O que pode estar ocasionando mal cheiro no ar-condicionado?

Instalei um ar condicionado inverter de 18 mil btus no quarto de um ap de 45 m quadrados há mais ou menos dois anos. A loja Q me vendeu orientou Q dessa forma conseguiria um bom resultado já Q meu condomínio não permite a instalação de mão de uma máquina externa. Pouco tempo depois, uns três meses, o ar começou a ter cheiro de urina. De lá pra cá já mandei limpar, foi trocada a mangueira de saída de água, mas o cheiro não desaparece. Da primeira vez, tinha barata na mangueira. Ninguém conseguiu resolver até agora.

O que pode estar ocasionando mal cheiro no ar-condicionado?

Instalei um ar condicionado inverter de 18 mil btus no quarto de um ap de 45 m quadrados há mais ou menos dois anos. A loja Q me vendeu orientou Q dessa forma conseguiria um bom resultado já Q meu condomínio não permite a instalação de mão de uma máquina externa. Pouco tempo depois, uns três meses, o ar começou a ter cheiro de urina. De lá pra cá já mandei limpar, foi trocada a mangueira de saída de água, mas o cheiro não desaparece. Da primeira vez, tinha barata na mangueira. Ninguém conseguiu resolver até agora.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 3
Marcos
Point Cool (Osasco, São Paulo) Point Cool - há 7 anos

Boa noite Andreia. Provavelmente o dreno está conectado à linha de esgoto,pois um aparelho com três meses de uso dificilmente irá apresentar este problema este tipo de problema pode ser resolvido com a aplicação de um sifão na linha do dreno. As casas que comercializam peças para refrigeração possuem este tipo de sifão.

Responder
Pedro Mattos
Pm Climatização (São Bernardo do Campo, São Paulo) Pm Climatização - há 8 anos

Andrea, boa tarde.

O problema acontece por diversos motivos, segue alguns problemas relacionados a mau cheiro em ar condicionados:

Instalação do dreno diretamente em rede de esgoto sem sifão para conter o retorno dos gases, sendo que o correto é instalar em um ponto de rede pluvial.

Outro grande causador de cheiro ruim é a formação de colônias de bactérias sobre a superfície do evaporador devido a falta de higienização.

A água acumulada na bandeja de drenagem pode ser outra causa do mau cheiro.

Espero ter ajudado.

Att,

Pedro

Responder
Fernando
Particular - há 7 anos

Eu tenho um Samsung que desde que foi instalado apresenta mal cheiro. Acredito que exista um problema de fabricação, pois a instalação está correta. Só vejo o pessoal com a mesma conversa de que a culpa é do dreno, mas a verdade é que tem um problema crônico nos samsung e eles não admitem

Fernando Henriques de Oliveira

Existem instaladores que colocam o dreno direto no esgoto cloacal, deixam pouco nível que acumula água e apodrece. O ar "puxa" o cheiro para o ambiente. Procure sempre profissional credenciado e com nome na praça. Antes de contratar veja se possui outros clientes satisfeitos. Peça garantia e direito a assistência para problemas pós-venda. Estes problemas ocorrem por má instalação, imperícia e desconhecimento da solução. Higienize seu split sempre após 1 ano de uso e limpe o filtro semanalmente. Um desodorizador melhora, mas não resolve. A Higienização é a melhor saída.

Responder
Marcio
MEM Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MEM Ar Condicionado - há 7 anos

bom dia, seu problema provavelmente seja aparelho com problema na saída do dreno, talvez com instalação fora do nível, pois não deve estar com uma caída de água suficiente para escoar, isto ocasiona o acumulo de água e consequentemente a formação de lodo, onde bacteriais e fungos iram proporcionam o mal cheiro no aparelho.

solução: colocar a evaporadora instalada no nível, limpeza completa do aparelho, serpentina e filtro com detergente e bactericidas biodegradáveis especializados para refrigeração e certificados pela ANVISA, desobstruir a mangueira do dreno e verificar o caimento da água, se for o caso.

Efetuamos todo este serviço no local, com equipamentos adequados, evitando a retirada do aparelho e mais gasto com a desinstalação, pela uma visita sem compromisso, obrigado.

Responder
René
Particular - há 7 anos

O seu aparelho é Samsung? pois o meu é, e eu estou com este mesmo problema de mau cheiro.

Fernando Henriques de Oliveira

Não é questão de marca, e sim como estão procedendo HIGIENIZAÇÃO e como foi instalado o dreno da máquina. Limpar filtro não é higienização. Jatear a serpentina e a turbina com máquina de jato (deve desinst. a evap). Tem que ser um profissional (profissional, viu). Barato sai caro.

Leandro Mendes
Lmendes3 Serviços (Guarulhos, São Paulo) Lmendes3 Serviços - há 8 anos

É muito importante realizar limpeza e higienização dos seus aparelhos regularmente, dependendo do seu uso.Porém, procure uma empresa séria, que utilize produtos adequados e que faça uma completa limpeza dos seus aparelhos, serpentinas, drenos, depósito de condensados. Também é importante verificar o seu sistema de dreno, para onde vai e se esta sendo descarregado esta agua de uma maneira eficaz.

Responder
Ezequias  Tomé
Ezequiel Tome Da Silva (Curitiba, Paraná) Ezequiel Tome Da Silva - há 8 anos

tem de contratar uma pessoa que entende do assunto para fazer uma limpeza na serpentina e bandeja de dreno é perigoso ficar assim por bactérias que matão tem que passar bastante do produto especifico para limpeza do Ar condicionado e não pode ficar tanto tempo sem limpeza muito 6 meses

Responder
 Regis Gomes
R&P Ar Condicionado (São José dos Campos, São Paulo) R&P Ar Condicionado - há 8 anos

Amigo verifique abrindo a tampa do ar se ele esta muito sujo, pois o seu técnico pode estar não fazendo a limpeza correta, que no caso tem que ser um higienização completa, e se o seu ar esta com o treno em gravidade, pois o acumulo de água no dreno pode causar mal cheiro.

Responder
Vinnicius Piretti
P&A Ar Condicionado (Uberlândia, Minas Gerais) P&A Ar Condicionado - há 8 anos

Bom dia, verifique se realmente estão dando manutenção no seu ar condicionado , já tive cliente que os técnicos só pegava o dinheiro e não fazia nada .

Responder
Welen Debiazzi
Coolmax (Sorocaba, São Paulo) Coolmax - há 8 anos

Amigo bom dia, verifique como o equipamento esta sendo limpo, estão retirando e higienizando bandeja de dreno e serpentina, outro detalhe a ser visto é onde o dreno esta sendo conectado pois o aparelho acaba puxando um pouco de ar pelo dreno, eu recomendaria por um sifão nesse dreno para evitar retorno de ar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região