Canaleta ou viga?

Estou construindo uma casa de três cômodos(1 é sala e cozinha) de 86,6 metros quadrados. O pedreiro me disse que a viga pode ser substituída pela canaleta, mas estou na dúvida. Iremos colocar a laje de isopor mais leve. O que vocês me indicam??

Canaleta ou viga?

Estou construindo uma casa de três cômodos(1 é sala e cozinha) de 86,6 metros quadrados. O pedreiro me disse que a viga pode ser substituída pela canaleta, mas estou na dúvida. Iremos colocar a laje de isopor mais leve. O que vocês me indicam??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 19
Robson Albuquerque Brandão
ROFE BRANDAO ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA (São Paulo Zona Sul, São Paulo) ROFE BRANDAO ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA - há 4 anos

A melhor resposta é: procure um Engenheiro Civil. Ele te orientara, com uma visita no local, a melhor solução para o problema. Não se dá soluções de problemas de construções por internet. O melhor caminho e contactar um bom Engenheiro Civil e o mesmo irá ao local para diagnosticar e te dar a melhor reposta.

Responder
UENDEL GABRIEL GERMANO
UENDEL GABRIEL GERMANO
Particular - há 4 anos

Boa tarde!!!

Como engenheiro civil, especialista em calculo estrutural, concordo com o que foi dito acima pelos colegas, exceto pelo fato de alguns atribuirem o vão de até "3,0 m" sendo como ideal para canaleta. Vale ressaltar que existem inumeros parametros a serem analisados antes de dizer que qualquer vão menor que 3 m pode ser utilizado canaleta. Um deles e não menos importante é o SOLO que pode variar em poucos metros tanto em profundidade quanto a distancia. Outro fator comum nas cidades é a carga dinamica, movimentação de onibus nas ruas, execução de obras vizinhas, etc. Tudo isso pode influenciar no desempenho estrutural de uma canaleta mesmo que "cheia e armada". Muito confundem a execução de canaleta em solo com a usada em radier e são completamente diferente o comportamento de ambas.

Portanto o melhor a ser feito é contratar um engenheiro civil ou se possivel um com entendimento para estruturas. Nem digo como muitos "caso nao seja possivel faça viga" porque ate mesmo para uma viga é preciso saber o que vai ser colocado pois poderá subdimensionar ou superdimensionar a viga tanto na armadura longitudinal quanto na transversal.

Antonio Carlos Fernandes

Jucilaine,

Como alguns colegas responderam, a melhor solução é procurar um engenheiro civil para conhecer a situação e lhe dar a melhor solução. As canaletas são utilizadas para distribuição da carga em paredes estruturais, ou seja, com blocos estruturais. Já as vigas tem a função de distribuir a carga para os pilares.

Espero ter ajudado.

Responder
Athos Ribeiro de Lucena
Cálculo Engenharia (Santos, São Paulo) Cálculo Engenharia - há 4 anos

Vc só deve usar canaletas armadas conforme dimensionamento se estivesse usando blocos estruturais, o que não é o caso, portanto, cabe a contratação de um engenheiro civil para fazer um projeto da superestrutura e principalmente da fundação que deve analisar as características do solo onde está sendo erguida a obra.

Responder
Iasmin Straobel
Iasmin Straobel Projetos (Lages, Santa Catarina) Iasmin Straobel Projetos - há 4 anos

Bom dia,

O ideal seria conversar com um Engenheiro Civil e realizar um projeto estrutural da edificação. Caso não seja possível, o mais recomendado ainda é a viga.

Responder
Forte Engenharia e Construção
Forte Engenharia (Santos, São Paulo) Forte Engenharia - há 4 anos

Olá, o dimensionamento é feito a partir de algumas diretrizes como, tamanho do vão da laje, pavimentos, etc.. tudo influência nas cargas dinâmicas e estáticas da estrutura.. de qualquer forma, canaleta é utilizada para execução de cintas de amarração, vergas e contra-vergas, podendo ser utilizadas na suportação de lajes (no lugar de vigas) apenas quando as mesmas estiverem sobre paredes de alvenaria estrutural, e as mesmas não poderão ser removidas posteriormente.

