Por onde devo começar a reforma de um imóvel?

Tenho uma casa e gostaria de promover uma reforma e alguns ajustes nas disposições, por onde devo começar? O imóvel em questão esta disponível no site:

www.srimoveis.com.br/imoveis/sp/ubatuba/lagoinha/casa/2553814

Atenciosamente.

Por onde devo começar a reforma de um imóvel?

Tenho uma casa e gostaria de promover uma reforma e alguns ajustes nas disposições, por onde devo começar? O imóvel em questão esta disponível no site:

www.srimoveis.com.br/imoveis/sp/ubatuba/lagoinha/casa/2553814

Atenciosamente.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 2
Elisabeth Berlato
Elisabeth Berlato Arquitetura, Interiores E Paisagismo (São José dos Campos, São Paulo) Elisabeth Berlato Arquitetura, Interiores E Paisagismo - há 7 anos

Bem, primeiramente deve contratar um arquiteto para analisar tecnicamente problemas existentes e fazer um projeto que contemple esses dados e a real necessidade da família, modernizando os acabamentos e deixando as áreas mais arejadas e integradas. Feito isso, começamos a fazer um planejamento da obra, contratando pessoal e comprando os materiais necessários, evitando desperdícios de tempo e de dinheiro.

Responder
Paula Ferraz
Paula Ferraz Arquitetura (Paulínia, São Paulo) Paula Ferraz Arquitetura - há 7 anos

Olá Jair, boa noite.

Penso que você deve avaliar aquilo que mais lhe incomoda na casa um espaço do qual você gosta muito, mas não está lhe agradando. Um exemplo, você adora receber os amigos nos finais de semana pra fazer aquele churrasco com a galera e familiares, mas sua área gourmet não está legal. Então comece por ela, reforme esse ambiente que é tão importante para você. Lembrando que esse é apenas um exemplo. A reforma deve ser algo que irá trazer satisfação a todos que moram ali, e se todos estiverem de acordo, aí estará tudo OK. Espero ter ajudado.

Responder
Claudinei bispo
Particular - há 7 anos

boa noite a todos os amigos de profissão, através destas opiniões eu aprendo cada dia mais com as experiencias de cada profissional da área,não só na vida como nos trabalhos a gente nunca sabe tudo por isso que aprendemos coisas novas todos os dias,uma reforma necessita,um bom projeto feito por um profissional em cima daquilo que você deseja,para que o profissional e você fale a mesma linguagem,sendo assim o profissional vai lhe fornecer um bom orçamento para que ele possa cumprir com as obrigações com os seus colaboradores para que sua obra comesse e termine,o contratado fara um planejamento de execução da obra,se a residencia estiver vazia fica mais fácil de trabalhar,

Marcos de Jesus Santos
Particular - há 7 anos

Bom dia, francamente falando, para ser ter melhor proveito na reforma, e menor desperdício possível, e claro uma boa segurança, é indicado avaliação de Arquiteto ou engenheiro, elaboração de cronograma, prazo, valores, materiais, em fim, agora ser for algo mais barato, agenda-se uma visita de profissional do ramo, avalia-se tudo, elabora-se lista de materiais, cronograma, gasto aproximado, prazo e segue a reforma, observando sempre, se há habitação ou não no imóvel em questão

A disposição Att Marcos

Arq Jorge Tadashi
Tadashi Arquitetura E Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Tadashi Arquitetura E Engenharia - há 7 anos

