Como identificar problema na distribuição de fio fase?

Olá, estive verificando a caixa de distribuição aqui de casa, caixa padrão antigo, com disjuntores nema, para dar uma olhada nos fios dos dois chuveiros que saem do quadro. Os dois chuveiros são 220v (aqui é bifasico) e me deparei com apenas dois fios fases e dois neutros indo até os chuveiros com disjuntor monopolar. Comecei a procurar o segundo fio fase e acho que o eletricista na época puxou um fase extra direto para os chuveiros, isso é normal? Um fase para cada chuveiro saindo da caixa e o outro fase se dividindo para os dois chuveiros (vindo da rede)? Abraço!

Como identificar problema na distribuição de fio fase?

Olá, estive verificando a caixa de distribuição aqui de casa, caixa padrão antigo, com disjuntores nema, para dar uma olhada nos fios dos dois chuveiros que saem do quadro. Os dois chuveiros são 220v (aqui é bifasico) e me deparei com apenas dois fios fases e dois neutros indo até os chuveiros com disjuntor monopolar. Comecei a procurar o segundo fio fase e acho que o eletricista na época puxou um fase extra direto para os chuveiros, isso é normal? Um fase para cada chuveiro saindo da caixa e o outro fase se dividindo para os dois chuveiros (vindo da rede)? Abraço!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Roberto Costard Jr
Costard Construções (Dias D'Ávila, Bahia) Costard Construções - há 2 anos

Respondendo objetivamente a sua pergunta, a identificação da fiação numa instalação existente não é tarefa trivial. É necessário desligar a alimentação desconectar os cabos (ou fios) e então efetuar medições com instrumentos adequados.

Em instalações mal executadas é comum surgirem diversas dúvidas como a sua.

Um bom profissional com formação em eletrotécnica faz a identificação e indica a solução de eventuais problemas encontrados

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: pelo descrito esta errada a ligação e no caso de uma sobrecarga seu disjuntor não ira ter função; chame um eletricista para corrigir

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Marcio,

Pela sua descrição, a instalação está errada e coloca em risco a vida das pessoas das pessoas que a utilizam.

Recomendo que solicite a um eletricista a avaliação das instalações elétricas.

Ele terá condições de apontar uma solução econômica e segura.

Espero ter ajudado.

Responder
Danilo
Danilo Manutenção De Ar Condicionado (Itatiba, São Paulo) Danilo Manutenção De Ar Condicionado - há 2 anos

Técnicamente a instalação está incorreta. É necessário que os circuitos dos chuveiros sejam independentes e dimensionados de acordo com as especificações do fabricante. Qualquer eventual problema que venha surgir, os chuveiros estarão sempre energizados e ocasionando maiores problemas.

Responder
Carlos
Carlos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Carlos - há 2 anos

Tecnicamente deve ser circuito independente do quadro distribuição com disjuntores bipolar para cada chuveiro e o fio dimensionado com o que pede o fabricante dos chuveiros e tendo em consideração a distância do quadro até o chuveiro, para não ter perda tensão e não esquentar direito.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região