Como fazer uma churrasqueira com lareira?

É possível fazer uma churrasqueira que tenha lareira junto?

Como fazer uma churrasqueira com lareira?

É possível fazer uma churrasqueira que tenha lareira junto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Mauricio Biazus
Escritório De Arquitetura (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul) Escritório De Arquitetura - há 5 anos

A chaminé da lareira e da churrasqueira funcionam de formas diferentes, a lareira exige uma prateleira de fumaça, para puxar o ar frio de cima e o calor não sair todo pela chaminé, e a churrasqueira tem a chaminé livre, pois o fogo é alimentado pelo ar e pela gordura que cai no fogo, ocasionando acúmulo de resíduos em sua parede. Se você fala em utilizar a mesma saída, isso é possivel após uma determinada altura, para não ocorrer de voltar fumaça de uma pela outra. Cuidado para não fazer muitas curvas nos dutos de fumaça, pois a lareira pode não funcionar. Seria interessante contratar um profissional, para lhe dar assessoria.

Responder
2b Arquitetura
2b Arquitetura (Campinas, São Paulo) 2b Arquitetura - há 5 anos

Possível é mas não faz nenhum sentido. Uma lareira serve para aquecer ambientes e Churrasqueira para assar. Uma fica perto do piso para o calor se espalhar melhor pelo ambiente. A churrasqueira fica em uma altura própria para ser manuseada em pé.

Portanto não tem sentido estarem para o mesmo lado, ninguém faz churrasco em uma sala de lareira e muito menos usá-las ao mesmo tempo. A única coisa em comum será a chaminé e assim mesmo a saída da lareira deverá ser desviada para a chaminé da churrasqueira. Só servem instaladas em ambientes e sentidos diferentes. Uma interna e outra externa.

Responder
Karine
Particular - há 5 anos

É que moro em apartamento e tenho uma área externa que gostaria de fechar, por isso pensei em ter uma lareira e uma churrasqueira nesse ambiente! Pensei que pudesse ter as duas no mesmo local!

Marcus Lima Arquitetura e Urbanismo

Nunca faça isso, usando o mesmo duto. A churrasqueira deixa resíduos de gordura no duto, a lareira exaure fogo, você acaba criando uma fogueira, alimentada pela gordura...

Dependendo da situação o melhor é instalar um duto isolado dentro da chaminé da lareira, um duto para gordura, um duto para lareira, aí, tudo bem.

Boa sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região