Todos tem suas verdades e ponto de vista.Porém devemos ter bom senso e respeito com os colegas de profissão e principalmente com cliente.Bom colega, recomendo que avalie a verba que vc está disposto a investir na obra com cautela,se não sonho vira pesadelo.Tendo isso em foco.Disponibilize a sua verba em porcentagem para cada etapa,existem vários metodos e formula no mercado. Sou prático vou pela cotação que está no mercado. Peço a Atenção a doc para a regularização do imóvel através do projeto arquitetônico junto a prefeitura com acréscimo ou decréscimo de área ou simplesmente comunicação de obra. Requer um profissional habilitado e recolhimento da RRT ou ART e fixação da placa do profissional para evitar supresa desagradável de fiscalização através de denúncia, esta fase colocaria como prioridade. Mesmo que sua obra for pequena e se tiver dúvida consulte um profissional técnico da área por Job(trabalho) por etapa para gerar o quantitativo,calculo,dimencionamento e projeto executivo ex;Arquitetônico,mobiliário,lúminoteca,elétrica,hidráulica,estrutura,paisagismo.Um bom projeto vc economiza tempo e dinheiro Epiricamente planilhe as prioridades e as necessidades com a infra estrutura basicas água,esgoto,luz,telefônia,internet,cobertura,impermeabilizações e reforço estrutural. mudança de layout interno do imóvel através de quebra e remoção de alvernaria.Acabamentos troca de esquadrias e portas,aplicação de massa corrida ou textura e pintura.Pontos critícos da obra será necessário contratar um profissional habilitado ou pratico que possa avaliar seu empreendimento sem correr risco achismo. Engenharia é exata tudo existe uma norma e critério a ser seguida pelo profissional. Lembre se que o bem mais precioso é a sua familia que está dentro deste empreendimento.Que este local seja porto seguro sem risco. Boa Sorte e vmos luta pelo sonho.

Arq. Jorge Tadashi

Responder
Manoel Messias Rufino
Nel Novo-lar Pinturas E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Nel Novo-lar Pinturas E Reformas - há 7 anos

Jair Cleto depende da reforma a ser feita sempre nessa ordem tratar umidade depois dentro de casa parte elétrica e rebocos,depois a parte estética acabamento que é piso massa corrida e pintura, dos quartos dos fundos em direção à porta de saída da casa eu disponho de todos os profissionais que for preciso Atenciosamente Manoel Messias

Responder
Henrique Rizzi
Henrique Rizzi Arquitetura E Interiores (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Henrique Rizzi Arquitetura E Interiores - há 7 anos

Olá.

Primeiramente, seria contactar um arquiteto ou engenheiro, para o profissional avaliar o imóvel, no caso, a casa em Lagoinha.

Seguindo isso, ele conversaria com vc e a sua família para analisar as suas necessidades, e depois começar a realizar qualquer mudança na casa do senhor.

Muito obrigado pela atenção.

Responder
Aquiles Miyamoto
Vautec Arquitetura E Construção (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Vautec Arquitetura E Construção - há 7 anos

Primeiramente precisamos saber se a reforma é de revitalização e manutenção da edificação ou se a pretensão é intervir na arquitetura, com alteração de compartimentação, elementos construtivos, áreas e futuras ampliações.

Se o objetivo é apenas revitalizar e/ou reparar é necessário que se faça um levantamento/laudo completo das avarias e patologias construtivas existentes, uma lista com o grau de prioridades, a especificação dos materiais e serviços á serem empregados na reforma e um cronograma físico com o sequenciamento das tarefas a serem realizadas.

Se o objetivo é intervir na arquitetura da edificação é necessário que se faça um um estudo de viabilidade com a contratação de projeto para a reforma.

Em quaisquer dos casos recomendo que se procure sempre um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro).

Vautec Arquitetura e Construção

Responder
Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Bom dia Sr. Jair. Quando se fala em reforma de um imóvel a primeira coisa a ser feita pelo proprietário é fazer uma relação do que quer reformar ou substituir. Após isso, dependendo do que quer fazer, o ideal seria um projeto, pois como o sr. mencionou em AJUSTES NAS DISPOSIÇÕES acredito que haveria demolições. Após essa primeira etapa existira a necessidade de uma vistoria no imóvel para se levantar todos os pontos críticos para que a reforma em questão atenda suas necessidades. Aconselho a contratação de um arquiteto para elaboração do projeto e após chamar empresas capacitadas para a realização da vistoria e o fornecimento do orçamento. Caso seja uma reforma simples como por ex.: substituição de piso e revestimento, peças sanitárias, disposição de pia e pintura basta simplesmente chamar uma empresa para elaborar o orçamento. Espero ter contribuido

Willian Almeida de Oliveira
Willian Almeida Arquitetura E Urbanismo (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Willian Almeida Arquitetura E Urbanismo - há 7 anos

Bom dia!

Há um enorme engano aqui onde a maioria da a famosa "dica" de onde começar!

