Existe o risco de uma casa construída sobre pilares cair?

Olá,

Estou comprando uma casa que foi construída sobre pilares (ao invés de aterro, a fizeram suspensa)

As colunas e vigas parecem estar amarradas corretamente, a dúvida é :

Existe risco dela cair?

Posso construir lavanderia neSta superfície subterrânea?

Desde já agradeço,

Rosane Pêgas

Existe o risco de uma casa construída sobre pilares cair?

Olá,

Estou comprando uma casa que foi construída sobre pilares (ao invés de aterro, a fizeram suspensa)

As colunas e vigas parecem estar amarradas corretamente, a dúvida é :

Existe risco dela cair?

Posso construir lavanderia neSta superfície subterrânea?

Desde já agradeço,

Rosane Pêgas

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 7 anos

Boa noite,

Uma estrutura em concreto armado pode cair por vários aspectos, por exemplo: ser executado sobre um solo não firme, sobrecarga, mal dimensionada, falha na execução, etc, lembrado que esse tipo de estrutura não cai de uma vez, ela primeiramente dá indícios que não está bem, como trincas ou rachaduras, pelo o que explicou ela só está feita em cima de pilares, se não houver nenhum desses erros que mencionei acima não há problema algum com ela e você pode fazer a lavanderia tranquilamente, mas claro isso deve ser analisado caso à caso, espero ter esclarecido, e fique a vontade para mais dúvidas!

Abraço

Eng Civil Bruno da Silva

Responder
Jose
JLP Engenharia (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) JLP Engenharia - há 7 anos

Toda e qualquer construção existente ou nova deve ser avaliada por um engenheiro civil especializado em estrutura. Caso você não tenha a planta de estrutura, os relatórios da sondagem e a memória do cálculo estrutural, aconselho procurar um profissional da área.

Responder
Fabio de Almeida de Oliveira
Fabio De Almeida De Oliveira (Pinhais, Paraná) Fabio De Almeida De Oliveira - há 7 anos

Todas as construções estão sujeitas à ruína. Para responder à sua pergunta seria necessário uma avaliação do projeto estrutural da construção em questão. Mas lhe adianto que o fato de simplesmente ter sido construída sobre pilotis não significa que estes riscos são maiores, e muito menos que tenha sido mal construída. Este tipo de construção pode ser tão seguro quanto uma que foi edificada sobre o aterro.

Responder
Luís Tadeu
ALPS Prestadora de Serviços Ltda (Quissamã, Rio de Janeiro) ALPS Prestadora de Serviços Ltda - há 7 anos

Boa tarde Munizesane, em primeiro, peça ao antigo dono a planta de construção ou descobrir onde foi registrada, em mãos, leve a um engenheiro de calculo de estrutura para ser feito um levantamento, ai voce tera certeza se foi feito estudo de solo e outros itens que só o engenheiro podera lhe responder.

Responder
Particular - há 7 anos

Boa tarde; Geralmente as casas que são construidas sobre pilares ou pilotis, possuem mais beneficios do que problemas; Este metodo é muito utilizado, quando possui alto custo de terraplenagem e muros de arrimo, ou mesmo quando há dificuldade de maquinarios nos locais; Se dimensionados por profissional habilitado pode ficar tranquilo; Aconselho sempre a pedir o calculo estrutural e a ART do engenheiro que projetou as estruturas, com isso possuirá a garantia e certeza do dimensionamento adequado; Geralmente esse tipo de construção é feito em sistema metalico que proporciona agilidade, praticidade e melhor custo beneficio; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

José Maurício Siqueira
José Maurício Siqueira - Engenheiro Civil (Paracambi, Rio de Janeiro) José Maurício Siqueira - Engenheiro Civil - há 7 anos

Não há risco SE as fundações, os pilares, vigas, lage e quaisquer outros elementos estruturais tiverem sido calculados prevendo as sobrecargas lançadas sobre os mesmos.

Não há como dizer do risco ou não, sem um exame do imóvel.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Rosane, bom dia!

Se os pilares e os demais elementos estruturais (fundação, vigas e laje) foram devidamente calculados e executados não há problema algum. Quanto a utilização do espaço inferior deve-se ter o cuidado com a remoção do solo, se houver, caso contrário também não vejo problemas. Se você que ter tranquilidade para construir neste espaço, consulte um engenheiro civil antes de iniciar.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Ferdinando Nunes

O risco é o mesmo de uma casa convencional, pois a sem ver não tenho como afirmar nada. Acredito que vc entenda isso. Mas o fato de ser construída sobre pilares não contribui para um possível risco de queda.

Se a mesma já existe a um certo tempo e não apresenta problemas aparentes ela deve manter suas condições de segurança.

Responder
Edecio Cordeiro Filho
E.c..f. Engenharia Consultoria E Fiscalização (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) E.c..f. Engenharia Consultoria E Fiscalização - há 7 anos

Riscos de uma casa ruir existem até mesmo sobre o aterro.

Todavia, no seu caso é apenas necessário saber se os ditos pilares foram calculados para suportar a carga sobre eles colocadas bem como suas fundações.

o espaço pode ser utilizado para vários fins, inclusive lavanderia, mas isso é um caso a ser analisado em separado da estrutura questionada.

Espero ter contribuído.

ATT

Edecio Cordeiro Filho

Eng. Civil

Responder
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Rosane,

Não há problemas desde que tenha sido construído corretamente.

Normalmente esses espaços são aproveitados. Cada caso deve ser analisado separadamente, mas pelo menos à princípio, do ponto de vista estrutural, não existe problemas em você utilizar como lavanderia.

Atte,

Ricardo Carvalho

Eng Civil