Quais são os direitos de privacidade de uma casa?

Construíram um prédio de quatro andares ao lado da minha casa de praia. Com isso, perdi totalmente a privacidade de minha área de lazer, pois tenho agora seis sacadas de quartos sobre a piscina, além de perder a ventilação e o sol da manhã que e sem dúvida é o melhor. Perdi também a privacidade de um dos quartos. Não tem como levantar muro, pois trata-se de um prédio. Creio que o projeto foi aprovado pela prefeitura, mas onde esta o meu direito a privacidade? Alguma sugestão?

Quais são os direitos de privacidade de uma casa?

Construíram um prédio de quatro andares ao lado da minha casa de praia. Com isso, perdi totalmente a privacidade de minha área de lazer, pois tenho agora seis sacadas de quartos sobre a piscina, além de perder a ventilação e o sol da manhã que e sem dúvida é o melhor. Perdi também a privacidade de um dos quartos. Não tem como levantar muro, pois trata-se de um prédio. Creio que o projeto foi aprovado pela prefeitura, mas onde esta o meu direito a privacidade? Alguma sugestão?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Dario Esteves
D&eng Consultoria E Serviços (Santo André, São Paulo) D&eng Consultoria E Serviços - há 5 anos

Primeiro preciso avaliar o local, mas acredito que a questão que ultrapassou o muro de divisa, assim seus vizinhos conseguem visualizar seu quintal.

Pode ter algumas soluções práticas, colocando algumas barreiras visuais: Fazer uma cobertura, colocar Plantas e dependendo até elevar o muro. Além de dar uma solução, pode valorizar seu imóvel.

Solução existe, mas tenho que avaliar o local primeiro.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Infelizmente não tem nada a fazer... a prefeitura e os demais orgãos permitiram... isso é o problema dos locais com maior procura demografica...

A disposição;

Consilio Associados Malheiros

Olá Dayse, neste caso seria difícil você ter uma mudança no local onde estão as sacadas e outras áreas do prédio já construído. No caso uma proposta para um aumento de privacidade, se possível colocar uma cobertura translúcida, opaca, jateado, fosco ou com outro tipo de interferencia visual. Escolha um que ainda permita a passagem de iluminação e ventilação natural. Caso precise de mais ajuda nos sentiremos honrados em ajudar.

Atenciosamente.

Consilio Associados

5 fotos
Responder
KVF Engenharia Ltda-FERNANDO

Olha infelizmente nestes casos você não tem nenhuma chance de ter um ressarcimento ou benefícios em relação a construtora. E assim também vai ficar difícil você vender a sua casa por um preço alto devido a falta de privacidade, uma sugestão é ver a possibilidade de executar uma cobertura que te de luminosidade e ventilação próximo á divisa da sua casa com o edifício. Para diminuir a visualização da piscina e você ter de volta parte da privacidade.

Responder
Adilson
Particular - há 5 anos

Neste caso eu avaliei os outros comentários e cheguei a conclusão só resta vender a sua casa pois de nada vão fazer por você a lei nossa da brecha para tudo você já perdeu sua privacidade só resta se mudar ou plantar árvores em sua volta para. Tampa r a visão de Sima ok boa noite se e que tem

Searom Engenharia e Construção

A situação realmente não é favorável para você, mas adianto que nada vai ter a fazer. Se a região em que sua casa está localizada tem precedentes pra construções verticais.

Mesmo que exista irregularidade (falta de registro ou inconsistências) na construção, uma vez que está construído e habitado, no máximo a construtora paga uma multa e algumas taxas irrisórias e legaliza a situação. Afinal é o direito de um (o seu) contra o direito de muitos (os moradores do condomínio).

Responder
Hernando
Trieng. (São Bernardo do Campo, São Paulo) Trieng. - há 5 anos

Sugiro que a Sr° procure mais informações na prefeitura, pois em questões de construções cada prefeitura tem suas próprias regras para novas edificações, assim conseguirá verificar se a construtora fez algo irregular e entrar em processo judicial.

Entre em contato que lhe Índico um advogado.

Espero ter ajudado