Como resolver problemas de obra com vizinhos?

Minha casa já estava construída aí o vizinho bateu uma laje encostada na minha parede tá humidecendo tudo pode isso sem fazer uma outra parede devo procurar quem pra tá olhando

Como resolver problemas de obra com vizinhos?

Minha casa já estava construída aí o vizinho bateu uma laje encostada na minha parede tá humidecendo tudo pode isso sem fazer uma outra parede devo procurar quem pra tá olhando

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

UENDEL GABRIEL GERMANO
Particular - há 4 anos

Boa tarde!

Em primeiro lugar precisamos definir quem realmente é dono do muro. Por decadas as construções era executadas de forma que os vizinhos dividiam os custos dos muros onde um fazia metada e outro metade, principalmente em casa de conjunto habitacional (COHAB). Com isso muitos pedreiros delimitavam a linha de divisa sobre um "meio termo" (digo isso porque fiz inúmeras regularizações de imoveis com esse problema) e assim a vida seguia.

Não sei qual o seu caso mas tanto você quanto seu vizinho, legalmente não poderia usar nenhum muro de divisa. Mas como não se faz fiscalização eficaz em quase nenhuma prefeitura, muitos usam o muro como forma de economia.

No seu caso o melhor a ser feito é:

- Se voce é realmente a construtora do muro e está dentro do seu limite de terreno (realmente dentro porque se voce adentrou 1 cm no terreno dele voce ja terá problema) voce pode resolver de forma amigavel pedindo para ele medidas de impermeabilização e ate mesmo colocar calha e rufos no local se necessario.

- Se foi ele o construtor do muro ou quem quer seja o responsavel pela construção (lembrando que estou me referindo em casos que foram feitos por meio de divisões), embora esteja errado usar o muro e esteja dentro do seu terreno, somente vias legais como muitos comentaram que é prefeitura e justiça.

Casos assim em que eu trabalho como perito e mediador eu sempre oriento o primeiro caso.

Iasmin Straobel
Iasmin Straobel Projetos (Lages, Santa Catarina) Iasmin Straobel Projetos - há 4 anos

Bom dia,

Seu vizinho não poderia ter utilizado seu muro sem sua prévia autorização.

Sugiro tentar primeiro conversar com o próprio vizinho, as vezes a situação pode ser resolvida de forma amigável. Caso não seja possível, procure a secretaria de planejamento, ou secretaria do meio ambiente do seu município e realize a denúncia. (o nome das secretarias é diferente em cada município, ligue para a prefeitura e se oriente qual secretaria é a responsável).

Em ultimo caso, se a prefeitura não resolver a situação, você pode recorrer a justiça. Uma forma mais econômica de resolver isso é via juizado especial.

** Em geral, todos que citei acima resolvem, mas demora bastante. Caso queira diminuir a umidade nesse meio tempo, procure alguém que faça impermeabilização.

Responder
Particular - há 4 anos

R: É obrigação de seu vizinho fazer as proteções para proteger seu imovel...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.