Na minha casa o chuveiro 220v está ligado uma fase em um disjuntor normal e a outra fase está ligada no disjuntor geral. Esta correto?

Olá

Estou com uma dúvida.

Na minha casa o chuveiro 220v está ligado uma fase em um disjuntor normal e a outra fase está ligada no disjuntor geral.

Isso está correto, é seguro?

Não deveria estar ligado em um duplo, específico para o chuveiro?

Na minha casa o chuveiro 220v está ligado uma fase em um disjuntor normal e a outra fase está ligada no disjuntor geral. Esta correto?

Olá

Estou com uma dúvida.

Na minha casa o chuveiro 220v está ligado uma fase em um disjuntor normal e a outra fase está ligada no disjuntor geral.

Isso está correto, é seguro?

Não deveria estar ligado em um duplo, específico para o chuveiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Márcio Efigenio Do Nascimento

Sobre queima de tv, existe varios fatores: Aterramento de proteção da tomada,dijintor inadequado que nao dezarma num possivel curto circuito devido aquecimentos da fiaçao, proteção da própria concessionaria de fornecimento que nao funcionou, o sobre carga na hora que voltou energia, o proprio cicuito fa tomada nao aguentou ou nao existe o mesmo.

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sr. Frederico!

Tomadas de uso específico necessitam de circuitos individuais . O correto seria, com já foi dito pelos colegas, adequar a bitola da fiação, uso de DR e condutor de aterramentos ; todos compatíveis com o valor de potência do chuveiro instalado. Consulte um profissional eletricista de sua confiança. Boa sorte!

Responder
Igor Matias Lima Santos
100% Instalação Eletrica (Cotia, São Paulo) 100% Instalação Eletrica - há 5 anos

Isso mesmo está incorreto! Deve ser feito um dimensionamento de carga seguindo a recomendação fornecidos pelo fabricante, e atendendo a norma NBR 5410. Inclusive deve se verificar se está corretamente ligado o cabo de aterramnto ( cabo verde que sai do chuveiro). ESSENCIAL PARA SEGURANÇA. A norma também estabelece o uso de três níveis de proteção um deles é o Disjuntor Residual (DR) que evita o risco de choques. Consulte um profissional de confiança e faça essas adequações. Não ficará caro !

Responder
Welton Correia de Oliveira
Jwc Elétrica E Informática (Diadema, São Paulo) Jwc Elétrica E Informática - há 5 anos

Olá, tudo bem.

Sim está incorreto a ligação desta forma, o correto é a utilização de um disjuntor bipolar com a capacidade correta pela potência do chuveiro.

Utilizando da forma atual, pode ocorrer de um evento de sobrecarga apenas um dos disjuntores atue e, como o outro ainda estará ativo, acabe danificando o seu chuveiro.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região