É possivel construir casa steel frame sobre alicerce de alvenaria?

Comprei um terreno já com alicerce para alvenaria e gostaria de saber se é possível construir uma casa steel frame sobre esse alicerce e mudar as divisões.

É possivel construir casa steel frame sobre alicerce de alvenaria?

Comprei um terreno já com alicerce para alvenaria e gostaria de saber se é possível construir uma casa steel frame sobre esse alicerce e mudar as divisões.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 4
Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Prezado,

Provavelmente é possível aproveitar a construção existente, o que provavelmente foi feito é a chamada viga baldrame, que serve para sustentar as paredes, então sim, seria aproveitada para a construção, porém não seria o suficiente, tendo que fazer um reforço.

O reforço mais comum é utilizar o radier como fundação e distribuir as cargas como o colega apontou.

O ideal é contratar um engenheiro/arquiteto para que possa avaliar a construção atual e projetar a melhor estrutura (custo-benefício) para o senhor.

Espero ter contribuído.

Particular - há 4 anos

R: sim, facilmente, basta fazer um piso armado e verificar no projeto o descarregamento de carga nos pontos existentes...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Igor Almeida
Ado Engenharia (Rio Verde, Goiás) Ado Engenharia - há 4 anos

NÃO ACONSELHO A FAZER NADA EM CIMA DE UM ALICERCE FEITO EM ALVENARIA, POIS ELE NÃO CONSEGUE COMBATER O ESFORÇO QUE TERIA UMA LAJE, PILARES OU VIGAS.

SE QUER FAZER ALGO BEM FEITO E DURADOURO, FAÇA ALGO QUE ALGUMA EMPRESA OU ENGENHEIRO DIMENSIONOU PARA VOCÊ, POIS ASSIM VOCÊ EVITARIA PROBLEMAS FUTUROS E ATÉ GASTOS MAIORES.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Davi, bom dia!

Sim é possível, basta fazer um "radier" (laje) sobre o alicerce. Daí é só fixar as estruturas metálicas de acordo com o "lay-out" da construção.

Contrate um engenheiro civil para calcular o dimensionamento da laje.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região