Quais os motivos que fazem com que o disjuntor do chuveiro cair com frequência?

Meu chuveiro e 110 e toda vez o disjuntor fica caindo, alguém saberia me dizer o por que?

Quais os motivos que fazem com que o disjuntor do chuveiro cair com frequência?

Meu chuveiro e 110 e toda vez o disjuntor fica caindo, alguém saberia me dizer o por que?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

41 Respostas

Alexandre de Medeiros Lemos

Leandro Benedito o fato de o disjuntor cair constantemente é devido a diversos fatores. Os cabos que conduzem energia para o ponto de consumo, o chuveiro, estão sendo passados juntos com outros cabos de circuitos diferentes, e sofrem interferências eletromagnéticas destes. A temperatura está oscilando. Esses dois fatores são multiplicados e tem valores menor do que um, quando vc divide a corrente nominal pelo fator instantâneo, a corrente se eleva momentaneamente provocando o desarme do disjuntor.

Responder
Joao Gualberto Sobral

oi boa noite leandro é uma conta simples de se fazer : seu chuveiro é de 5500 whats divida por 110 volts e vc tera a amperagem correta do disjuntor entre no site da eletro paulo que vc encontrara uma tabela de :

amperagem e a bitola do fio correspondente .vc deve levar em consideração a distacia que o chuveiro esta do quadro de distribuição .

pois o comprimento do fio tb influi na corrente .um fio fora de bitola acaba causando resistencia a passagem de energia o que causa aquecimento onde é desarmado o disjuntor , podendo causar até incendio se o mesmo for muito forte e não desarmar.

lembre-se que o consumo de energia em 110volts é o dobro do 220

eu aconselharia vc trocar o chuveiro para 220volts acredite a economia vale a pena pois o chuveiro é um dos vilões da conta de luz .

espero ter ajudado. OK?

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

Se seu chuveiro é 127V com potência de 5500 watts, a corrente consumida será de 43,30 A, provavelmente a seção do cabo não está adequada a essa instalação. Verifique também seu disjuntor, que deve ser de 45 A classe B. No caso o cabo deverá ser de 10mm.

Responder
Vilmar Kermessi
Vilmar - Eletricidade (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Vilmar - Eletricidade - há 7 anos

Leandro, bom dia.

Provavelmente existe um mal dimensionamento de cabo e disjuntor, os quais não estão aguentando a carga do seu chuveiro. O correto é verificar a bitola do cabo e quanto seus disjuntores suportam e refazer a instalação do seu chuveiro.

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 7 anos

Leandro,retornando sobre o problema da queda do seu disjuntor,outro fator muito importante,verifique se o mesmo não esta com o feicho quebrado, é outro detalhe á verificar é preciso a troca.

mas uma vez obrigado.

Att: Fms-Pinturas & Instalações.

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 7 anos

Leandro ,bom dia ou boa tarde!respeitando todas as opiniões dos profissionais,eu só poderia te falar uma coisa,verifique se a bitóla do fio é conpativél com a amperagem do disjuntor,chegando a esse fundamento com certeza vc vai solucionar o seu problema,mas não esqueça o disjuntor não pode ser maior ou menor que á bitóla vc entendeu,fico no seu aguardo para melhor atende-lo caso venha necessitar,e no futuro uma sólida prestação de serviços,grato.

Att,

Fms-Pinturas & Instalações.

Responder
Marcos Fissachi  Obara
Denki Electrical Instalações Elétricas (São José do Rio Preto, São Paulo) Denki Electrical Instalações Elétricas - há 7 anos

Caro Sr. Leandro os motivos prováveis são, aquecimento por conta de emendas ou terminais utilizados. Utilize terminais com a mesma amperagem do disjuntor, se houver emendas (melhor que não tenha) estanhar as emendas. Segue raciocínio; chuveiro 5500 W ÷127 V = 43 A, 5500 W÷220v=25 A. Veja que o consumo é o mesmo (W) o que muda é o valor em "Wh" que é descrito em sua conta, cada qual com seu valor(em se falando de consumo). Para bitolas de cabos, quanto menor a tensão(V) maior a corrente(A), logo, 127V bitola maior. Para circuitos, separar o chuveiro de todo o resto da casa (adequado). De qualquer forma vai uma dica, não brinque com eletricidade, e lembre-se o barato sempre sai mais caro, e pode custar vidas OK !

