É realmente possível refazer sapata de casa já construída?

Olá! A minha casa está inclinando para 1 lado (fundo direito). Há um terreno vazio nesse lado direito da casa. O solo do bairro é um pouco instável pq quando passa carro pesado sentimos balançar um pouco. Portas abrem/fecham para esse lado sozinhas e água acumula nesse lado. Em algumas paredes há pequenas fissuras e quando ando em um dos quartos dá pra sentir perfeitamente a inclinação. Tenho medo da casa cair. Me informaram que só preciso refazer a sapata desse lado. É realmente possível refazer sapata de casa já construída? E é muito caro, tipo mais de 2.000,00 para um serviço bem feito? Aconselham fazer algo mais que a sapata pra dar sustentação na casa? Obrigada desde já! Fran. Obs. Procurarei engenheiro quando for realizar o conserto, mas estou procurando mais informações e opiniões.

É realmente possível refazer sapata de casa já construída?

Olá! A minha casa está inclinando para 1 lado (fundo direito). Há um terreno vazio nesse lado direito da casa. O solo do bairro é um pouco instável pq quando passa carro pesado sentimos balançar um pouco. Portas abrem/fecham para esse lado sozinhas e água acumula nesse lado. Em algumas paredes há pequenas fissuras e quando ando em um dos quartos dá pra sentir perfeitamente a inclinação. Tenho medo da casa cair. Me informaram que só preciso refazer a sapata desse lado. É realmente possível refazer sapata de casa já construída? E é muito caro, tipo mais de 2.000,00 para um serviço bem feito? Aconselham fazer algo mais que a sapata pra dar sustentação na casa? Obrigada desde já! Fran. Obs. Procurarei engenheiro quando for realizar o conserto, mas estou procurando mais informações e opiniões.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 3
Milton Diniz  Neto
PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS - há 5 anos

Prezada Francis.

Condições de fazer ou aumentar a sapata existe sim, entretanto está evidenciado que se faz necessário fazer uma sondagem no terreno para observarmos que tipo de material existe embaixo de sua residência, e então em função do resultado, se é possível determinar o que realmente deve ser feito para equacionar este problema de estabilidade.

Infelizmente tenho que ser claro consigo e de ante mão colocá-la a par que este serviço não é possível ser feito com apenas R$ 2.000,00.

Inicialmente, para fazer uma sondagem e um projeto estrutural para sanar seu problema, acredito que seja necessário uns R$ 6.000,00.

O valor da obra dependeria do resultado do estudo.

Aconselho a senhora pensar bem no seu patrimônio, porque ao meu ver, a situação é bastante preocupante.

Responder
Roberto Felix da Silva
RF Construções e Reformas (Belford Roxo, Rio de Janeiro) RF Construções e Reformas - há 5 anos

E POSSIVEL SIM... TEM QUE SER FEITO UMA ANALISE NO TERRENO E VER QUAL O GRAU DE UMIDADE DA TERRA PROXIMO A SAPATA AFETADA DEVERAR SER FEITO UM ESCORAMENTO RECARVAR A SAPATA E FAZER UM REFORÇO NA SAPATA EXISTENTE COM UMA DRENAGEM JOGANDO MAIS PROXIMO POSSIVEL

Responder
Juliano Guedes Arquitetura & Construções

É possível sim, pelo que percebi sua casa foi construida sem analisar as condições do solo. Não adianta colocar ferragem se o solo estiver em movimento. Imagina se passa um lençol freático embaixo. Podemos fazer uma visita no local com nossos engenheiros e iremos analisar o solo com sondagem e tomar as devidas providências estruturais para estabilidade da casa.

Na imagem, está um dos motivos de uma casa que ter afundado e aberto um monte de rachaduras. Como pode ver, é além de fazer uma simples sapata (vc vai gastar dinheiro com o pedreiro e o problema irá persistir)

Responder
Vanderson Naim Campelo
Nc Engenharia (Japeri, Rio de Janeiro) Nc Engenharia - há 5 anos

Boa noite Francis! Pelas suas informações, parte da sua estrutura está sofrendo recalque devido a instabilidade do solo, é possível saber a sapata em que ocorreu o recalque pela posição das rachaduras/fissuras nas paredes.

Você pode sim refazer uma outra sapata mesmo com a casa já construída, meu conselho como engenheiro é que você faça um reforço estrutural na sua fundação, e claro, com profissionais competentes, pois são vidas que estão em risco, caso a estrutura venha ao ponto de ruptura.

Abraços.

Responder
Sieyge Ricardo Bispo Santiago

BOA TARDE FRANCIS, SERIA IDEAL FAZER UM ESTUDO GEOTÉCNICO DO TERRENO PARA AVALIAR O SOLO E Á QUE PROFUNDIDADE ELE SE TORNA RESISTENTE ANTES DE CONSTRUIR OU FAZER QUALQUER COISA.

Responder
Rubens
Construtora Gera Investe Finança (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construtora Gera Investe Finança - há 5 anos

Bom dia amigo, sim e possível mas o que eu entendi do seu relato e que o melhor a fazer no momento e você chamar urgente a defesa civil do seu município, diga que a sua casa esta caindo,

Eles vão avaliar e lhe dar a melhor decisão a ser tomada, e gratuito, um abraço e nos colocamos a disposição att: Rubens Mereles de Oliveira

construtora gera investe finança incorporação e empreendimentos imobiliários LTDA.

Responder
Rogerio Santos Arcanjo

Sim e possivel sim; tem.que se feito um reforço estrutural apos a avaliação técnica, e na maioria de casos silmilares ao do sr, se obtém 100% de exito, portanto, no demore a buscar profissionais capacitados para solucionar o problema, boa sorte!!

Responder
Particular - há 5 anos

R: Deverá fazer brocas nas duas laterais do baldrame com profundidade suficiente para tal sustentação e fazer a interligação das duas brocas calçando a estrutura existente, dependendo do caso seria necessario um reforço estrutural na parte da laje...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Alexandro Santos silva

Sim e posivel porém o profissional de ir ao local para analisar o terreno pra saber que tipo te estrutura deve fazer