Como saber qual Ar Condicionado comprar?

Atualmente vemos muitas pessoas com varias teorias se utilizarem até da experiência, para se calcular a Carga Térmica de um ambiente. Mas será que isso está correto? Qual seria a maneira correta de saber qual aparelho de Ar Condicionado Comprar? e quais os malefícios de se comprar um aparelho abaixo ou acima da capacidade ideal para meu ambiente?

Quer saber? comenta aqui!

Como saber qual Ar Condicionado comprar?

Atualmente vemos muitas pessoas com varias teorias se utilizarem até da experiência, para se calcular a Carga Térmica de um ambiente. Mas será que isso está correto? Qual seria a maneira correta de saber qual aparelho de Ar Condicionado Comprar? e quais os malefícios de se comprar um aparelho abaixo ou acima da capacidade ideal para meu ambiente?

Quer saber? comenta aqui!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 3
Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

Bom dia. Segue minha receita.

Para ambientes com pé direito <= 3,00:

BTUs = (área x 600) + (nº pessoas no ambiente * 600) + (nº de equipamentos que geram calor * 600) + (nº de portas e janelas * 600).

Para ambientes com pé direito > 3,00m, substitua a área pelo volume do ambiente.

Nos dois casos, se houver incidência de sol no ambiente através de portas ou janelas, deve-se adicionar 600 a 800 BTUs em função do nº de pontos de entrada de sol.

Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

[FÓRUM TÉCNICO DE CLIMATIZAÇÃO] - RESPOSTA

Conforme assinalado em algumas respostas acima, segue nossa resposta a este Tema:

Foram levantadas 3 questões sendo estas:

1- Esta correto a maneira com que os cálculos de climatização estão sendo feitos?

R: Definitivamente não. A questão é que não existem receitas de bolo para que possamos chegar a um numero preciso de carga térmica de um ambiente. Então como se deve fazer?

2- Qual seria a maneira correta de saber qual aparelho de Ar Condicionado Comprar?

R: Vamos começar lá de trás....Segundo a Termodinâmica Básica, não existe a palavra FRIO, sendo o frio a AUSÊNCIA DE CALOR. Desta forma, chegamos a conclusão de que o calculo a ser feito é de Carga Térmica a ser combatida no ambiente, sendo esta Retirada do Ambiente.

Para se combater este calor necessitamos primeiro saber quais fontes de calor necessitam ser combatidas em conjunto com os demais itens que devem ser considerados, sendo estes:

- Volume do ambiente (Área x Pé-Direito);

- O calor gerado pelas pessoas que ocupam o ambiente;

- O perfil de ocupação hora a hora do ambiente;

- O calor gerado através do Ar Exterior de Renovação injetado no ambiente (Este exigido por norma - ABNT NBR 16401, anexos 1, 2 e 3);

- O Calor gerado pela Iluminação do ambiente;

- O Calor Gerado pelos equipamentos inseridos no ambiente;

- Outras fontes de calor constantes no ambiente;

- Orientação Geográfica e Cartesiana do ambiente (Localidade e orientação das fachadas do ambiente);

- A presença de Vidros no ambiente (tendo este que ser analisado a presença de filme, SC do vidro, Transmissibilidade, Reflexibilidade e Condutividade);

- A presença de Transmissões de Calor provenientes do Teto, Piso ou Parede do ambiente. Levando-se em consideração se este Teto, Piso ou Parede estão voltados para ambientes externos ou internos e

- O tipo de material que é feito as paredes e tetos do ambiente (Ex.: Concreto, Tijolo e etc).

Desta forma, será que sua planilha ou cálculo considera estes itens? Se não sugerimos avaliar estas questões, pois estes são fatores importantes para que possamos chegar a um número mais preciso de Carga Térmica. E isto nos leva a 3ª questão...

3- Quais os malefícios de se comprar um aparelho abaixo ou acima da capacidade ideal para meu ambiente (ou seja, porque se obter esse número preciso de Carga Térmica)?

R: A Engenharia do Ar Condicionado visa sempre obter um equipamento com o menor custo possível que possa atender nossa demanda com o máximo de performance. Ou seja, visa extrair o melhor do seu aparelho com um custo de aquisição baixo e uma boa performance que vai te trazer uma vida longa do aparelho e o menor custo de energia elétrica possível.

