e a profundidade tem variação de acordo com o tipo de acionamento do elevador, se for hidráulico a medida mínima é 600mm se for eletromecânico com contra peso deve ser no mínimo 1500mm (sem contra peso sistema guincho é fora de norma) e o ultimo pé direito (do ultimo piso ao teto) medida de acordo com as Normas 4.500mm mínimo 4000mm. se tiver mais alguma dúvida entre em contato sem compromisso tenho 45 anos de experiência no ramo de elevadores e talvez possa te ajudar

5 fotos
Responder
Carlos Eduardo Carnevskis
Carnevskis Ind. E Com. De Elevadores E Componentes Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Carnevskis Ind. E Com. De Elevadores E Componentes Ltda - há 6 anos

Bom Dia, Cada tipo de Equipamento deverá ser considerado uma medida.

Nossa Cabine Minima é de 0,90 X 1,40 para um elevador Unifamiliar / Uso Restrito a área deve ser de pelo menos 1,50 X 1,50 com Porta Eixo Vertical ou com Portas Automáticas pelo menos 1,60 x 1,50 ( L X C ). Qualquer Dívida estamos á disposição. Lembrando que se estiver em São Paulo, o Equipamento tem que atender as normas, caso contrário não conseguirá o Habiti-se ou Alvará de Funcionamento. Temos Ótimo Custo Beneficio

2 fotos
Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Valdemir, bom dia. Para cada uso e modelo tem sua especificação - pois tem de considerar acesso, modelo da cabine e mesmo o mecânismo deslocamento. Mas como regra, considere sempre 10cm livre em todo entorno da cabine. Exemplo: se a cabine tem 1,00 x 1,00 a caixa deverá ter 1,20 x 1,20 - mas repito sempre importante vc buscar um bom fabricante e suas especificações. Anexo um arquivo como exemplo.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte, consulte-nos.

Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

AB | Arquitetura Integrada.