Como solucionar problema de alagamento em uma casa que fica abaixo do nível da rua?

Boa tarde, moro em um sobrado que fica bem abaixo no nível da rua. É uma casa antiga, uma das primeiras a serem construídas na rua, época em que o local ainda não havia sido pavimentado. O andar térreo, quando chove forte, fica minando muita água do piso, chegando a cubrí-lo quase 5 cm. Já me deram a opção de fazer uma drenagem, porém minha casa não tem corredor externo. Além disso, o escoamento da água da chuva é muito lento. A rua fica muito cheia d'àgua. As manilhas da rede esgoto são pequenas e ficam cheias. Com isso, acho que a drenagem não funcionaria porque a água do tubo corrugado não teria lugar para escoar. Pensei em aumentar o nível do piso, mas o pé direito já é pequeno (2,52 m) e com o aumento do nível do piso ficaria menor ainda, pois o nível do piso teria que ser aumentado em 20 cm para a casa ficar no mesmo nível da rua. Preciso urgentemente de uma orientação técnica para acabar com este problema.

Como solucionar problema de alagamento em uma casa que fica abaixo do nível da rua?

Boa tarde, moro em um sobrado que fica bem abaixo no nível da rua. É uma casa antiga, uma das primeiras a serem construídas na rua, época em que o local ainda não havia sido pavimentado. O andar térreo, quando chove forte, fica minando muita água do piso, chegando a cubrí-lo quase 5 cm. Já me deram a opção de fazer uma drenagem, porém minha casa não tem corredor externo. Além disso, o escoamento da água da chuva é muito lento. A rua fica muito cheia d'àgua. As manilhas da rede esgoto são pequenas e ficam cheias. Com isso, acho que a drenagem não funcionaria porque a água do tubo corrugado não teria lugar para escoar. Pensei em aumentar o nível do piso, mas o pé direito já é pequeno (2,52 m) e com o aumento do nível do piso ficaria menor ainda, pois o nível do piso teria que ser aumentado em 20 cm para a casa ficar no mesmo nível da rua. Preciso urgentemente de uma orientação técnica para acabar com este problema.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 3
Wallace Barbosa de Souza
Concretiza Construtora E Engenharia Ltda - Epp (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Concretiza Construtora E Engenharia Ltda - Epp - há 7 anos

Se sua casa é bem abaixo do nível da rua, uma possível solução seria, coloque um escoadouro com grade para não obstruir a passagem, e direcione a tubulação para algum local que poça ser feito esse desague, como por exemplo: passar a tubulação no terreno do vizinho de baixo ou de traz ate uma sarjeta próxima. As tubulações precisam ser de diâmetro minimo de 75,00mm para um bom escoamento.

Responder
Gilberto Gomes De Carvalho

bom dia.

Você tem mesmo um problema chato. A drenagem é sim a solução, mas você precisa encontrar um jeito de levar esta água naturalmente (com a força da gravidade) "ladeira abaixo" ! É difícil opinar sem uma visita técnica, mas o caminho é buscar uma SERVIDÃO pelo imóvel aos fundos de sua casa. Não é simples, será preciso negociar com seu vizinho mas é uma solução definitiva e que não depende de instalações que requerem manutenção constante (bombas). Lmebro que você não deve nem pode ligar a rede de águas pluviais a rede de esgotos, assim como não pode nem deve ligar a rede de esgotos à rede de águas pluviais. A elevação do piso resolve parcialmente o problema, apenas deixará seu piso seco quando a chuva não for tão forte.

boa sorte e se ficar com dúvidas não exite em perguntar mais.

giba gomes

Responder
Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 7 anos

O ideal é você fazer o poço onde colocaria uma bomba! Toda água que entrasse na casa cairia para o poço e através da bomba essa água seria recalcada para a rua onde há a drenagem pluvial. Existe recuo frontal na Obra? Faz-se uma canaleta jogando a água para o poço e do poço recalca.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Faça um poço de recalque e coloque bomba suficiente para suprir a vasão necessaria... prefira a sapo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ana
Particular - há 5 anos

Amigo, já que sua casa é anterior à pavimentação da rua, me parece que a Prefeitura deve responder por isso. Peça orientação a um Engenheiro que possa visitar o local e te dar uma posição mais precisa. A Prefeitura tem maquinário e pessoal capacitado, eles fariam o trabalho rapidamente e sem custos, já que o problema foi causado pela reestruturação da via pública. Isso deve ser verificado com muito cuidado pra saber se não estaria afetando tb a parte estrutural do seu imóvel. A água por cima nos prejudica, mas a água por baixo é perigosa e traiçoeira. Boa sorte aí.

Francis Chagas
Particular - há 5 anos

Eu também tenho esse mesmo problema. Um vizinho fez algo que deu certo, porém a casa dele é de 1 andar só. Ele elevou todo o nível da casa. Ele quebrou o teto, elevou o teto (fez uma nova laje mais alta), e depois elevou o piso. A casa toda ficou 1 metro acima do nível da rua. Nunca mais entrou água na casa dele. Eu queria muito fazer o mesmo na minha casa, porém a minha é um duplex e não sei se é possível quebrar o teto do 2º andar, elevar e depois quebrar o teto do 1º andar (que é o piso do 2°), elevar e, por fim, elevar o piso (chão) da casa. Meu sonho seria conseguir fazer isso.

Delleon
Particular - há 6 anos

Sou estudando de mecatrônica e estou fazendo um projeto com meus colegas para as casa que estão abaixa do nível a rua.

E um projeto de bombeamento, onde vai exitem dois sensores o primeiro avisara que a água esta subindo, o segundo mandara um aviso pra o celular do proprietário da casa avisando que a água esta em um nível crítico e precisa ligar o sistema de bombeamento para a retirada, caso o o sistema não for acionado, depois de um determinado tempo a bomba ligara automaticamente, vai ter um reservatório pra onde essa aguá estará sendo utilizada depois, caso venha encher esse reservatório, vai existir outro sensor que vai desviar a água para a rua.

Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Endossando as respostas dos colegas acima, aconselho você como primeira alternativa, verificar a possibilidade do escoamento natural no sentido do declive no seu terreno, provavelmente precisará da anuência do seu vizinho. Caso não será possível, você tem a opção da instalação do sistema para fazer o recalque dessas águas.

Outra opção também seria a execução do sistema de "Infiltração forçada", uma técnica muito eficaz, porém deve ser bem avaliado e dimensionado pois não funciona com grandes vazões.