Teria alguma maneira de instalar esse chuveiro na rede em 220v?

Boa galera, comprei um ap onde as normas do chuveiro são chuveiros de 220v 5500w, porém os modelos nessa especificação não me agradaram, pra não comprometer os outros apartamentos achei um chuveiro de 5500w porém ele é 110v, teria alguma maneira de instalar esse chuveiro na rede em 220v? Um transformador 220 para 110 por exemplo funcionária? Se sim, o consumo de energia teria alteração? Desde já obrigado !

Teria alguma maneira de instalar esse chuveiro na rede em 220v?

Boa galera, comprei um ap onde as normas do chuveiro são chuveiros de 220v 5500w, porém os modelos nessa especificação não me agradaram, pra não comprometer os outros apartamentos achei um chuveiro de 5500w porém ele é 110v, teria alguma maneira de instalar esse chuveiro na rede em 220v? Um transformador 220 para 110 por exemplo funcionária? Se sim, o consumo de energia teria alteração? Desde já obrigado !

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 5 anos

Bom dia... Pra você não fará diferença se for 127 ou 220V, para a instalação do apartamento sim, recomendo que troque a do chuveiro para uma 220V/5500W. Caso contrário, provavelmente a fiação do circuito do chuveiro deverá ser trocada, e isso também deverá envolver um estudo de carga no prédio, pois haverá um desbalanceamento de carga entre as fases. Lembrando que chuveiro 127V você pode trocar a resistência para 220V, o contrário não, pois a fiação do chuveiro pode não suportar a alta corrente que a resistência consome.

Responder
Bruno Andrade
Andrade & Alencar - Engenharia (Rio Branco, Acre) Andrade & Alencar - Engenharia - há 5 anos

Bom Dia.

Como a tensão do circuito é 220V, provavelmente a seção do cabo que está instalada não corresponderia, ou seja, o cabo deve ser de uma bitola inferior, com isso deveria ser feito um redimensionamento para atender um chuveiro com tensão 127V. Quanto ao consumo de energia será o mesmo em 220V ou 127V, desde que a seção do cabo esteja compatível com a potência do circuito (chuveiro). Vale ressaltar que se o cabo não estiver adequado para a corrente que irá circular por ele, pode gerar aquecimento no cabo, gerando perda e com isso aumento do consumo.

Espero ter ajudado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região