Porque as janelas da casa tremem quando passa um veículo pesado na rua?

Olá tenho um fato estranho acontecendo aqui na minha casa, meu terreno tem 45 metros de comprimento a parte de traz da casa para rua tem 60 de distancia mais ou menos,e a da frente tem 10 metros. Pois então na rua que passa no fundo de casa é uma avenida que tem 60 metros de distancia como falei, quando passa algum veiculo pesado minha janelas dos fundo treme, começamos a notar depois de 1 ano morando, e a distancia é muito grande 60 metros, e na frente da casa que tem 10 metros de distancia passa carro e ônibus e nada acontece. moro na casa faz 3 anos não sei o que fazer.. Alguém na mesma citação ou poderia dar sua opinião?

E também vi uma técnica, que se eu fazer uma valeta de mais ou menos 1 metros e colocar pedra brita diminui e ate para o tremor,é usado em alguns países eu li um artigo sobre..pois se funcionar posso fazer aqui ..Gostaria das opiniões dos especialista na área..

Porque as janelas da casa tremem quando passa um veículo pesado na rua?

Olá tenho um fato estranho acontecendo aqui na minha casa, meu terreno tem 45 metros de comprimento a parte de traz da casa para rua tem 60 de distancia mais ou menos,e a da frente tem 10 metros. Pois então na rua que passa no fundo de casa é uma avenida que tem 60 metros de distancia como falei, quando passa algum veiculo pesado minha janelas dos fundo treme, começamos a notar depois de 1 ano morando, e a distancia é muito grande 60 metros, e na frente da casa que tem 10 metros de distancia passa carro e ônibus e nada acontece. moro na casa faz 3 anos não sei o que fazer.. Alguém na mesma citação ou poderia dar sua opinião?

E também vi uma técnica, que se eu fazer uma valeta de mais ou menos 1 metros e colocar pedra brita diminui e ate para o tremor,é usado em alguns países eu li um artigo sobre..pois se funcionar posso fazer aqui ..Gostaria das opiniões dos especialista na área..

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Viviane
Particular - há 9 meses

A minha casa fica a uns 15 metros da rua. Fica em um terreno mas baixo que a rua , e quando passa um ônibus com velocidade maior o segundo andar onde fica os quartos treme e as janelas faz um pouco de barulho ... lembrando q minha casa tem 3 andar . Porém não sinto esse barulho na barte de baixo. As vezes fico com medo de atingir a estrutura da casa

Rafael Santos Nogueira
JRN - Carpintaria & Construção (Piracicaba, São Paulo) JRN - Carpintaria & Construção - há 1 año

Boa tarde, é muito comum acontecer isso, por mais que as construções sejam rígidas nada é estático 100% sempre haverá uma movimentação, mas para tudo há um limite de segurança. Então o mais indicado é você constar um engenheiro, de preferência estrutural para ele analisar a sua situação, caso você tenha um projeto estrutural na sua residência apresente para ser mais fácil a avaliação dele.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Contrate um engenheiro para vistoriar o local. ele vai tentar analisar de onde vem a vibração... se é da rua ou outro local...

Mas é comum alguns tipos de janela vibrar... O Engenheiro vai poder te orientar uma boa esquadria pra parar de vibrar... Vc tambem pode orçar com algumas empresas de esquadria, eles possuem vedação para locais com vibração... tem casa que vibra muito mais longe,,, e nem sempre é a pista... tem trem, avião, empresas, pedreiras, as vezes pavimentação em algum lugar ou obra com equipamento de compactação, asfalto novo perto , obra de grande porte, etc...

Responder
Thalita
Particular - há 4 anos

A minha casa fica de frente pra uma rua que passa ônibus nao muito pesados e carros e motos, quando é a noite passa ônibus pesados que quando eles passa em alta velocidade a casa toda treme tenho medo dela cai pq ela é feita para cima me ajudem oq posso fazer para parar?

Rodrigo Macedo
Particular - há 7 anos

Heitor bom dia.

