Como levantar cômodo superior em casa geminada?

Tenho uma casa geminada que foi construída em 1978, e agora o meu vizinho está construindo, levantando cômodos superiores e está usando a “nossa” parede. Ocorre que por serem casas antigas, não tem colunas, pois não foram feitas para se tornarem sobrados. A minha casa já começou a apresentar rachaduras. Pergunto, esse vizinho não teria que construir uma parede paralela em toda extensão, e não utilizar a parede divisa das casas?

Como levantar cômodo superior em casa geminada?

Tenho uma casa geminada que foi construída em 1978, e agora o meu vizinho está construindo, levantando cômodos superiores e está usando a “nossa” parede. Ocorre que por serem casas antigas, não tem colunas, pois não foram feitas para se tornarem sobrados. A minha casa já começou a apresentar rachaduras. Pergunto, esse vizinho não teria que construir uma parede paralela em toda extensão, e não utilizar a parede divisa das casas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 9 meses

Boa tarde!

Contrate um engenheiro civil para fazer um laudo cautelar de vizinhança e assim garantir quaisquer danos à sua estrutura futuramente.

E acione a fiscalização do crea e da secretaria de obras da prefeitura local..

Ou simplesmente entre em acordo com seu vizinho e caso haja danos ele se comprometa a reparar...isto tudo registrado em cartório.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Keila, bom dia!

Todas as orientações são pertinentes, e eu acrescentaria que deve ser exigido Alvará de Obras, por parte da prefeitura, com Engenheiro responsável pela mesma através de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Casas geminas estruturalmente comportam-se com um bloco só. O correto seria uma analise estrutural da edificação para viabilizar a reforma.

Você pode acionar a prefeitura e contratar um eng. para fazer um relatório técnico da situação.

Segue fotos de um caso parecido com o seu.

Redes sociais 'engenheiro aécio'

3 fotos
Responder
Marcelo Langeani
Eng Marcelo Langeani (São José dos Campos, São Paulo) Eng Marcelo Langeani - há 9 meses

E importante que vc documente os problemas que estão aparecendo na sua residencia. Faça fotos, videos e deixe bem definido o tempo que isto esta ocorrendo. Estas informações serão uteis numa provável ação para reparação destes problemas.

Responder
Paulo Schiavon Carneiro

Ela não pode utilizar a parede que é comum e mais importante ainda, teria que fazer um projeto estrutural de reforço que iria interferir com a estrutura de sua casa. Denuncie a obra para a prefeitura, que irá exigir dele a apresentação de tal projeto ou você irá ter problemas no futuro próximo.

Responder
Edivaldo
Vieira Santos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Vieira Santos - há 9 meses

Bom dia. Sim esta pessoanteria que construir uma parede paralela a sua parede e reforçar a casa dele com fundação e pilares para não trazer sobrecarga na sua casa. Ele precisaria também ter Aprovação da Prefeitura Para esta obra. Você pode denunciar na defesa civil da sua cidade. Este é o primeiro passo.

Responder
Daniel dos Anjos Silva Dias
ALLDEBARAN SOLUCOES EM ENGENHARIA LTDA (São Paulo Zona Centro, São Paulo) ALLDEBARAN SOLUCOES EM ENGENHARIA LTDA - há 9 meses

Na verdade toda a edificação necessariamente deve ser realizada a análise estrutural, posterior a está análise são realizados os procedimentos de reforço, se for o caso, ou as adequações para suportar a acomodação das cargas. Conforme mencionado não houve está análise e com adição de novas cargas parte da estrutura está sofrendo os efeitos dessas novas cargas, que foram mal distribuídas. E para todos os efeitos o seu vizinho deve realizar as correções devidas para devolver a capacidade resistente das edificações.