Devo fazer colunas no restante da casa por garantia ?

Olá, minha casa tem 140m² com laje inclinada, gesso e telha romana. Ela é toda construída com tijolos de oito furos e só tem colunas no terraço em L. O maior cômodo mede 3x3. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia ?

Um abraço.

Devo fazer colunas no restante da casa por garantia ?

Olá, minha casa tem 140m² com laje inclinada, gesso e telha romana. Ela é toda construída com tijolos de oito furos e só tem colunas no terraço em L. O maior cômodo mede 3x3. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia ?

Um abraço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Gilmar  meneses
Particular - há 5 anos

As questões voltadas para projetos de estrutura devem ser respondidas a partir de dois pontos básicos: as cargas totais da edificação e sua base de sustentação.

Pode se considerar, no seu caso em particular, que após 10 anos de vida útil da casa, sem apresentar fissuras, rachaduras ou quaisquer outras patologias que indiquem estresse das paredes, você não tenha problemas estruturais.

Observe os pisos, para ver se existe afundamento ou trincas, por exemplo, o que indicaria algum tipo de recalque do solo.

Para uma avaliação efetiva é necessária uma vistoria técnica no local. Um conselho prático: não acrescente nenhum peso adicional sobre a laje.

Espero ter ajudado!

Particular - há 5 anos

R: Antigamente, se fazia com bloco amarrado... se não teve trinca até o momento, significa que a base foi bem executada... acho que não necessitaria, porque os comodos são pequenos, mas por norma deveria ter...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Hélio Almeida

É possível reforçar os apoios com estruturas metálicas.

Não recomendo elementos de concreto pela dificuldade na integração dos das estruturas.

O posicionamento dependerá de uma avaliação da configuração global da estrutura.

Responder
Lauro Porto
Laurport Design Reformas E Decoraçoes Ltda (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Laurport Design Reformas E Decoraçoes Ltda - há 5 anos

Sugiro uma consulta a um Eng. Calculista, ele vai atender você e com certeza irá resolver esse assunto, que é mais complexo, pois a de se averiguar várias situações e futuras projeções.

Bom dia