Existe algum jeito de fazer um canteiro na calçada sem quebrar o piso?

Acabei de reformar o muro e a calcada da minha casa, e ficou faltando o canteiro, gostaria de saber se tem algum jeito de faze-lo sem quebrar o piso.

Grata

Existe algum jeito de fazer um canteiro na calçada sem quebrar o piso?

Acabei de reformar o muro e a calcada da minha casa, e ficou faltando o canteiro, gostaria de saber se tem algum jeito de faze-lo sem quebrar o piso.

Grata

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Lucas Matos
Lucas Jardinagem & Paisagismo (Barueri, São Paulo) Lucas Jardinagem & Paisagismo - há 7 anos

Oi Patricia, respondendo a sua pergunta da sim pra fazer um canteiro sem quebrar o seu piso, desde que mantenha uma profundidade necessária para que as raizense das plantas possa se fixar adequadamente na terra.

Responder
Patricia Manhenti
Particular - há 7 anos

Ola Lucas obrigada pelo seu retorno, tenho outra duvida agradeco se puder tira-la.

Tahto muro quanto calcada sao inclinados devido a casa ser de esquina e na decida, gostaria de plantas altas como por exemplo bambu pra evitar pixacoe tb tem como

Hugo Henrique
Hugo Henrique Paisagismo (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Hugo Henrique Paisagismo - há 7 anos

Olá Patrícia, como meus colegas já explicaram existe sim a possibilidade de ter um jardim na calçada sem quebrar o piso. Você pode pedir para alguém fazer um canteiro elevado, ou comprar vasos diversos para plantio das espécies de seu gosto.

Responder
Cleiton de Oliveira Lima
Ph Jardinagem (Carapicuíba, São Paulo) Ph Jardinagem - há 7 anos

Sim deste que a senhora esteja ciente que a planta ficará acima do nível ou se a senhora quiser da para fazer uma caixa encher de terra e colocar algumas plantas que não necessita de muita profundidade como a grama preta

Responder
Patricia Manhenti
Particular - há 7 anos

Ola Cleiton eu sou de Osasco pertinho de voce, fico feliz que tem como fazer este canteiro, tenho outras duvidas se voce puder me ajudar fico muito agradecida. Minha casa e de esquina e tem um declive, eu gostaria de plantas altas como por exemplo bambu, por ser decida nao sei se daria.

Grata

Luiza
Particular - há 7 anos

Sim, é possível! Mas se atente à profundidade que deve ser de no mínimo 30cm, por isso considere plantas com raizes pequenas. Se lembre também de considerar plantas que sejam resistentes ao calor, pois o piso da calçada vai estar exposto ao sol e pode elevar a temperatura da terra embaixo no seu canteiro. Para evitar o calor elevado, uma solução pode ser também o uso de argila expandida.

Além disso, lembre-se de impermeabilizar o seu canteiro se ele for rente ao muro, para não ter problemas futuros com infiltração.

Uma última dica é se você escolher plantas que não toleram muita água, considere uma saída para drenagem da água, nada muito complexo, um pequeno tubo deve resolver.

Boa sorte na sua reforma e se precisar de acompanhamento técnico, entre em contato!

João Augusto  Monaco Filho

Sim, desde que você aceite que o canteiro fique acima do nível da calçada e que as vegetações que serão plantadas sejam compatíveis com uma pequena profundidade de terra. Esta profundidade fica a seu critério, mas aconselho que no mínimo deve ser de 30 cm. Outra opção é colocar vasos.

Responder
Daniel Anderson dos Santos
Equipe Atitude 012 Construções E Manutenções (Taubaté, São Paulo) Equipe Atitude 012 Construções E Manutenções - há 7 anos

Sim da para fazer

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de paisagistas na sua região