É perigoso instalar uma resistência diferente no chuveiro?

Meu chuveiro é de 6800w, coloquei uma resistência de 4000w, posso ligar o chuveiro tranquilamente? Ou existe algum risco nessa diferença de voltagem?

É perigoso instalar uma resistência diferente no chuveiro?

Meu chuveiro é de 6800w, coloquei uma resistência de 4000w, posso ligar o chuveiro tranquilamente? Ou existe algum risco nessa diferença de voltagem?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 14 dias

Olá Gizella,

É importante que você verifique se o chuveiro é compatível (conexões, tensão de funcionamento) com a resistência de potência menor potência.

Se tiver dificuldades de verificar isso, contate um eletricista, que terá condições de avaliar isso.

Espero ter ajudado.

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: se é menor W e do mesmo modelo, não terá problemas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Edilson Barbosa
Edilson Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Edilson Barbosa - há 1 mês

Provavelmente irá queimar a resistência... Não recomendo de modo algum. Quando não compramos o material correto, no final das contas irá ficar muito mais caro.

Recomendo sempre últilizar bitolagem da fiação e resistência recomendado pelo fabricante

Responder
Rodrigo Delariça
Rdm Instalações Elétricas (Alumínio, São Paulo) Rdm Instalações Elétricas - há 1 mês

Vc pode usar uma resistencia com menor fator sem propblema , so que vc nao vai ter o mesmo desempenho ou seja o chuveiro nao vai esquentar como esquentava antes e lembre sempre que for trocar a resistencia desligue a energia , boa sorte.

Responder
Paulo De Jesus Nunes
Pnunes Soluções Técnicas (Osasco, São Paulo) Pnunes Soluções Técnicas - há 1 mês

Gizella obrigado pela sua dúvida risco elétrico não existe, desde que você coloque a outra com a mesma voltagem, ou seja se for 220v a nova que ser da mesma voltagem, fora disso o risco nesse caso vai ser na hora que você for usar esse chuveiro pois as resistência de 4000 Watts não esquentam e por isso não são comercializadas, hoje a maioria dos comércios vendem chuveiros 5200 Watts esse é mínimo que já encontrei em lojas convencionais. A única vantagem disso que resistências menores consumem menos energia não sei que foi por isso que você pensou em usar essa de menor potencia, se foi nesse sentido eu aconselharia você trocar por uma ducha eletrônica pois elas são mais eficientes na conversão de energia elétrica para energia térmica.

Responder
Tiago Rodrigues Bragança dos Anjos

Boa tarde, neste caso é diferença de potência. Com relação a segurança vc não terá problemas. Mas o chuveiro pode não aquecer como antes, ou terá que reduzir o volume de água. A vazão de água. Não é perigoso. Tem avaliar como o chuveiro irá se comportar. Afinal não é a resistência dimensionada.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.