Porque a casa passou a tremer apos trocarem o asfalto da rua?

Moro ao lado de uma avenida,o ano passado o asfalto comum foi trocado por concreto rígido, após a troca minha casa passou a tremer toda, quando veículos pesados (principalmente os ônibus) circulam na avenida, como os ônibus circulam 24 horas por dia,minha casa treme 24 por dia.

Porque a casa passou a tremer apos trocarem o asfalto da rua?

Moro ao lado de uma avenida,o ano passado o asfalto comum foi trocado por concreto rígido, após a troca minha casa passou a tremer toda, quando veículos pesados (principalmente os ônibus) circulam na avenida, como os ônibus circulam 24 horas por dia,minha casa treme 24 por dia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Engenheiro Wilson Jorge Junior

Olha sr alguma coisa está estranha, pois a casa tremer é alteração de solo, não tendo nada a ver com junta, o que tem que ser visto é a questão da fundação da sua casa verificando se ocorreu alguma alteração nas sapatas, estacas ou qualquer outra que foi usada... Verifique se existe alguma trinca que não havia antes e acompanhe, qualquer dúvida estou à disposição.

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Com certeza a mudanca do tipo de pavimentação e a causa das vibrações. Se isso esta causando incomodo a ponto de impedir o descanso acho que o caminho e procurar ajuda de um advogado para tentar buscar uma compensação da prefeitura porque esse problema não terá como ser resolvido. Trocar o pavimento seria a única solução.

Responder
Heitor Marques
Particular - há 7 anos

Olá tenho um fato estranho também acontecendo aqui na minha casa, meu terreno tem 45 metros de comprimento a parte de traz da casa para rua tem 60 de distancia mais ou menos,e a da frente tem 10 metros. Pois então na rua que passa no fundo de casa é uma avenida que tem 60 metros de distancia como falei, quando passa algum veiculo pesado minha janelas dos fundo treme, o tremor começo de um ano para cá, e a distancia é muito grande 60 metros, e na frente da casa que tem 10 metros de distancia passa carro e ônibus e nada acontece. moro na casa faz 3 anos não sei o que fazer.. Alguém na mesma citação ou poderia dar sua opinião?

Alex Sandro dos Santos

1-qual é o tipo de fundação de sua casa

2-pela altura que foi tira a foto, não me parece ser casa terrea, e sim sobrado de 2 ou 3 andares.

3-percorra o bairro e procure saber com seus vizinhos se ocorre a mesma coisa nas edificações deles.

Responder
Renan
Particular - há 7 anos

é sim um sobrado,com porão,a parte dos quartos na foto é fundada sobre o terreno da avenida,e a parte da sala e cozinha sobre o terreno da rua porém ambos tremem,perguntei ao morador da casa de baixo e ele me disse que não treme,os vizinhos não sei se treme,mas depois que trocaram o asfalto vários moradores colocaram as casas a venda

Arnaldo
Particular - há 7 anos

Na minha opinião, podemos acrescentar nas respostas dos colegas o fato de o asfalto ser bem mais flexível do que o concreto, sendo que este transmite mais vibração ao solo.

Renan
Particular - há 7 anos

É isso mesmo Arnaldo, antes da troca do asfalto pelo concreto a casa não vibrava,a única alteração realizada foi essa,a troca do asfalto pelo concreto.

Paulo Schiavon Carneiro

Pelo que você informou não ocorria antes e agora ocorre, portanto o fato se deve à alteração no pavimento implantada agora e não a problemas pre existentes. O terreno sob a pavimentação deve ter problemas que não foram devidamente tratados com a compactação ou substituição do terreno e por isso passaram a transmitir as vibrações. Antes você tinha um pavimento flexível que não as transmitia e agora isso ocorre.

Responder
Leonardo Lima
MLima Engenharia (Jundiaí, São Paulo) MLima Engenharia - há 7 anos

Legal, boa tarde Renan.

Vou te passar um pouco da experiência que obtive em obras do Metrô de São Paulo, do qual participei. É muito importante saber que cada caso e um caso e uma melhor opinião só é possível com uma visita como disse nosso colega de área Alexandre de Medeiros.

É comum as pessoas atribuírem ao pavimento o grande problema dos tremores, mas você disse que passam veículos pesados constantemente.

Todos os tipos de pavimento possuem um grau de movimentação normal, porém nem todas as edificações possuem isso. Com a expansão das cidades os corredores de ônibus ganharam espaço e maior circulação, e casas que possuem fundação rasa ou estão muito próximas á esses pavimentos sitam em maior intensidade essa movimentação, principalmente se existe sobressaltos nesse pavimento, pois o impacto causa maiores vibrações.

O importante é você observar se após essa implantação surgiram, trincas, rachaduras ou fissuras, onde você deve consultar um profissional habilitado para melhor análise.

Espero ter ajudado e você pode ver mais dicas e conversa sobre obras nas redes sociais onde constantemente postamos gratuitamente materiais que possam ajudar e distribui conhecimento, basta procurar M.Lima Engenharia no Facebook e visitar nosso site.

Grande abraço e nos vemos por aí.