Casa de telha suportaria uma laje?

Tenho uma casa da caixa e as telhas estão rachadas mesmo tendo sido trocadas a menos de um ano pelo construtor e está com goteiras dentro de casa pelo forro de gesso.

Gostaria de retirar as telhas e bater uma laje para não ter mais problemas com telhas e gesso. Só tenho medo pois não sei a estrutura da casa, ainda mais por ser um sobrado. Como devo proceder pra ter certeza de que a casa suportaria? Faz dois anos que comprei a casa e não quero que a casa tenha problemas estruturais ou caia sei lá kkkk

Casa de telha suportaria uma laje?

Tenho uma casa da caixa e as telhas estão rachadas mesmo tendo sido trocadas a menos de um ano pelo construtor e está com goteiras dentro de casa pelo forro de gesso.

Gostaria de retirar as telhas e bater uma laje para não ter mais problemas com telhas e gesso. Só tenho medo pois não sei a estrutura da casa, ainda mais por ser um sobrado. Como devo proceder pra ter certeza de que a casa suportaria? Faz dois anos que comprei a casa e não quero que a casa tenha problemas estruturais ou caia sei lá kkkk

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Prezada,

Por lei, deveria ter sido repassado o "Manual do proprietário" na entrega das chaves da casa. No manual consta todas as recomendações, inclusive informações sobre o projeto estrutural.

Caso não consiga o manual, o que é provável infelizmente, deve ser contratado um profissional habilitado (Engenheiro civil ou arquiteto) para que possa analisar a estrutura local.

O profissional fará o estudo inverso, tentando determinar o projeto estrutural com base no que consta no local (Projeto de "as built"), sendo às vezes necessário "descacar" os pilares para verificar as dimensões tanto da fôrma como do aço utilizado em cada um, bem como realizar um teste de sondagem para verificar as possíveis fundações utilizadas no local (ou mesmo escavar ao redor da casa para verificar qual fundação foi utilizada).

É um trabalho minucioso, mas que vale cada centavo para evitar dor de cabeça.

Ah, uma outra solução bem mais leve, seria a troca do telhado, por um metálico "sanduíche", por exemplo. Acabaria com os problemas de goteira e a preocupação com o sobrepeso seria bem menor, tendo em vista que é mais leve que o telhado convencional.

Espero ter contribuído.

Particular - há 4 anos

R: Estrutura para suportar telha não suportaria uma laje... precisaria ser feito um reforço estrutural

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região