Casa com estribo de plástico é segura?

Minha casa é um sobrado. A parte inferior tem estribos de ferro. Descobri que a parte de cima, construída anos depois, tem pilares e vigas feitas com estribos de plástico. A casa tem 6 por 8, com telhado colônial, caixa d'água e laje também na parte superior. A parte de cima já tem sete anos e não possui trincas e nem rachaduras. Devo ficar preocupado ? Necessário um reforço na piso superior? Agradeço

Casa com estribo de plástico é segura?

Minha casa é um sobrado. A parte inferior tem estribos de ferro. Descobri que a parte de cima, construída anos depois, tem pilares e vigas feitas com estribos de plástico. A casa tem 6 por 8, com telhado colônial, caixa d'água e laje também na parte superior. A parte de cima já tem sete anos e não possui trincas e nem rachaduras. Devo ficar preocupado ? Necessário um reforço na piso superior? Agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Richard Sena
Politech - Projetos e Consultoria ltda (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Politech - Projetos e Consultoria ltda - há 2 meses

Boa tarde Marlon. Meu nome é Richard Sena e sou engenheiro da Politech Projetos e Consultoria. Para responder sua pergunta é importante que entenda primeiro a função dos estribos.

Eles servem fundamentalmente para duas funções, a primeira poder prover um ponto de fixação para as barras de aço longitudinais da armadura, ou seja, permitir que possam ser fixados os vergalhões de maneira que possam manter sua posição na armadura e consequentemente dentro do elemento estrutural como uma viga ou um pilar.

A outra função é resistir a um tipo de esforço que chamamos de esforço cortante, este dá origem à uma tensão no interior do elemento estrutural, a tensão cisalhante. Este tipo de tensão geralmente se desenvolve em um ângulo de 45º transversalmente à viga e é função dos estribos resistirem à sua ação. Caso haja uma quantidade insuficiente de estribos, a viga pode desenvolver fissuras que podem abrir e se tornar trincas, rachaduras ou até mesmo levar à ruína da viga.

Apesar de só ter enumerado as duas funções anteriores, os estribos podem ainda ser importantes na resistência dos pilares à flambagem, uma falha que em geral só é encontrada em elementos muito carregados em estruturas maiores como prédios ou obras de infraestrutura como viadutos e pontes e certamente não esperamos encontrar em uma obra residencial como a sua.

Então podemos dizer que os estribos têm sim uma função estrutural importante e que a falta deles ou a presença de estribos inadequados ou em pequena quantidade pode ser perigoso.

Um estudo esperimental desenvolvido em 2019 pelo, na época, aluno do curso de engenharia civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Lucas Henrique Perin, demonstrou através de experimentos que os estribos de plástico não apresentam resistência comparável aos estribos de aço, sua conclusão foi a seguinte:

" Os resultados obtidos mostram que os estribos de plástico não substituem os estribos de aço com a mesma eficiência. As vigas armadas com estribos de plástico tiveram capacidade resistente consideravelmente inferior àquelas armadas com estribos de

aço, se comportando semelhante a vigas sem armadura transversal. Entretanto, seu uso pode ser conveniente em elementos estruturais com esforços cortantes compatíveis com a resistência do plástico, ou em elementos que remetem a taxas de armadura transversal mínima."

Portanto, estes estribos não são seguros em elementos que tenham a necessidade de resistir à tensões cisalhantes significativas.

No seu caso, como sua casa não apresenta nenhum sinal de estar tendo problemas estruturais, uma vez que não possui trincas ou deformações observáveis, não parece haver motivos para maiores preocupações mas os estribos de plástico são relativamente novos e há pouca pesquisa e histórico de seu uso. Portanto há muita coisa que não pode ser respondida.

Se estiver se sentindo inseguro pode ser interessante que peça a visita de um engenheiro da sua região para avaliar a sua casa e eventualmente acompanhar algum sinal que possa ser detectado.

Espero ter ajudado, atenciosamente, Richard Sena.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 meses

Boa tarde, acredito que sua residência se não estiver com trincas e não tem intenção de construir outro pavimento não tem problema.

Mas se for o caso de querer uma nova construção chame um engenheiro calculista.

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: por um periodo alguns construtores utilizaram esse estribo de plastico, porém devido a falta de normatização foi abandonado; se não apresenta nenhuma patologia negativa, não tem o que se preocupar no momento

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Marlon
Particular - há 2 meses

Boa noite. Desculpe a demora, mas agradeço a sua resposta a atenção. Essa empresa é show, sempre respondendo as dúvidas dos usuários. Parabéns. Obrigado

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de engenheiros na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.