Posso ter algum problema no ar condicionado por instalar um capacitor com maior valor?

Olá, tive que trocar o capacitor do motor do ventilador da unidade interna do meu ar condicionado pois o mesmo estava muito lento e sem variação de velocidades, o problema que o capacitor original era de 0,9uf a 370/400vac e só encontrei de 1,5uf a 450vac, fiz a instalação e voltou a funcionar normalmente, apenas com um leve aumento em todas as velocidades (já esperado). Minha dúvida é se posso ter algum problema futuro com o motor devido esta diferença na capacitancia? Obrigado

Posso ter algum problema futuro por instalar um capacitor com maior valor em um ventilador?

Posso ter algum problema no ar condicionado por instalar um capacitor com maior valor?

Olá, tive que trocar o capacitor do motor do ventilador da unidade interna do meu ar condicionado pois o mesmo estava muito lento e sem variação de velocidades, o problema que o capacitor original era de 0,9uf a 370/400vac e só encontrei de 1,5uf a 450vac, fiz a instalação e voltou a funcionar normalmente, apenas com um leve aumento em todas as velocidades (já esperado). Minha dúvida é se posso ter algum problema futuro com o motor devido esta diferença na capacitancia? Obrigado

Posso ter algum problema futuro por instalar um capacitor com maior valor em um ventilador?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 1
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 7 anos

Olha para algum teste poderá sim...

Mas para deixar funcionando não porque:

para movimentar um motor tem quer ter uma defasagem de uma das fases....

Imagina voce numa subida dirigindo seu carro, e voce precisa trocar de marcha e voce não usa a embreagem....

motor com um capacitor dimensionado maior ocorre a mesma coisa poderá ocorrer danos no enrolamento deste motor na parte mecânica poderá ocorrer desgaste nas peças sem contar na fiação que este motor estará ligado.

Ha picos e na partida e eletricamente isto não e bom...

Poderia aqui ser mais técnico falar do calculo ou fator de potencia mas acho que a dica e por exatamente igual ao modelo do fabricante.

Responder
Wilson Roberto
Wr Ar Condicionado (São Bernardo do Campo, São Paulo) Wr Ar Condicionado - há 7 anos

se o original e 0,9 uf ,porque vai alterar o nominal da maquina, se você colocar um 1,5 uf , você esta alterando a capacidade do motor, envolve no funcionamento da troca de calor do ambiente e forçando + o motor. tendo possibilidade de queima do mesmo.

Responder
Giancarlo Ramos
G1 Ar Condicionado (São Paulo Zona Norte, São Paulo) G1 Ar Condicionado - há 7 anos

Muito bom dia Sr. Fábio!

Todo capacitor tem uma tolerância +/- 5% ou +/- 10%, e deve ser respeitada!!

Valores para mais ou menos podem sim apresentar problemas, talves não de imediato, mas o motor vai apresentar problema em breve!!

Abraço e boa sorte!!

Responder
Joao Alberto Rocha
Instalacao E Manutencao De Ar Condicionado (Lorena, São Paulo) Instalacao E Manutencao De Ar Condicionado - há 7 anos

A substituição deve ser feita pelo mesmo valor , pois é um capacitor permanente ou seja pra mais vai alterar a rotação e vice , verce temos que substituir pelo o mesmo nunca pra mais e nunca pra menos vamos seguir o fabricante ok.

Responder
Robson  Martins Vitoriano
Consmavi Construções E Serviços (Campinas, São Paulo) Consmavi Construções E Serviços - há 7 anos

O mais indicado é o valor idêntico.

Valor maior ou menor podem acarretar danos ao equipamento.

Isso se dá na maioria de equipamentos elétricos.

O correto é sempre calcular o valor aproximado.

Na duvida ultilize um valor mais baixo.

O risco de danos é menor.

Oque pode acontecer é que,em curto periodo seja necessário a troca do capacitor novamente,devido ao trabalho forçado.

No caso de valor maior possivelmente a troca do ventilador que é bem mais caro.

Correndo risco de queima da placa ou outros componentes eletronicos.

Pois muitos dos componente,apesar de terem proteções individuais podem falhar e permitir correntes elevadas em outras partes do equipamento.

Responder
Carlos Eduardo
Le Tech Engenharia Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Le Tech Engenharia Ltda. - há 7 anos

Voce já instalou! O certo é trocar pelo mesmo valor, consultar o fabricante ou conferir no diagrama elétrico do aparelho. Se fosse um carro seria como trocar o pneu original por um que serve mais diferente, não se sabe o que vai resultar de bom ou ruim.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Em se tratando de capacitor de partida p motores, quanto mais proximo do indicado pelo fabricante melhor, porem uma variação pequena de 20 ou 30% para valores acima (ex: capacitor de .1 uf e tenção 300 vts) pode se usar outros valores que seja acima do exemplo sem prejudicar o motor. para que serve este capacitor? como o propio nome diz é um capacitor de partida ou seja auxilia o motor dar partida, em uf quer dizer o que o capacitor pode liberar de tenção acumulada na hora da partiida e o valor da tenção é o pico em que o capacitor aguenta dar a partida no motor sem extressar (furar - explodir). obrigado

Responder
Viarcond Ar Condicionado

Bom dia Fabio,

Depende, já fizemos trocas de capacitores e que eu saiba nunca houve problemas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região