Responder
Manuel Alves Paiva

pode haver duas causas uma delas e condutores incompativeis com potencia do chuveiro, outra pode ser disjuntor seu amper pode ser inferior ao necessario ao consumo do mesmo, intendo que solução passa por uma dessas duas causas com certeza.bd

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Boa noite, o disjuntor está fazendo o papel dele de proteção, se não desarmasse ia ser pior, poderia derreter a isolação dos cabos, isso pode ser mal dimensionamento do circuito, todo circuito deve ser verificado e fazer os cálculos para correto funcionamento e se necessário troca dos componentes (cabo, disjuntor).

Responder
Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Leandro,

Ainda bem que o disjuntor esteja desarmando, senão provavelmente haveria um curto e fogo na fiação. Instalações em tensão 127V e com potência alta (5500W), exigem fio grosso, talvez até 10mm. Sugestão, mudar a tensão para 220V (2 fases) e usar fiação e disjuntor bipolar com amperagem indicada na própria recomendação de instalação do chuveiro. Geralmente, dá para substituir a resistência 110V pela 220V e usar o mesmo chuveiro. Chame um bom eletricista que saiba fazer o dimensionamento das peças e evite riscos e dores de cabeça.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Certeza!! A ligação do seu chuveiro está inadequada, isso ocasiona alta temperatura nas emendas transferindo ao bimetálico do disjuntor, também diminuindo seu tempo de vida útil.

Solução é trocar o disjuntor, mas imprescindível refazer a instalação utilizando emenda tipo SINDAL para interligar os fios.

Em nossas instalações, estanhamos o fio flexivel do chuveiro, para que seja feito uma boa emenda no SINDAL.

Abraços.

Responder
Luis Carlos
Lc Manutenção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lc Manutenção - há 7 anos

Olá Leonardo, Prezado.

Bom o que faz muito na maioria das vezes o disjuntor, desligar ou é o circuito do seu chuveiro incompatível com a potencia do chuveiro ou disjuntor de amperes menor, que não atende a especificação do seu chuveiro, ex: fiação + disjuntor = potencia.

Espero ter te ajudado.

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

simples... verifica o valor da potencia. divide por tensão é igual o valor da corrente. ai você vai saber que disjuntor que tem que ser utilizado. mais antes verifica o cabo se é também compativel. mais simples é mudar a sua rede do chuveiro p/ 220v abraços.

Responder
Henrique Tartari de Oliveira

Olá.

O disjuntor termo-magnético é um dispositivo de proteção que protege a sua instalação elétrica contra sobrecargas (correntes elétricas maiores que o suportável pelos condutores) e curtos-circuitos. O senhor efetuou a substituição do chuveiro recentemente? Geralmente, na substituição do chuveiro, adquire-se um chuveiro mais potente, portanto, que exige uma maior corrente da instalação. O disjuntor, para proteger sua instalação, desarma, pois o cabeamento não suportaria a corrente exigida aquecendo, causando maior consumo e derretimento da isolação dos condutores.

A solução para esse tipo de caso é a substituição do cabeamento por um de maior seção e a do disjuntor por um de maior capacidade de corrente.

Abraço

Responder
Cristian arriagada

Leandro,

É importante que verifique primeiramente o estado de seu chuveiro. É extremamente necessário que vc saiba qual a POTÊNCIA (W) de seu chuveiro, é através da potência do chuveiro, que vc irá dimensionar corretamente os cabos e disjuntor para proteção do seu circuito.

Referente a tensão (V) do chuveiro, vc pode utlizar um chuveiro 110V ou 220V sem problemas. A diferença entre as tensões irá implicar na bitola dos cabos e na capacidade de interrupção do disjuntor (em tensão 110V, vc terá um custo maior de materiais). Quanto ao consumo de energia elétrica, quem determina isso é o equipamento elétrico a ser instalado na rede elétrica de sua residência. Quanto maior a potência (W), maior o consumo.

