Como calcular uma calha em um terreno inclinado?

Moro em uma chácara com solo inclinado. Em dias de chuva intensa, a água que escoa do terreno do meu vizinho de cima causa erosão no meu terreno. Eu preciso dimensionar uma calha para receber e conduzir essa água. A área drenada acima do meu terreno é de 3500 m2. Considerando uma intensidade pluviométrica de 170 mm/h, chego a uma vazão de quase 10 mil litros por minuto. Mas uma parcela da água da chuva acaba se infiltrando no solo. Quanto devo considerar como água que se infiltra no solo?

Como calcular uma calha em um terreno inclinado?

Moro em uma chácara com solo inclinado. Em dias de chuva intensa, a água que escoa do terreno do meu vizinho de cima causa erosão no meu terreno. Eu preciso dimensionar uma calha para receber e conduzir essa água. A área drenada acima do meu terreno é de 3500 m2. Considerando uma intensidade pluviométrica de 170 mm/h, chego a uma vazão de quase 10 mil litros por minuto. Mas uma parcela da água da chuva acaba se infiltrando no solo. Quanto devo considerar como água que se infiltra no solo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Sidney Assuncao Alves
SA Engenharia (Ipatinga, Minas Gerais) SA Engenharia - há 5 anos

Para esgotamento de águas pluviais de edifício e áreas conexas (pátios, terraços, quintais etc), onde as vazões de projeto e as características da área não requeiram utilização de bocas-de-lobo e galerias, recomenda-se elaborar projeto em conformidade com a NBR 10844 - "Instalações Prediais de Águas Pluviais".

De uma maneira geral, pode-se estimar a vazão de projeto utilizando o método racional, dado pela fórmula:

Q = C . I . A

onde: Q é a vazão de projeto em litros ou metros cúbicos por segundo;

C é o coeficiente de escoamento superficial (dependente das condições físicas da área a ser esgotada);

i é a intensidade média da chuva em litros ou metros cúbicos por hectare e por segundo (dado hidrológico característico do local);

A é a projeção horizontal da área a ser esgotada em hectares.

Em seguida, são dimensionados os componentes destinados à condução da água (calhas, canaletas, canais etc). Usualmente, são adotadas hipóteses simplificadoras que permitem o dimensionamento, usando fórmulas do regime uniforme de escoamento em canais. Finalmente, são dimensionados os pontos de captação, normalmente usando fórmulas ou ábacos empíricos relativos a cada tipo particular de conformação geométrica ou dispositivo usado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região