Pode parecer estranho mas a distancia de sua casa em relação a avenida onde trafega veículos pesados, é grande sim, mas o que se deve levar em conta é o terreno que esta esta parte da sua casa, acredito que na parte onde a distancia é menor em relação a rua sua casa esteja no nível da rua ou acima, certo, o outro lado onde se tem a vibração que mencionou, a avenida deve ficar abaixo do nível da sua casa.

O que acontece nesta situação é a ressonância sísmica causada pelos veículos que trafegam que dependendo da formação do terreno se propagam longe, um corte no terreno e colocação de brita vai ajuda-lo pois quebrara esta onda impedindo a propagação, mas é preciso a avaliação de um especialista.

Ou mais simples com dito pelos nossos colegas, verifique sua janela se esta tudo em ordem, assim a solução é mais rápida e barata.

Heitor Marques
Particular - há 7 anos

Olá..Rodrigo Macedo

A frente de minha casa que tem 10 metros para rua e sim é mais alta uns 1,5 metros mais ou menos em relação a rua.

Mais no fundo retirei terra 1 metro mais ou menos deu no final e como o terreno é declive, em relação a avenida que tem 60 metros de distancia da casa, a rua tem uns 3 metros no mínimo mais alta que minha casa...Por isso que pergunto da técnica de fazer um corte e colocar brita..pois ja retirei 1 metro... Pois não sei como se propaga esse tremo se é de cima para baixo ou contrario...

Já ´pensei em falha na placa ou algo do gênero..Aqui na região a terra é firme, também já me disseram de broca raza mais minhas brocas tem 3 metros de profundidade e também disseram que possa ser o som que propaga não o tremor mais como disse a rua é bem mais alta em relação a minha casa . Estou enviando uma foto do fundo pra olhar.. Quero fazer essa técnica do corte ..se alguém tiver mais detalhe sobre a técnica ou alguma outra.. Agradeço a atenção.

Jose Jefferson Gomes da Silva

Olá pessoal tudo bem??? bom devido o saneamento basíco de aguá agora também de gás nosso solo foi muito mexido para instalações dos mesmos deixando assim o solo muito fragíl comprometendo nossas estruturas e sapatas de concreto em nossas casas,já tive caso na minha familia que o onibus passou na tampa de bueiro e quebrou o aquaríu de 200 lts. bom o problema realmente e serio mais com as estruturas mais reforçadas podemos evitar ou ate mesmo diminuir esses riscos. Um abraço espero ter respondido a pergunta.

Responder
Solemar Carvalho Guimarães
Exata Reformas Prediais Ltda (Contagem, Minas Gerais) Exata Reformas Prediais Ltda - há 7 anos

Tive este mesmo problema pois minha na minha rua passam ônibus, as janelas tremiam em especial uma da cozinha pude perceber que eram espaços que aviam entre as partes da janela para não ter que troca-las adaptei algumas borrachas extras nestas juntas e resolveu 100% do problema de ruído isto, acrescentou firmeza entre as partes que eram soltas.

Acredito que em casos mais complexos envolvendo solos e estrutura, teria que ser feito pericia.

Responder
Cícero Onório Da Silva onorio

Há situações diversas que causam tremores em vidraças e janelas, deslocação de ar emitido por sons estridente e, ou impacto provocado por veículos pesado, neste caso não causa danos na estrutura, se as portas e janelas são de material ( alumínio) a um sensibilidade, (madeira) ha uma maior resistência a este tipo de impacto.

Responder
Heitor Marques
Particular - há 7 anos

As portas são portas balcão de madeira com vareta embutidas (Casa terreá) ...mais o que me admira é distancia de 60 metros. tem um terreno de 45 metros do vizinho no fundo e mais 15 metros da minha casa para chegar ate as portas.. e na frente são 15 metros da rua e nada acontece...

Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Heitor,

Isso é muito mais comum do que você pensa. Normalmente não causa nenhum problema estrutural na sua casa, apenas desconforto quando acontece o barulho.

Sugiro verificar a massa de vedação que existe nos vidros (se ainda é do tipo que usa massa), pois podem ter ressecado e a folga com a vibração causa o barulho. Se estiver tudo ok, ou se você reparar a massa e ainda continuar, uma solução é trocar os vidros por outros com maior espessura.