Responder
Rogerio Auricchio Muller
Solution Solar Indústria e Com. Inst. de Kits Fotovoltáicos (Itu, São Paulo) Solution Solar Indústria e Com. Inst. de Kits Fotovoltáicos - há 7 anos

Leandro, bom dia, vc precisa verificar a potencia do seu chuveiro, que e dada em w, normalmente escrito em cima do chuveiro, com ela você consegue determinar o cabo (fio) e a proteção (disjuntor), que deve ser adequado a sua instalação, grato.

Responder
Cristian Francisco
Hr3c Solutions (Santo André, São Paulo) Hr3c Solutions - há 7 anos

Bom dia Leandro, todo o restante da instalação é em 127V? Geralmente chuveiros são itens que sua previsão em projeto é em 220V, não é mais comum chuveiro com essa tensão por se tratar de um equipamento com as maiores potências dentro de uma residência, recomendamos que esse item específico seja conectado a uma tensão maior, no caso 220V, para que a corrente que percorra esse circuito seja menor.

Podemos fazer uma análise detalhada de toda sua instalação desde o medidor até o seu mais longo ponto de consumo, fazendo um memorial com nível de considerações elevado.

Caso necessite também fazemos análise da qualidade da energia através de equipamentos que geram gráficos e relatórios sobre multas pagas a concessionária de energia etc.

Não deixe de nos consultar

Responder
Altair Merello
Kfeinstalaçõeseletricas (Guarujá, São Paulo) Kfeinstalaçõeseletricas - há 7 anos

Adequar o circuito elétrico de alimentação do chuveiro de acordo com recomendação técnica do fabricante. O disjuntor deve ser termomagnético conforme NBR, adequado a Corrente(I), do circuito. Conferir estado geral de distribuição dos circuito elétricos no Q.Geral de Distribuição de iluminação Tug`s e Tue. Depois diagnosticar e proceder reparos ou substituições de acordo necessário, para uso continuado da energia elétrica com segurança e conforto.

Abraços.

Responder
Milton de O. Almendro Jr

Bom dia! O chuveiro 110V consome mais energia para funcionar, o ideal é substitui-lo por 220V. Quanto ao fato de estar caindo o disjuntor com toda certeza o fase que alimenta o chuveiro também alimenta outros equipamentos da casa, se houvesse um disjuntor dedicado somente para o chuveiro isto não ocorreria. Veja o ideal economicamente é ser 220V.

Responder
Eduardo Lobo Galasso
Yanmax Soluções Inteligentes (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Yanmax Soluções Inteligentes - há 7 anos

A espessura do cabo e a capacidade de carga do disjuntor são inadequados. Não aumente a carga do disjuntor sem avaliar a infraestrutura, o risco de incêndio será iminente, portanto contrate um especialista e troque seu chuveiro para tensão 220v o mais rápido possível. É mais seguro e econômico.

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Oi Leandro seria bom e economico voce instalar um chuveiro 220 ww ///o seu disjuntor pode estar caindo por causa da bitola do fio que por ser tensão 110 os fios tem de ser no mínimo 10 mm //e os disjuntores tem de ser no mínimo 50 amperes ,,,,chuveiro 110 volts abaixo desses valores acontecem problemas ///é bom camar um profissional para avaliar os valores do condutor e potencia do chuveiro ,,,duvidas edmilsom empreiteira linear

Responder
Francisco Lima Paiva

Olá bom dia Leandro bom a

Respeito da sua pergunta.pode ser o fio fino ou disjuntor que não ta suportando a carga do chuveiro.me fale de quantos watts e seu chuveiro

Responder
Wellington Moraes

Bom dia Leandro, com certeza a correbte q esta passando pelo cabo do chuveiro é maior do que à q o disjuntor suporta. Mas nesse caso precisa ser verificado se o cabo q vai pro chuveiro suporta um disjuntor maior. Aconselho vc a colocarvum cabo de 6 mm, e trocar o disjuntor.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região