Cerâmica encima de manta asfáltica ????

Posso colar cerâmica diretamente encima de manta asfáltica???

Cerâmica encima de manta asfáltica ????

Posso colar cerâmica diretamente encima de manta asfáltica???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 7
Diogo Ribeiro
RK Construção e Reforma (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) RK Construção e Reforma - há 8 anos

Não faça isso meu amigo, você irá jogar tempo e dinheiro fora pois a manta asfáltica não oferece aderência a quase nada que usamos na construção civil a não ser impermeabilizantes exemplo: "Tecryl"

Então o que deve ser feito é o seguinte:

retire toda a manta asfáltica, depois disso faça seu contra piso bem compactado com no mínimo 3 cm e de medida 3 x 1 e em cima do mesmo, entre com 4 camadas de impermeabilizante, sempre cruzando as aplicações e aí sim feito isso você poderá aplicar cerâmicas e pra reforçar use rejuntamento epoxi e pronto sua laje estará bem protegida e com um serviço bem feito, não pense no esforço que será feito, pense na segurança oferecida, gaste bem uma vez só para não ficar gastando pouquinho a vida toda, abraço boa sorte!

Responder
Estefano Barbosa
Estefano Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Estefano Barbosa - há 8 anos

Além da argamassa não apresentar aderência sobre a manta, que é impermeável, há também a questão da regularidade da superfície, necessária para um assentamento perfeito da cerâmica. Logo, o correto é preceder a execução de contrapiso de areia e cimento, preferentemente com bianco ou produto similar de igual qualidade. Também sugiro a aplicação de tela de arame de aço (a mesma usada em viveiros de animais pequenos) para melhor resistência do contrapiso; como ele será feito sobre superfície não aderente, a possibilidade de tricas e destacamentos da massa, deixando o piso oco, será muito reduzida com o uso da tela e, claro, do aditivo (bianco)

Responder
Rodrigo Bordalo
Particular - há 6 anos

Como todos os companheiros responderam Não pode. Agora a resposta tecnica e que neste caso os opostos não se atraem, ou seja, a manta asfaltica e de base organica (Derivada de petroleo) já argamassa e de base inorganica (Cimento e areia). Uma sub base e importante ao movimento do sistema mas atentar ao uso de argamassa colante especifica para o comodo ou local de uso.

Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Alejandro, bom dia! Mais que o contrapiso, é preciso aplicar uma camada de argamassa de alto teor de cimento para proteção mecânica da manta: evitar que algo possa furá-la ou cortá-la durante o próprio processo de obra. Em seguida, uma camada de regularização e depois o assentamento do piso.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Não... Faça um contrapiso com impermeabilizante e se possivel um aditivo de microporos...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

Lui
Particular - há 6 anos

Tenho um sobrado com ático. O rejunte do piso esta rachando fazendo com que as peças cerâmicas comecem a se soltar(a agua entra pelas fissuras e passa entre a manta e o contrapiso e então evapora). O que não entendo é: por que a manta q dobra sobre a parede(em torno de 20cm), esta descolando??como posso arrumar isso?? obrigada

2 fotos
GABBIANI  ENGENHARIA
Gabbiani Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Gabbiani Engenharia - há 7 anos

Prezado Alejandro Fuentes,

Como vai?

A execução de impermeabilização, requer cuidados e etapas que deverão ser obedecidas, a fim de garantir a estanqueidade e funcionalidade do sistema de impermeabilização. Considerando que os caimentos para os ralos foram executados corretamente antes da aplicação, e que a aplicação de mantas asfálticas foi executada corretamente conforme as boas praticas (você pode ter mais informações com os fabricantes de mantas asfálticas, que inclusive ministram treinamento gratuito sobre a aplicação, ou acessar o site do Instituto Brasileiro de Impermeabilização - IBI), você deverá executar a proteção mecânica do sistema, e enfim realizar o contrapiso. Somente após a cura do sistema de contrapiso, poderá realizar o assentamento cerâmico, respeitando as juntas de rejuntamento especificadas pelo fabricante, bem como a utilização de argamassa colante adequada para o local. Deve-se atentar para as juntas de dilatação calculadas na estrutura e as juntas de dessolidarização, para evitar o destacamento das placas cerâmicas.

Assim, nunca assente peças cerâmicas sobre as mantas asfálticas!!!!

Esperamos te-lo ajudado!

Grande abraço!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região