Sou arquiteto e partilho da opinião da minoria aqui, antes de qualquer coisa, quando se fala em obra, e contratar um profissional para desenvolver, apos algumas reuniões e com escopo montado, um bom projeto que surpreenda suas expectativas quanto a produto final e atenda as normas vigentes (segurança, acessibilidade e etc).

Somente apos ter em mãos o Projeto executivo é que se pensa em partir para etapa de execução, com isso você tem a noção exata de quanto tempo irá durar sua obra, quantitativo de materiais para evitar desperdício e principalmente com o físico-financeiro em mãos você terá noção de quanto realmente custará sua obra.

Se quiser um Orçamento e em caso de duvidas, por favor me avise.

Arqt° Willian Almeida

Responder
Oliveira Construcoes Civil Oliveira

1 fazer um levantamento de td q a nessecidade de reforma na casa assim q tiver td lista fazer um cronograma e começar sempre pelos pontos mais crítico deixando sempre o acabamento e pintura para o final mais cm se trata de reforma sempre fique atento pois pode a ver serviços extra q vão aparecendo no decorrer da obra

Responder
Reinaldo José B Manoel
Autônomo (Guarulhos, São Paulo) Autônomo - há 7 anos

Bom dia Jair. Antes do inicio da reforma você deve verificar se não existem problemas mais sérios na casa como vazamentos de telhados, hidráulicos ou problemas elétricos, alem de problemas estruturais (lajes ou vigas) que são problemas sérios e difíceis de resolver. Em seguida após o conserto ou verificação destas irregularidades, você pode fazer a revisão e conserto de trincas e reparos no revestimento, verificar o funcionamento das louças sanitárias e esquadrias, reparos no piso antes de começar a pintura. Caso necessite de orçamentos me contate que eu posso lhe ajudar.

Responder
Alex Sandro Neves
Particular - há 7 anos

Bom dia

Faço uso das palavras do Sr. Glauco Rocha uma boa reforma começa com avaliação de um

arquiteto ou engenheiro civil,os mesmos saberão os pontos críticos da reforma e também o quantitativo de material a ser gasto para não haver disperdicios,se precisar de avaliação ou projeto nosso escritório e na cidade de São Jose dos Campos

Sergio Louzas
Plano Geral Projetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Plano Geral Projetos - há 7 anos

Diante das respostas acima veja que não ha um consenso, mesmo se tratando de profissionais do ramo.

Sem falsa modestia todos estão "errados" uma boa reforma se começa a partir de um projeto. pois o mesmo vai detectar onde estara o inicio dos trabalhos de acordo com a expectativa tanto do propietario do imovel, disponibilidade de recursos e proffissionais empregados. caso queira discutir essa proposta a partir deste principio "vital" estamos a disposição.

Plano Geral Projetos

Responder
Nelio Ferreira Ramos
NF Acabamentos (Guararapes, São Paulo) NF Acabamentos - há 7 anos

bom eu começo pela estrutura com reforços e lacramento de trincas, depois telhado ,elétrica ,hidráulica portas venezianas , ai vou para o acabamento final reboco,revestimentos,pisos e por ultimo pintura.

para uma reforma durar bastante a parte da estrutura tem que ser muito bem feita , pois a obra já mostrou sua fraqueza , é só fazer com detalhes o reforço necessário .

Responder
Everton  Missias de Lima

Depende se a casa está habitada deve começar pelos dormitórios posteriormente por banheiros e cozinha. Caso não esteja habitada se preocupe sempre com coisas que venha antes do acabamento como um exemplo hidráulica, elétrica, gás e impermeabilizações de parede e tetos, o acabamento deve ser a última coisa a ser realizada não pode ter sujeira de obra grossa fique sempre atento a medidas e padrões muitos (picaretas) não segue padrões e tbm não pergunta ao dono como ele quer ou da uma opção quer fazer o mais fácil pra ele, proteja o serviço que já esteja pronto por que outras partes da obra pode danifica-lo. Obrigado

Responder
Pedro mendes
Lm-engenharia E Construcao (Guarulhos, São Paulo) Lm-engenharia E Construcao - há 7 anos

A boa reforma comeca nos pontos critics ou o mais urgent

Todavia de modo geral a reparacao comeca pela fundacao do imovel se a mesma se fizer necessaria.