Deixar o carregador no celular na tomada consome energia?

Me disseram que deixar o carregador do celular na tomada sem estar carregando gasta energia. É verdade ou mentira?

Deixar o carregador no celular na tomada consome energia?

Me disseram que deixar o carregador do celular na tomada sem estar carregando gasta energia. É verdade ou mentira?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 4
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 7 anos

Amigo.

Todo transformador de energia consome energia quando em vazio. As perdas em vazio de um transformador tendem a ser

De 3 a 5% da sua potência nominal. Podendo ser menos. Peguemos por exemplo um carregador de celular convencional que tem potência de 5W, seu consumo em vazio será de 0,25W por hora que ficar na tomada. Um kWh custando R$1,00 você teria um custo mensal de R$0,18 por mês que deixar ele na tomada o tempo todo. Ou seja. É mais provável que você danifique o carregador no tira e põe se tirar toda vez que carregar. Se considerar que um carregador original de iPhone custa R$129,00, A sua economia será muito mal feita pois precisaria de 716 meses de Economia pra pagar esse carregador.

Resumindo: se o seu carrregador não é um chingling e é de fabricante de confiança, deixe-o na tomada que vai sair mais barato e cômodo.

Ps: não Deixe carregador xingling na tomada. Esse carregador pode estourar tanto em vazio quanto quando carregando seu celular.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Consome. Pouco mas consome. O ideal é após terminar a carga do celular retirá-lo da tomada. Mas existem economias porcas. Nunca deixe seu celular com carga muito baixa, pois isso estraga a bateria de LI-ION. É preferível se possível colocar o celular para carregar assim que o mesmo ficar com a carga abaixo de 30% para preserva-la. Caso ele por esquecimento fique ligado ao carregador na tomada após a bateria atingir 100%, os bons carregadores entram em stand-by, parando de carregar o celular. Mas é melhor várias cargas curtas que uma longa, pois quando a bateria está muito descarregada, ao carregar ela aquece muito, e o calor é inimigo deste tipo de bateria.

Responder
Carlos

Quaisquer fontes, sejam as que utilizam transformadores, sejam as fontes chaveadas, quando aumenta a demanda de potência elétrica na saída da fonte, aumenta a demanda de potência elétrica na entrada. Então, quando na saída de uma fonte há uma "carga", isto é, um dispositivo que ABSORVE potência (como por exemplo a bateria de um celular), o consumo da fonte aumenta.

Quando uma fonte está com a saída aberta, isto é, nada ligado na saída (neste caso, quando o aparelho celular não estiver conectado nele), há um pequeno consumo de potência pela fonte, normalmente desprezível frente ao consumo quando alimenta a "carga". Assim sendo, há um PEQUENO consumo de potência mesmo quando o aparelho celular não estiver conectado ao carregador, desprezível frente ao consumo que acontece quando o aparelho celular está conectado.

A quantidade de energia elétrica consumida em uma hora por um carregador de fato carregando a bateria de um aparelho celular é equivalente à quantidade de energia consumida em apenas quatro segundos de um chuveiro elétrico em operação. E se apenas o carregador estiver conectado à tomada, desligado do aparelho celular, o consumo em uma hora equivale ao consumo de um chuveiro elétrico em menos de UM segundo de operação.

Responder
Thiago L. Siqueira
Tgs Construções (Serra, Espírito Santo) Tgs Construções - há 7 anos

Dispositivos como micro-ondas, televisores e carregadores de bateria gastam energia mesmo quando estão no modo stand-by ou plugados na tomada. A maioria das pessoas sabe disso, mas às vezes não tem noção do quanto seu consumo pesa na conta. Tomemos como exemplo um carregador de celular, aparentemente inofensivo.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região