E viável construir uma casa com materiais diferentes?

Quero construir uma casa com bambu, bio construção, vidros, madeira e alvenaria, e gostaria de saber se é viável, e qual o valor

E viável construir uma casa com materiais diferentes?

Quero construir uma casa com bambu, bio construção, vidros, madeira e alvenaria, e gostaria de saber se é viável, e qual o valor

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Boa Tarde Telma.

Sim, é viável, e uma boa opção, ainda mais agregando materiais como vidro, madeira e mesmo a alvenaria padrão, aí nesse caso poderia também incluir o aço (perfis laminados). O mais difícil é quebrar a rotina dos construtores habituais, que na maioria das vezes querem manter o padrão usual, por comodismo ou mesmo por desconhecimento técnico. Quanto aos valores, isso dependerá muito do projeto, das dimensões e da forma de aplicação. De qualquer maneira, minha opinião é que os preços para essa solução sejam sempre de 20 a 30% mais em conta comparado ao padrão usual. Faça uma boa pesquisa sobre o assunto, contrate um profissional que esteja envolvido. Desta forma que tudo se viabiliza.

Boa sorte.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

O correto é procurar um arquiteto para elaborar o seu projeto e emitir o memorial descritivo.

Porém é difícil encontrar mão de obra que faça isso com qualidade. Aliás, até mesmo em alvenaria cerâmica não estamos encontrando. Até para fazer uma instalação hidráulica a gente está se decepcionando.

Uma cliente fez uma casa com alvenaria cerâmica, bambu, argila, etc. Mas teve vários problemas com infiltração, fissuras, com o piso cimentado e a hidráulica.

Não procuraram um arquiteto especializado e a mão de obra escolheram pelo menor preço.

Ela teve um custo bem maior na laje de madeira, pois era algo que exigia paciência.

Responder
ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Olá, Telma, o importante é voce procurar um arquiteto especialista no assunto, conversar com ele, ver seus trabalhos anteriores, usando os materiais que você quer. Importante não é só a construção mas as questões de manutenção também. É possível que ele faça para você, antes mesmo de fazer um projeto, um estudo de viabilidade financeira, a um custo pequeno em comparação ao que você gastaria fazendo um projeto. Fuja daqueles profissionais genéricos e empresas que dizem que fazem tudo, pois esses não são especializados em nada. Vão gastar todo o seu dinheiro e te deixar na mão.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Sim é viavel e fica otimo; O conceito de sustentabilidade fica lindo.... As construções metálicas tem este conceito... Traga seu projeto...

A disposição;

Isnal Miguel de Lima
Arqui Piso Isnal (Saquarema, Rio de Janeiro) Arqui Piso Isnal - há 6 anos

Podemos usar uma miscelânea de materiais começando pela estrutura que pode ser convencional, metalica, em cima de radiers , alvenaria estrutural, nos acabamentos internos pode-se painéis laminados nos revestimentos verticais, aberturas em painéis de vidro, piso em porcelanato liquido, pisos externos permeáveis. telhado ecológico. O importante é criar um projeto com esses detalhes e imaginação.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá boa noite!

A viabilidade quanto ao seu desejo não repousa sobre as opções de materiais e métodos construtivos, mas sim sobre a disponibilidade de mão de obra especializada no local, o custo dos materiais registrados e por fim os recursos financeiros disponíveis.

Para isso seria necessário realizar-se um projeto do que deseja, e a partir disso elaborar uma análise de viabilidade, o que neste caso o orçamento bem detalhado relacionado à construção, proporcionará à você a ideia do que precisará investir para concretizar o projeto.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região