Como proceder com a instalação do chuveiro?

Comprei um chuveiro 127v , 5500 so que o fio instalado e de 4 mm posso colocar ?

Como proceder com a instalação do chuveiro?

Comprei um chuveiro 127v , 5500 so que o fio instalado e de 4 mm posso colocar ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

João Carlos
J & J Manutenção Elétrica Predial - Industrial (São José dos Pinhais, Paraná) J & J Manutenção Elétrica Predial - Industrial - há 7 anos

Não Instale com esse cabo #4mm, podera ter sérios problemas caso esse cabo ultrapasse os 90º dentro do corrugado, podendo causar um incêndio, solicite um orçamento de um eletricista que ele lhe indicara a melhor forma se há possibilidades de trocar o cabo pelo tubo existente, ou até mesmo lhe indicara a instalação de um novo tubo embutido para isso.

Responder
Alexandre da Silva Andrade

Boa tarde com estas bitolas de fio e para o chuveiro trabalhar o dia todo colocar dijuntor de 50 amperes nossa desculpa mais isto e loucura, sempre liguei chuveiro de 110v em cabo de 4 mm e nunca tive problema nenhum pois banho nestes chuveiros não são mais de 15 a 20 minutos o dijuntor e para desarmar eu coloco 30 é muito;cabo de 10mm e para longa distância e para ficar horas com o chuveiro ligado, e lembre se o chuveiro vem com fio de 4mm sinal que é o certo!!!

Obrigado e me desculpe profissionais que não foram bem sucedidos nas respostas revisem suas ideias!!!!

Responder
Samuel Miguel de Melo

Bom dia,quero fazer uma observação: o correto é usar cabo de 10mm e disjuntor de 50A,que creio que é que o fabricante informa ,porém você já tem instalado cabo de 4mm,a corrente de trabalho de juveiro total em 1 hora é de 43,30 A,se você usar em no inverno, se você usar no verão diminue cerca de 40% dessa potência consequentemente diminue a corrente pois bem vamos lá será que o cabo de 4mm vai suporta ?

X. -------15. = 825w/127=6,5 A,considerando 15 minutos de banho o cabo de 4mm com certeza suportaria corrente, porém tem verificar a distância que estar do quadro até o chuveiro mas por medida de segurança o melhor é cabo de 6mm e disjunto de 40A ok

Responder
Edson Santos
Três Fortes Serviços (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Três Fortes Serviços - há 7 anos

- Como todos são unânimes em destacar a impossibilidade desta instalação considerando o tipo de cabo disponível ( 4mm ) quando o ideal seria o de 10mm. Resta apenas sugerir que observe os detalhes desta sequência:

1º) Qual o tipo de "corrugado" ( conduíte ) existente?

- Esta informação facilitará a opção pela escolha dos cabos a serem inseridos em substituição ao atual.

2) Qual a distância aferida entre o quadro distribuidor e o chuveiro?

- Esta informação poderá conter um variante objetiva para o redimensionamento do disjuntor a ser inserido no circuito.

3) Qual o modelo do quadro de distribuição: Monofásico ou Trifásico?

- Esta informação será vital para ter a certeza de que as duas escolhas anteriores serão atendidas pela alimentação adequada.

* Espero ter cooperado.

Responder
Alex Jales
Particular - há 7 anos

Não é possível utilizar cabo de 4mm para esse chuveiro, pois a corrente exigida do mesmo está muito além que o cabo vai suporta. Te recomendo chamar um eletricista, pois não basta simplesmente colocar um disjuntor para corrente apropriada do chuveiro. Pense nisso.

Espero ter ajudado.

Claudio Rodrigues Peçanha

Boa tarde !

Para simplificar raciocine dessa forma : Para chuveiros de 127v , usar fio de 10mm, para chuveiros de 220v usar fio de 6mm. Isso de uma forma geral lhe dará segurança independente do chuveiro independente da marca .Disjuntor de 40 amperes mas o ideal sempre e o profissional ir ao local para ver a distancia do chuveiro ate o quadro de distribuição do imóvel e dimensionar o melhor fio e disjuntor para essa situação especifica. Espero ter ajudado estamos a disposição !

Responder
Leandro Moraes
Particular - há 7 anos

Bom dia. O correto seria no mínimo cabo 6mm2, a melhot opção se possuir bi ou trifasico serua substituir para 220v assim vc poderia trabalhar com o fio de 4mm2 essa modificação não mudaria o chuveiro apenas a resistência.

Fernando
Reforma De Eletrica Completa E Novas Instalaçoes. (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Reforma De Eletrica Completa E Novas Instalaçoes. - há 7 anos

Bom dia, caso não queira mudar a instalação sugiro q vc põe um disjuntor de 25 amperes mas o banho quente vai ser rápido q automaticamente vai gerar uma economia pois terar q ser desligado o chuveiro rápido pra não desarmar ou comprar um cabo de 10 mm com disjuntor de 40 amperes para ter uma margem de segurança de 10%.

Responder
Particular - há 7 anos

Veja se consegue colocar mais um fio de 10 mm no conduite e transformar o seus dois de 4mm em apenas um; Não aconselho o uso de chuveiro a 110v, pois gasta muito, indico sempre utilizar 220V terá economia de energia e poderá utilizar uma fiação menor, até 6mm, dependendo da capacidade de watts; A disposição; ScalaTécnica

Valdemir Nogueira Chagas

Givanildo, bom dia!

Para chuveiro de 5.500watts com 127volts, a corrente seria de 43,31 amperes cujo o cabo recomendável é de 10,00mm². Portanto se você usar o de 4,00mm² este vai aquecer e desligar o disjuntor constantemente.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
José Mário Silva
Cinstale Elétrica Eletrônica Refrigeração (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Cinstale Elétrica Eletrônica Refrigeração - há 7 anos

Em consequência da potência deste chuveiro ser de 5.500W e, está ligado à uma tensão de 127V, fazendo com que à corrente chegue a 43,3A o fio/cabinho para à alimentação, deverá ser #10mm que suporta uma corrente de 57A a 2 (dois), condutores carregados!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região