Desta forma, obtendo este número preciso, podemos analisar todos os dados necessários para o correto dimensionamento de seu equipamento e o livrar de um mau dimensionamento, que acarretará num equipamento maior, mais caro e com maior consumo elétrico.

* Não buscamos aqui ofender a visão de nenhuma outra empresa, apenas preservar as boas práticas empregadas pelo setor HVAC.

Atenciosamente.

Corpo de Engenharia Segmentar Climatização Ltda.

Responder
Antonio
Particular - há 6 anos

Concordo c/ o Luan qdo. disse que não há uma receita de bolo. Existem muitas variáveis e parece que nem os projetistas as consideram corretamente. Como orçamentista e construtor trabalhei um bom tempo no seguimento de lojas. Sempre considerei 1 TR por cada 20 m² de área, logicamente c/ pé direito de até 4 m. Obras em regiões muito quente, baixava p/ 1 TR a cada 15 m². Porém isso é muito empírico. Já fiz loja c/ projeto de ar condionado e a loja "fervia", pois não foi considerado a carga térmica -muito alta- de iluminação da vitrine. Já fiz loja onde considerou-se apenas a área de vendas na climatização do ambiente e a área de estoque fervia, sendo o retorno do ar que passava pelo estoque uma forma de aliviar a caloria p/ os funcionários estoquistas. Enfim, como orçamentistas - e num país onde o cliente não gosta de pagar por bons projetos, e, imediatista, ele não entende que qualidade, durabilidade e valorização do seu bem, passa necessáriamente por bons projetos - somos obrigados a orçar e até executar baseado em definições empíricas. Desculpem, se pareceu um desabafo. Espero ter ajudado.

Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

Obrigado por sua contribuição neste Fórum Técnico Sr. Antônio Carlos.

Realmente este é um assunto bem polêmico, visto que existem muitas variáveis envolvidas. Cada caso é um caso completamente novo e com variáveis próprias que refletem a identidade do ambiente.

Elisangela Santos
SJ Reformas e Construções (São Paulo Zona Norte, São Paulo) SJ Reformas e Construções - há 6 anos

depende do movimento do ambiente e pra que vc vai usar mas ha sites que calculam por pessoas e loca

Responder
Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

Obrigado por sua contribuição neste Fórum Técnico SJ Designer. Recomendamos a utilização de programas de Engenharia específicos que tem valores de licenças bem acessíveis e que ao final dos cálculos fornecem todas as informações necessárias para um bom dimensionamento.

Renilson Silva
Rf Cold (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Rf Cold - há 6 anos

Deverá ser avaliado a carga térmica do local levando em consideração a metragem quadrada do ambiente, números de pessoas, tipo de iluminação e quantidade de aparelhos eletrônicos, para se obter um boa escolha do aparelho.

Responder
Ricardo Magalhaes

Desenvolvemos uma planilha que faz o calculo instantaneamente de ambientes de 1 até 1000 m2. Basta informar alguns dados do local. Se quiser adquirir custa 300.

Responder
Augusto Gomes
A.V.W Comercial (São Paulo Zona Norte, São Paulo) A.V.W Comercial - há 6 anos

Boa tarde chamando um especialista ou um instalador para fazer o calcular carga térmica do local.

Responder
Danilo Felício
Danilo Ar (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Danilo Ar - há 6 anos

Tem que levar em conta também a quantidade de pessoas que se concentra nesse local...

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer o dimensionamento adequado para o ambiente; Se for abaixo da necessidade não será suficiente para climatizar o ambiente, e se for acima irá ter maior consumo desnecessario...

A disposição;

Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

Scala Técnica ficamos honrados também que possam participar destes "Fórum de Discussão". Estas causas são realmente reflexo de uma mal dimensionamento do sistema. Por isso a importância de se fazer um cálculo de Carga Térmica CORRETO.

Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

WGARCONDICIONADO não entendi a quem foi direcionada a sua resposta. Lembro que este é um "Fórum de Discussão" para tratarmos assuntos concernentes a nossa especialidade. A Segmentar Climatização conta com corpo técnico qualificado (Engenheiros e Técnicos) e certificado pelo CREA-RJ, tendo mais de 10 anos de experiencia na área de Climatização, Ventilação e Exaustão Mecânica. Pedimos que por favor, contribua com sua experiencia neste Fórum e conte-nos o que acha sobre o tema discuto acima.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região