Como deve ocorrer a reforma em casas geminadas?

Tenho uma casa, e ela é geminada. Ocorre que fui procurada pelo engenheiro da casa vizinha, informando que foi contratado para fazer uma reforma no imóvel, e irá fazer uma laje, pois o imóvel passada a ser sobrado. Passei no meu imóvel, e vi, que já foi mexido no telhado que temos em conjunto tb, antes do contato comigo. Pode isso?? E ficará para qual proprietário o muro que hoje dividimos?? Desde já agradeço a atenção, e o conhecimento técnico.

Como deve ocorrer a reforma em casas geminadas?

Tenho uma casa, e ela é geminada. Ocorre que fui procurada pelo engenheiro da casa vizinha, informando que foi contratado para fazer uma reforma no imóvel, e irá fazer uma laje, pois o imóvel passada a ser sobrado. Passei no meu imóvel, e vi, que já foi mexido no telhado que temos em conjunto tb, antes do contato comigo. Pode isso?? E ficará para qual proprietário o muro que hoje dividimos?? Desde já agradeço a atenção, e o conhecimento técnico.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Luis Brasil
Luis Brasil - Arquiteto (Juiz de Fora, Minas Gerais) Luis Brasil - Arquiteto - há 1 año

Olá Astrid a obra do seu vizinho deverá ser licenciada pela Prefeitura local através de projetos que demonstre a intensão da futura reforma. Fotografe a situação da obra e comunique a Prefeitura. Verificar o seu imóvel está regularizado na prefeitura e se existe processo de desmembramento do terreno. Caso não esteja, voce terá que regularizar. O engenheiro e o proprietário são responsáveis por qualquer dano no seu imóvel. Ligue para o CREA da sua região e peça uma fiscalização da obra. Se o conselho de classe detectar alguma irregularidade o seu vizinho será e a obra será embargada até que seja regularizada. Para o seu conhecimento a parede que divide os imóveis deverão ser mais grossas que as demais e com um tratamento acústico. Cuidado com a estruturação da laje para não comprometer a estrutura do seu imóvel.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

No código civil você encontra artigos que tratam da lei de vizinhança. Dá uma lida lá. Chame um Engenheiro para vistoriar seu imóvel e ver o que precisa ser feito do seu lado pra evitar problemas futuros. Se o muro de divisa estiver sobre os dois terrenos ele pertence aos dois proprietários, porém o sobrado não pode ser levantado sobre este muro de divisa( se for no meio dos lotes) a parede do sobrado precisa ser feita dentro do lote do seu vizinho. O ideal já é dividir corretamente estas casas.... você separar seu telhado do outro telhado ( fazer uma parede por dentro dividindo os dois.

A Laje do no novo imóvel não pode apoiar sobre o seu lado e o ideal é fazer uma vistoria com engenheiro antes e depois da obra pra ver se não surge alguma fissura ou outros problemas, pois estas obras em casa geminada são complicadas. Chame um engenheiro da sua região e ele vai saber te orientar...

Responder
Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 1 año

A reforma tem que estar devidamente autorizada pela prefeitura e registrada no CREA

No demais estará tudo bem pois o processo não pode interferir não sua residência lembrando que não a lei que o impeça desde que ele esteja autorizado pela prefeitura

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região