Porque o chuveiro esta desarmando o disjuntor?

Boa noite, moro a um tempo em uma casa alugada e estou com um problema em meu chuveiro.

Acabei de comprar um Lorenzet (5500W / 110v). Mas o bixo não aguenta 5 minutos sem desarmar o disjuntor.

O mesmo é de 15a. O que me causou estranhesa, pois deveria ser pelo menos 30a.

Vou chamar um eletrecista, mas quero descobrir por alto o problema, pra não ser enrolado, porque aqui na área tem muito picareta.

No geral to achando que o problema está no Disjuntor mal dimensionado, postei algumas fotos, do quadro e do chuveiro pros amigos darem uma olhada e me ajudarem a diagnosticar, mesmo que superficialmente o problema.

Obrigado desde já!

Porque o chuveiro esta desarmando o disjuntor?

Boa noite, moro a um tempo em uma casa alugada e estou com um problema em meu chuveiro.

Acabei de comprar um Lorenzet (5500W / 110v). Mas o bixo não aguenta 5 minutos sem desarmar o disjuntor.

O mesmo é de 15a. O que me causou estranhesa, pois deveria ser pelo menos 30a.

Vou chamar um eletrecista, mas quero descobrir por alto o problema, pra não ser enrolado, porque aqui na área tem muito picareta.

No geral to achando que o problema está no Disjuntor mal dimensionado, postei algumas fotos, do quadro e do chuveiro pros amigos darem uma olhada e me ajudarem a diagnosticar, mesmo que superficialmente o problema.

Obrigado desde já!

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 2
Henrique Santos
Ehs Instalação E Manutenção Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ehs Instalação E Manutenção Elétrica - há 6 anos

Boa tarde Sr, Cassiano!

Percebi que há uma dúvida referente a tensão de alimentação do chuveiro, é necessário que um técnico faça uma visita para tirar essas dúvidas, mas vou passar algumas informações para que possa ajudar o sr.

Potência do chuveiro =5500;

Ser a tensão for 127V: 5500/127=43A, usar um disjuntor unipolar de 50A e fios de 10mm²

Ser a tensão for 220V; 5500/220=25A, usar um disjuntor bipolar de 32 e fios de 4mm².

Espero ter ajudado, abraço.

Responder
Celso Silva
Instalação Elétrica E Automação (Santana de Parnaíba, São Paulo) Instalação Elétrica E Automação - há 6 anos

Ola, os disjuntores termo- magnéticos atuam com a passagem de corrente, como o disjuntor não suporta a corrente ele vai esquentando ate o par metálico atuar, e desarmar o disjuntor por excesso de carga.

corrente do circuito 5500W/127V= 43A, disjuntor ideal 50A, mas não basta trocar só trocar o disjuntor, terá que trocar também a fiação, para suportar a passagem de corrente,

Responder
Cassiano
Particular - há 6 anos

Poderia me dizer porque colocaram 2 disjuntores de 15 (vide foto 2), sendo que ele não é 220v?

Referente a bitola do fio, acho que ela é a ideal, na foto 5 tem uma imagem dele.

Celso Silva
Instalação Elétrica E Automação (Santana de Parnaíba, São Paulo) Instalação Elétrica E Automação - há 6 anos

Recomendo procurar um profissional para lhe orientar, nessas instalações mais antigas é comum encontrar disjuntores unipolar, o recomendado e instalar disjuntor bipolar para sistema bifásico, como você diz que a tensão é 110V, provavelmente você esta medindo apenas uma fase, um dos disjuntores deve esta desligado, ou seja apenas uma fase.

Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 6 anos

Ola

sim a Um pobre ma e dimensionamento, mas não e a única coisa que devera ser observado....

O Ideal e observar se a instalação e segura e esta tudo certo....

Ex. Fiação correspondente, disjuntor equivalente, aperto tudo certo.

e Principalmente o Terra se esta aterrado.

Pesquise um pouquinho que vai achar a base do calculo, lei também o manual do chuveiro lá vai ter a informação, do regime de trabalho, do resto contrate um Profissional que tenha uma escada Bacana, venha uniformizado, esteja com um aparelho para medição, e pergunte sem o mesmo tem NR 10, Vai dar certo

Boa sorte.