As “vigas canaletas” devem ser armadas da mesma forma que a viga convencional e respeitando o cobrimento mínimo da armadura.

Espero ter ajudado, porem meu conselho é o mesmo de todos acima... É nossa responsabilidade (engenheiros) definir os tipos de materiais e dimensões, principalmente de estruturas, contrate um engenheiro ao menos para um laudo técnico da situação atual da sua obra e um responsável técnico para que não haja problemas futuros, muito mais caros.

Abraço e boa sorte.

Responder
Marcos Muro
Muro Geotecnia (Barueri, São Paulo) Muro Geotecnia - há 4 anos

O ideal é conhecer o cálculo estrutural que sustenta a estrutura, que deve ser consultado pelo engenheiro civil. Mesmo com uma laje mais leve de isopor não significa que a estrutura seja suportada pela canaleta. Recomendável a consultoria pelo profissional , para não ocorrer em problemas no futuro. A sugestão do pedreiro foi válida como uma alternativa, mas recomendo a consulta técnica, pois se a ideia original era viga mudanças de projeto geram outros problemas, não só estruturais.

Responder
Ugo Mieli
Trinum Construção (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Trinum Construção - há 4 anos

O profissional correto a tomar qualquer decisão em obra éo engenheiro civil, não o pedreiro.

Deveria iniciar com um projeto do que deseja, onde antes de iniciar a obra saberia quais serviços serão necessários para a sua execução.

É mais econômico e seguro contratar um engenheiro.

.

Responder
José Carlos Da Silva
JLG (Mauá, São Paulo) JLG - há 4 anos

Bom dia, amigo;

como já foi falado não haverá problema se os vãos forem de até 3mts, isso e verdade, apesar que eu indico a viga, até mesmo porque para uma futura construção de sobrado a viga lhe daria mais tranquilidade.

E vendo que a casa só três 3 cômodos, e atinge 86 m² então com certeza esses vãos são maiores que 3 mts

Responder
Vagner Amorim Magalhães
Vm Projetos E Construção (Alumínio, São Paulo) Vm Projetos E Construção - há 4 anos

Bom dia Jucilaine,

Se você está construindo uma casa de três cômodos com 86,6 metros quadrados, em teoria são 5x5 metros. Se for esse o caso sua melhor ação é chamar um engenheiro para fazer uma analise da situação. Como os colegas já disseram você realmente pode ter problemas se não usar o elemento certo.

Responder
Cassiana Franco Design
By Ca (Itatiba, São Paulo) By Ca - há 4 anos

Se perguntar para...

Um serralheiro a melhor opção será a metálica

Para um Pedreiro será de alvenaria

Para um Carpinteiro a melhor será de madeira.

Eu indico consultar um Engenheiro Civil, que analisará seu ambiente e te indicará opções que serão seguras, para curtir sua casa sem imprevistos.

Responder
Rui Teles
Teles&teles Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Teles&teles Construções - há 4 anos

vãos entre pilares no Max. 3 mts, considerando que as paredes também sejam de blocos de concreto, sem problemas, caso as paredes sejam de 15 de espessura, as canaletas devem ser armadas.

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas
ScalaTécnica Estruturas Metálicas
Particular - há 4 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Se a laje for menor que 3m não há problema se bem armada...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Willians
I9 Construção Reforma E Servicos. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) I9 Construção Reforma E Servicos. - há 4 anos

como Engenheiro Civil, te oriento a fazer um estudo de caso com um engenheiro que tenha conhecimento aprofundado em infra-estrutura, ele poderá te auxiliar e esclarecer todas as suas duvidas, alem de lhe propor o melhor (custo X beneficio) para sua obra.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Cadastre-se

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.