Casa nova com trincos no piso e parede

Estou com um grande problema, construí minha casa ha uns 3 anos, é uma sobrado coloquei piso em toda ela ha uns 6 meses, porem ainda não estou morando nela.

Ate uma semana atras não tinha nenhum trinco no piso da sala, agora esta trincado de fora a fora e uma parde da parede também esta trincado, piso porcelanato.

O local esta em um piso superior, existem bastante vigas de suporte, porem mesmo assim houve algum deslocamento ou cedeu em algum lugar, será que e possível reverter o caso fazendo novas vigas com sapatas ou seria arriscado ou existe alguma outra maneira de salvar minha casa ? obrigado.

Casa nova com trincos no piso e parede

Estou com um grande problema, construí minha casa ha uns 3 anos, é uma sobrado coloquei piso em toda ela ha uns 6 meses, porem ainda não estou morando nela.

Ate uma semana atras não tinha nenhum trinco no piso da sala, agora esta trincado de fora a fora e uma parde da parede também esta trincado, piso porcelanato.

O local esta em um piso superior, existem bastante vigas de suporte, porem mesmo assim houve algum deslocamento ou cedeu em algum lugar, será que e possível reverter o caso fazendo novas vigas com sapatas ou seria arriscado ou existe alguma outra maneira de salvar minha casa ? obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 5
Diogo Maretti
Particular - há 7 anos

Caro Fernando, pela descrição, é possivel dizer que houve sim algum recalque da estrutura causado, provavelmente, pelo sobrepeso do contrapiso + piso. Veja se as rachaduras nas paredes correm na diagonal aproximadamente a 45 graus de inclinação, se sim, fique atento pois poderá ser algo sério. Mesmo assim, aconselho que chame um Arquiteto ou Engenheiro Civil de confiança para que ele avalie pessoalmente o local, só assim ele poderá dar uma solução adequada. Boa sorte!

Fernando
Aliança Real Pintura E Acabamento Fino (Ribeirão Preto, São Paulo) Aliança Real Pintura E Acabamento Fino - há 7 anos

Fernando, sobre a parede, a forma de corrigir é o uso de um copolímero. Você encontrará bisnagas para aplicação conhecida também como selatrinca e vedatrinca.

Lembrando que a forma correta de uso do produto é aplicar generosamente até transbordar o produto na fissura, trinca, aguardar 15 minutos e depois raspar o excesso. Aguardar 24 horas para secar e depois emassear com massa corrida se for no interior ou se for no exterior massa acrílica.

Qualquer dúvida conte comigo, estou a sua disposição para oferecer os melhores serviços de pintura e acabamento fino.

. .
Particular - há 7 anos

Olá Fernando,

Qualquer procedimento, reforço ou conclusão sobre o que está acontecendo em sua casa, com base apenas no seu relato é extremamente precipitado.

O correto seria o contato com um profissional habilitado para uma visita in-loco.

Para maiores esclarecimentos, por favor, entre em contato comigo.

Att

Renan Pirez

Wagner
Particular - há 5 anos

Estou com esse problema aqui em casa, como resolver?

Wagner
Particular - há 5 anos

Ah.e no segundo andar,tem mais ou menos um ano que coloquei o porcelanato e um edificação nova.e agora a poucos esses pisos trancaram. Queria saber se posso troca los sem risco de acontecer de novo?

Marco Aurélio Gonçalves de Moraes

Fernando.Não dá pra tomar decisões somente com base nos relatos, é necessário analisar no local. São muitos os fatores que podem formar trinca em uma edificação.

Esconder uma trinca não resolve o problema. Procure um profissional competente.

Responder
Ana Átman
Particular - há 7 anos

Fernando, trica é estrutural. Ouça 3 engenheiros ou arquitetos. Se cada um disser coisas diferentes, ouça mais 3 até vc se sentir seguro com o diagnóstico. Se não resolveu ainda, poste fotos das trincas pra gente dar palpites aqui, ok? Abraço!

RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

Bom dia Fernando.

A explanação do Luiz Henrique Batista esta correta.

Procure um Engenheiro Civil com experiencia em Calculo Estrutural para uma melhor avaliação.

Responder
Luis Henrique Batista

Deveria ser de conhecimento público a importância da inspeção predial, milhares de moradores, administradoras e síndicos, não têm o mínimo conhecimento do que seja a inspeção estrutural predial. As pessoas tendem a se preocuparem com seus edifícios a partir de notícias de desabamentos sofridos em outros edifícios, desabamentos estes podendo ser parciais ou integrais. Toda inspeção predial gera um documento chamado de laudo estrutural, muitas pessoas confundem laudo estrutural sendo apenas a emissão da ART. A ART é a anotação de responsabilidade técnica do profissional habilitado pelo CREA e laudo estrutural é o estudo de todas as patologias que incidem na estrutura ou edificação mostrando suas origens, como proceder suas recuperações e avalizar as condições de segurança estrutural. As edificações quando apresentam sinais de patologias, tais como: desplacamento de revestimento, infiltrações, corrosão de armaduras, recalque das fundações, excesso de sobrecarga, erro de cálculo estrutural, falta de manutenção, reformas mal executadas, retirada de paredes estruturais, deformação de vigas, lajes e pilares, trincas, fissuras, dependendo do tamanho das mesmas são sinais que a edificação está sofrendo com algum tipo de esforço não levado em consideração nos cálculos ou que foram oriundas de erros de execução, reforma, uso e ou construção. O trabalho do profissional técnico é fazer todo levantamento das patologias e emitir laudo estrutural, sendo que neste laudo irá constar as origens destas patologias e como recuperá-las usando as técnicas mais modernas e atendendo todos padrões das normas nacionais e internacionais, em alguns casos mais graves é necessário que se faça a revisão do projeto estrutural para verificar possíveis erros de cálculo, desde as fundações.

Responder
Luiz Euvani Brasiliano
Lebmaodeobras (Fortaleza, Ceará) Lebmaodeobras - há 7 anos

Fernando

No caso das trincas do piso, só tem problema que leva acontecer isso, pelo o que eu vejo, ou você não impactou o chão antes de fazer o contra piso, ou não impactou o suficiente, pois todas as casas, ou sobrados, e prédios, o solo tem que ser impactado já logo depois de ter feito as colunas, isso tem que ser feito, por causa da comodação do imóvel.

sem esse processo alguns local debaixo do contra piso fica oúco, ok

Responder
Luiz Euvani Brasiliano
Lebmaodeobras (Fortaleza, Ceará) Lebmaodeobras - há 7 anos

Solução definitiva para acabar com as trincas de paredes e pisos.

Use Epóx ou Use reparox PI.

Pronto faça isso e ficara livre das trinca.

Tem outra forma também, você alagar a trinca até dez centímetros, e cavando o reboco ate o tijolo, ai, você vai encher com cimento cola, colocando uma tela perfurada como recheio, depois acaba de encher e faz o acabamento final, pronto assim você não terá mais mais problema com trinca.

Responder
Etevaldo Moreira
Shark Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Shark Construções - há 7 anos

Fernando sua casa tem as probabilidades de não estar condenada,pode haver a possibilidade de reforçar o estrutural da casa sem quebrar,fazendo todo reforço com ferros soldados,sobre as rachaduras na parede podemos sanar esse problema com fibra de vidro álcali resistente,agora o chão por ser porcelanato recomendo refazer todo piso com um massa superdimensionada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região