Responder
Ana Átman
Particular - há 6 anos

Cassiano, o disjuntor desarma pq ele foi concebido pra transportar uma corrente de no máximo, 15A. O chuveiro solicita mais do que isso. Veja na embalagem, que diz qual a bitola do fio e qual disjuntor vc deve usar, de acordo com sua tensão, se 127v. ou 220v.

Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

Seu disjuntor desarma pois um chuveiro de 5500W/127V resulta em uma corrente de 43A e o disjuntor é de 15A. A princípio o disjuntor esta fazendo a função dele, que é proteger a fiação elétrica. Pela foto, os fios são de 4mm2 (no máximo) e sendo assim, você poderia subir os disjuntores até 30A. Isto não vai resolver seu problema, pois a corrente do chuveiro ainda é bem maior (43A). Dai você tem duas opções: 1. Trocar toda fiação colocando cabos de 10 mm2 até o chuveiro e disjuntores de 50A. 2. Trocar o chuveiro por um 550W/220V, substituir o disjuntor por 30A e adequar o circuíto elétrica para chegar 220V no chuveiro. Considerando que tem dois disjuntores no quadro, isto não deve estar difícil de fazer.

Obs.: Se o disjuntor de baixo (o que não desliga) esta realmente ligado no neutro, isto esta bem errado. Não se pode interromper o neutro por questão de segurança.

Cassiano
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta, então eu tenho que trocar os 2 disjuntores?

Se sim, acredito que de 15 para 30 não terá problema, pois nossos banhos não são longos e agora nesse calor, eu deixo o chuveiro bem fraco e nessa situação ele não desarma, ou desarma bem raramente.

Sobre ter 2, de fato eu também não entendi, mas no momento não irei mexer nisso. Só quero que ele não desarme em 5 minutos rs.

Henrique
Henrique Eletricista (Curitiba, Paraná) Henrique Eletricista - há 6 anos

Realmente um disjuntor de 15A para um chuveiro desse não é adequado, o que causa o desarme comum (normal, para evitar o superaquecimento do condutor e risco de incêndio). Para uma potencia dessa você precisará de um disjuntor de 50A, e um cabeamento compatível com a distancia da carga. Solicite que um profissional lhe auxilie na nova instalação.

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Boa tarde, não sei se ainda vai a tempo mas percebi que não tem muitos conhecimentos em eletricidade.Se na sua casa tiver uma ligação bi fasica, seria melhor usar um chuveiro de 220 volts para obter uma melhor distribuição de energia, o consumo será o mesmo se o chuveiro for de 5500whats.Ai não precisará trocar a fiação.Se não for o caso, e sua r de for monofásica 127volts, não tem o que fazer nesse caso terá de trocar a fiação do chuveiro para 10mm e substituir o disjuntor de 15a para um de 50a como disse um colega acima.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode ter um curto na tomada de ligação no chuveiro... isso é muito comum devido a umidade;

A disposição;

Particular - há 6 anos

R: Troque o dijuntor, pois deve ter seu circuito magnetico danificado;;;

A disposição;

Adenilton Simião
Eletricista Adenilton (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eletricista Adenilton - há 6 anos

Tem que verificar a potência do chuveiro para calcular a sua amperagem, a sim você consegue saber os disjuntores e a fiação.

Responder
André Diniz
André (eletricista) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) André (eletricista) - há 6 anos

Olá Cassiano.

Realmente o Sr Celso está muito correto em suas considerações.

Quanto ao fato de terem 2 disjuntores, tem que ser analisado se não há um erro de projeto ou somente identificação incorreta.

Quanto a bitola do fio utilizado, existe uma tabela para identificar qual fio correto para a amperagem consumida pelo equipamento

Capacidade de Condução de Corrente

"Base no metodo de referencia ""B1"" (Condutores isolados ou cabos unipolares em eletroduto de seção circular

embutido em alvenaria)."

"Tipo

Condutor" - "Seção Nominal" - CORRENTE

Cobre 1,5mm² - 17,5A -15,5A

Cobre 2,5mm² - 24A - 21A

Cobre 4mm² - 32A - 28A

Cobre 6mm² - 41A - 36A

Cobre 10mm² - 57A - 50A

Cobre 16mm² - 76A - 68A

Cobre 25mm² - 101A - 89A

Cobre 35mm² - 125A -110A

Baseado nesta tabela e dada a sua necessidade, entendemos então que o fio mais adequado tem que ter a bitola de 10mm.

Para sua segurança é bom confirmar essa informação.

Qualquer dúvida é só chamar.

Abraços!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região