Mudar portas e janelas é alteração estrutural?

Comprei uma casa e em cim tem um apartamento. Gostaria de mudar as portas e janelas de lugar. Isso mexe com a estrutura do prédio? Como posso saber? E quanto custa uma alteração dessas?

Mudar portas e janelas é alteração estrutural?

Comprei uma casa e em cim tem um apartamento. Gostaria de mudar as portas e janelas de lugar. Isso mexe com a estrutura do prédio? Como posso saber? E quanto custa uma alteração dessas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 2 anos

Bom dia Lucia. A mudança das portas e das janelas podem sim alterar a estrutura da construção , se existem vergas e contra-vergas nas paredes, fica fácil a demolição; E as aberturas novas, não deve implicar na estrutura da casa. Contrate um engenheiro, é melhor fazer com orientação.

Responder
Hugo Ivano Mariotto Junior

Olá Lucia, sim alterar portas e janelas poderá ocorrer alteração estrutural da casa dependendo do tipo de estrutura que a casa possui. Recomendo chamar um profissional para avaliar esta alteração para que ele indique se há necessidade de reforços e como devem ser executados.

Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 2 anos

Bom dia Lucia. A mudança das portas e das janelas podem sim alterar a estrutura da construção , se existem vergas e contra-vergas nas paredes, fica fácil a demolição; E as aberturas novas, não deve implicar na estrutura da casa. Contrate um engenheiro, é melhor fazer com orientação.

4 fotos
Responder
Link & Jk Reformas RESIDENCIAL
Link & Jk Reformas (Mongaguá, São Paulo) Link & Jk Reformas - há 1 año

bom dia Sr,Lucia sim alterar portas e janelas poderá ocorrer alteração estrutural da casa dependendo do tipo de estrutura que a casa possui. Recomendo chamar um profissional para avaliar esta alteração ou Contrate um engenheiro, Para melhor fazer com orientação. segura

Responder
Link & Jk Reformas RESIDENCIAL
Link & Jk Reformas (Mongaguá, São Paulo) Link & Jk Reformas - há 2 anos

Olá.Boa Noite Sr Lucia Tudo Bem Olha Se For Substituir a Portas e Janelas Sem Mudar as Medidas dos Vãos, Não Altera Em Nada na Estrutura, Visto que a Esquadrias Não São Peças Que Compõe a Estrutura de Uma Edificação e São Colocadas no Final da Obra. Entretanto, Se For Alterar a Dimensões Dos Vãos, Deve Ser Avaliado Por Um Profissional Habilitado e Competente Nesta Aria e Quem Enteada Profissionalmente de Peso Calculo Estrutural.

3 fotos
Responder
Marcio Sander
Particular - há 2 anos

Olá. Se for substituir portas e janelas sem mudar as medidas dos vãos, não altera em nada na estrutura, visto que esquadrias não são peças que compõe a estrutura de uma edificação e são colocadas no final da obra. Entretanto, se for alterar dimensões dos vãos, deve ser avaliado por profissional habilitado.

Muro Engenharia & Arquitetura

Boa tarde! Para mudar portas e janelas é necessário que seja feita uma consulta a um engenheiro e emissão de ART para execução da obra. Em alguns casos é possível sim alterar o local de janelas e portas, desde que as paredes não sejam estruturais. De qualquer forma, recomendo que consulte um engenheiro para avaliar a situação.

Responder
Giann Freire
Giann Freire Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Giann Freire Arquitetura - há 2 anos

Bom dia Lucia!

Depende da estrutura utilizada na casa, se for alvenaria estrutural não pode.

Se for concreto armado, dá pra abrir esses vãos.

Pesquisa com quem te vendeu a casa. Geralmente tem um projeto e essas informações estão lá.